Um backup de hospedagem é uma cópia dos arquivos e dados armazenados em um servidor de hospedagem web que pode ser utilizada para restaurar esses dados em caso de perda ou corrupção dos mesmos. O backup é uma medida preventiva que ajuda a proteger o site e os dados armazenados nele, garantindo que essas informações possam ser recuperadas se houver falhas ou ataques maliciosos.
O produto Backup de hospedagem tem como objetivo fornecer planos com características que atendam cada uma das suas necessidades, sempre fornecendo velocidade e segurança com uma interface simples para uso. A Revenda Locaweb conta com o Plano profissional incluso em todos os planos, portanto, não é necessário contratar novos planos de Backup, você pode incluir sites ilimitados nas rotinas de backup, desde que se atente ao espaço disponível de armazenamento (10GB).
Confira os planos disponíveis e aproveite ao máximo as funções do Backup:
- O Plano básico busca fornecer segurança completa com apenas a ativação do site, sem a necessidade de configurar nenhum recurso do produto.
- O Plano profissional fornece, além dos recursos do Plano básico, uma variedade de funcionalidades para personalização e gestão mais robusta dos backups, permitindo criar diversas rotinas com características próprias de periodicidade e retenção, gerando backups de acordo com a necessidade de cada arquivo.
- Acesse o painel da Revenda Locaweb e clique na opção “Backup” na aba lateral.
- Ou, dependendo da resolução da tela em que o site está sendo acessado, a opção “Backup” estará exibida em um menu.
- Ao acessar o painel do Backup de Hospedagem, clique no botão “Acessar” para configurar o serviço.
- Uma lista com todos os sites que precisão de proteção ou que já possuem o backup ativado será aberta.
- Na coluna de “Proteção”, há uma chave para “Ativar” ou “Desativar” o backup do site. Encontre o site que você deseja proteger e clique na chave para ativar.
- Quando a proteção estiver ativa, você também terá a possibilidade de fazer configurações mais avançadas no backup. Esse recurso se encontra na coluna de “Gerenciar” e pode ser acessado através do ícone de engrenagem.
Gerenciando o backup do seu site
- Ao acessar a página de gerenciamento de backups, as principais informações que aparecerão são: quantos backups foram salvos e estão disponíveis para realizar a restauração, número de rotinas ativas e quantidade de armazenamento consumido pelo site.
- Há também uma aba chamada “Backups”, onde é possível visualizar todos os backups que foram gerados com suas respectivas datas, rotinas e opções para restaurar e excluir, caso necessário.
Gerenciando as rotinas de backup do site
- Clique na aba “Rotinas” para acessar as configurações mais importantes de suas rotinas, como: nome, status, quantidade de versões, periodicidade, formato e data da próxima execução do backup.
Entendendo as principais nomenclaturas
- Periodicidade: frequência com que sua rotina poderá gerar um backup, podendo ser diariamente, semanalmente ou mensalmente.
- Versão: quantidade de backups que permanecerão salvos, por exemplo: se for a proteção for configurada para armazenar 15 versões, quando chegar na 16ª execução da rotina, o backup de data mais antiga será deletado e aparecerá um novo backup, portanto sempre mantendo 15 versões atualizadas do seu site.