Instalação
- Acesse o servidor via SSH com as credenciais de acesso do respectivo FTP que você irá monitorar o consumo de recursos.
- De acordo com o servidor efetue o download do arquivo no mesmo nível do diretório public_html executando o seguinte comando:
Servidores com a nomenclatura l70:
curl –SO http://downloads.servicos.ws/exemplos/repositorio/monitoramento_L70/monitoramento.sh
Servidores com a nomenclatura cprogerlin:
curl –SO http://downloads.servicos.ws/exemplos/repositorio/monitoramento_cprogerlin/monitoramento.sh
Servidores com a nomenclatura vpshost:
Curl –SO http://downloads.servicos.ws/exemplos/repositorio/monitoramento_vpshost/monitoramento.sh
- Execute o comando sh monitoramento.sh. Após isso, o script cria o diretório monitoramento_locaweb com o arquivolog dentro da public_html, que pode ser acessado pelo FTP ou pela URL do site exemplo:
meudominio.com.br/monitoramento_locaweb/monitoramento.log
- No arquivo monitoramento.log irá exibir o resultado do consumo de recursos.
- Para que o script seja executado automaticamente, é necessário criar uma tarefa no crontab, você pode criar diretamente no servidor para executar em qualquer horário.
- Neste exemplo será criado uma tarefa no crontab para que a mesma seja executada a cada 1 hora.Abra o editor do crontab executando o seguinte comando no terminal:
crontab –e
- Após aperte a tecla i ou INSERT para editar o arquivo e adicione a seguinte linha para executar o script:
0 * * * * /caminho/do/seu/monitoramento.sh
- Para salvar aperte a tecla ESC e depois execute o comando :wq!
- Para verificar o caminho real onde está o arquivo monitoramento.sh para inserir em sua tarefa execute o comando:
pwd -P
Ressaltamos que o intuito deste artigo de ajuda é auxiliar, entretanto é necessário que o desenvolvedor tenha conhecimento na ferramenta do crontab para criar a tarefa de acordo com a sua necessidade pois não prestamos suporte ao crontab no servidor.
Na criação do crontab, caso o horário definido entre o período das 23:00 até 8:00 da manhã, o comando sed pode não rodar, pois durante esse período é realizado o backup dos servidores, entrando em conflito com esse comando em específico.
Caso deseje utilizar o script durante esse período, ele irá armazenar os logs, porém, o arquivo de log não terá o número de linhas controlado e criará arquivos com o nome sed no diretório monitoramento_locaweb, sendo necessário exclui-los através do comando:
rm –f –v sed*