Video Tutorial
Configuração do Domínio de Envio no painel SMTP
Com as recentes mudanças nas políticas de segurança dos provedores de e-mail, agora você precisa configurar o seu domínio como return path. O return path tem o objetivo de garantir que os seus e-mails sejam enviados com o domínio correto, além de melhorar a entregabilidade das suas mensagens. Para configurá-lo, será necessário adicionar três novas entradas na sua zona de DNS.
Acompanhe o passo a passo a seguir para realizar essa configuração no seu domínio de envio:
- No seu painel de SMTP, clique na aba de “Configurações” do menu lateral, e em seguida clique em “Return Path”.
- Na página de Return Path, escolha um subdomínio e um domínio para serem configurados, por exemplo, “envios.meusite.com.br”.
- Para concluir a configuração, você precisa criar na Zona DNS do domínio inserido as entradas que o painel indicará.
Essas entradas serão parecidas com os exemplos a seguir:
Entrada: smtplw.SUBDOMÍNIO ESCOLHIDO
Tipo: TXT
Conteúdo: (token gerado no painel)
Entrada: SUBDOMÍNIO ESCOLHIDO
Tipo: CNAME
Conteúdo: smtplw.com
Entrada: _dmarc.SUBDOMÍNIO ESCOLHIDO
Tipo: CNAME
Conteúdo: _dmarc.smtpdlv.com.br
Lembre-se de ficar atento(a) ao nome do subdomínio escolhido previamente por você. O painel SMTP já exibirá os apontamentos conforme a sua escolha para facilitar na hora de copiar as entradas.
- Após a criação das entradas na zona DNS, você precisa aguardar o tempo de propagação, que pode levar até 24h. Assim que a propagação estiver concluída, você encontrará o status “Verificado” junto ao seu domínio na página de Return Path.
Configurações de DNS do Domínio de Envio
Domínio registrado na Locaweb
Após ter inserido o domínio que será seu return path no painel de SMTP, copie as três entradas DNS indicadas pelo painel e siga os passos a seguir:
- Acesse o painel de DNS da Locaweb.
- Encontre o domínio que será o seu return path e clique em “Administrar” para abrir a página de “Entradas DNS”.
- Assim que acessar a página, procure o botão “Adicionar Entrada”.
- Adicione uma entrada de cada vez, preenchendo os campos com os apontamentos gerados no painel de SMTP.
- Clique em salvar configurações para concluir a criação de cada entrada adicionada.
O que fazer se o meu domínio estiver registrado fora da Locaweb?
Se o domínio estiver registrado fora da Locaweb, consulte as instruções de como criar entradas DNS no provedor em que o domínio foi registrado. Caso ele esteja no Registro.br, nosso artigo sobre como acessar a zona DNS no Registro.br pode te ajudar.
É obrigatório configurar um E-mail de Remetente?
Para realizar disparos através do SMTP da Locaweb, não é mais obrigatório configurar um e-mail de remente no nosso painel. Você precisa apenas realizar as etapas descritas anteriormente neste tutorial para adicionar o seu domínio como return path.
No entanto, esse recurso permanece disponível no painel. Então, se desejar, você pode adicionar um e-mail de remetente, porém não se esqueça que também precisa configurar o seu domínio como return path.
Por que não preciso mais cadastrar um e-mail de remetente?
Nesse novo formato de funcionamento do SMTP, o subdomínio configurado como return path é o único responsável por enviar as mensagens, garantindo maior entregabilidade e melhor reputação para os seus disparos.
O que acontece se eu configurar o return path e também cadastrar um e-mail de remetente no painel SMTP?
O subdomínio configurado como return path obrigatoriamente substituirá o domínio (a parte que vem depois do @) do seu e-mail de remetente. Isso acontece porque os provedores de e-mail (Google, Outlook, etc.) só aceitarão receber mensagens de remetentes devidamente configurados como return path.
O que acontece se eu cadastrar um e-mail de remetente e não configurar o return path?
O domínio (a parte que vem depois do @) do seu e-mail de remetente será substituído por um domínio padrão da Locaweb, que está devidamente configurado como return path, e trará maior garantia da entrega das suas mensagens aos seus destinatários.
Se você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, entre em contato com a equipe de suporte ao cliente. A Locaweb está à disposição para te auxiliar no que for necessário!