Por que fui bloqueado?
- Quando identificamos muitas tentativas de acesso a uma conta de e-mail usando senha incorreta, o IP que realiza estas tentativas é bloqueado, por um determinado período de tempo, negando acesso ao serviço a caixa postal, seja via Webmail ou via softwares.
- Esta ação tem por objetivo evitar que pessoas ou sistemas obtenham a senha de uma caixa postal por meio de tentativa e erro.
Por quanto tempo posso ficar bloqueado?
- Ao ajustar a senha, o tempo médio para normalização é de 60 minutos, porém esse tempo pode se prolongar quanto mais se tente acesso com senha incorreta.
Fui bloquado! O que faço agora ?
- Identificar se há pessoas dentro da sua rede, relatando falha no acesso ao serviço de e-mail por senha incorreta.
- Mantenha o Outlook e outros aplicativos de e-mail fechado pelo tempo médio de 60 minutos.
- Após a normalização, tente acessar a conta de e-mail pelo webmail com o intuito de validar se a senha que o usuário possui está correta.
- Caso o acesso não seja realizado com sucesso, realize a alteração da senha por meio do seu painel de administração: Alterar senha da caixa postal.
- Restabelecido o acesso via Webmail, observe as configurações da conta em seu software de e-mail, apague a senha presente (antiga) e insira a senha nova atribuída à conta. Em seguida realize novos testes de acesso, envio e recebimento de mensagens.
Conhecendo mais sobre o IP Público
O que é um IP público ?
- É um endereço IP compartilhado, utilizado por provedores de internet banda larga e/ou móvel. Basicamente consiste em dividir um endereço IP com outras empresas, sendo que uma má prática realizada por alguém que está compartilhando o mesmo IP com você pode interferir no seu uso.
Como identificar se o IP é público/dinâmico ?
- Normalmente todas a maioria dos serviços de internet banda larga distribuem IPs Públicos (que são reutilizáveis e compartilhados).
- Para identificar é necessário fazer contato com sua operadora de Internet.
Como isso pode impactar ?
- No caso de IP público, diversos usuários podem tentar se autenticar com a senha incorreta em suas respectivas contas de e-mail, e por possuírem o mesmo IP, ampliar ou maximizar a possibilidade do bloqueado deste IP.
- Se possível reinicie seu o modem ou roteador de internet, pois assim um novo número IP poderá ser atribuído a sua rede.
- Devido a essa característica do IP Público, aconselhamos que o responsável por sua rede local ou técnico/TI valide junto ao seu Provedor de Internet a utilização de um novo IP ou um IP Dedicado (privado), dessa forma o IP Dedicado será de uso exclusivo. Limitando a incidência de bloqueios.
Nossa recomendações
- Mantenha as senhas de todas as contas devidamente atualizadas em softwares e aplicativos de e-mail.
- Ao excluir uma conta de e-mail no painel, exclua imediatamente também em seu software de e-mail. Observe que essa ação é irreversível e gerenciada por você ou sua equipe de TI.
- Realize periodicamente uma varredura em todos os dispositivos e equipamentos com um antivírus atualizado.
- Para mais dicas de segurança veja o artigo: Boas praticas de envio