Você já acessou um site e, de repente, apareceu uma mensagem de erro na tela com o texto “ERR_CONNECTION_REFUSED”? Essa é uma situação um pouco chata, mas pode acontecer com muitas pessoas.
Neste texto, daremos algumas dicas de técnicas e passos para que você aprenda como resolver o “ERR_CONNECTION_REFUSED”. Também explicaremos o que é essa mensagem e como ela pode aparecer em diferentes navegadores. Vamos lá?
Como corrigir o “ERR_CONNECTION_REFUSED”?
Se você enfrenta esse erro ao tentar acessar páginas específicas na web, tente as soluções a seguir.
Reinicie o seu roteador
O primeiro passo é desligar o roteador da tomada, esperar cerca de 10 a 15 segundos e ligá-lo novamente. Essa é uma solução para problemas de conexão temporárias causadas por falhas na rede.
Limpe o cache do seu navegador
Em muitos casos, limpar o cache do seu navegador ajuda, já que ele pode armazenar dados corrompidos que impedem o acesso ao site.
Para realizar essa ação no Google Chrome, siga as seguintes etapas:
-
- Selecione o ícone com três pontos localizado no canto superior direito;
- Clique em “Mais ferramentas”;
- Clique em “Limpar dados de navegação”;
- Selecione “Imagens e arquivos armazenados em cache”;
- Selecione a opção “Limpar dados”.
Para limpar o cache do seu navegador Firefox, você deve:
-
- Clicar nas três linhas horizontais no canto superior direito da janela para acessar o menu;
- Clicar em “Configurações”;
- Clicar em “Privacidade e segurança”;
- Rolar para baixo até a seção “Cookies e dados do site” e clicar em “Limpar dados”;
- Na janela que aparecer, certifique-se de que a opção “Conteúdo da Web em cache” esteja marcada;
- Marque as opções desejadas e clique em “Limpar”;
- Confirme a ação.
Verifique se o site está fora do ar
Você também pode acessar sites que mostram se uma página está fora do ar, como o “foradoar.org”, para descobrir se a página está inacessível para todas as pessoas ou apenas para você.
Caso a página esteja fora do ar, significa que o problema não está na sua internet ou no seu computador.
Interrompa a sincronização com a sua conta do Google
Às vezes, a sincronização de dados com a conta do Google pode causar problemas. Siga o passo a passo abaixo para desativá-la:
-
- No Chrome, vá em “Configurações”;
- Depois, clique em “Você e o Google”;
- Clique em “Sincronizações e serviços do Google”;
- Desabilite a sincronização.
Para fazer esse mesmo processo no Firefox, siga as orientações a seguir:
-
- Clique nas três linhas horizontais no canto superior direito da janela;
- Vá em “Configurações” ou “Preferências” (caso você esteja em um sistema macOS);
- Acesse a sessão “Conta do Firefox”, no painel esquerdo;
- Clique em “Desconectar” ou “Sair”, na parte inferior da tela;
- Confirme a ação.
Desabilite o firewall e o antivírus temporariamente
O seu firewall ou seu antivírus podem bloquear a conexão. Para descobrir se esse é o problema, desative- os temporariamente para verificar se é realmente isso.
Se o seu computador tem um sistema Windows, siga os passos abaixo:
-
- Acesse “Configurações”;
- Clique em “Atualizações e segurança”;
- Clique em “Segurança do Windows”;
- Clique em “Firewall e proteção de rede”;
- Desative o firewall.
Já para desabilitar o firewall no macOS, você deve:
-
- Abrir “Preferências do sistema”;
- Ir para “Segurança e privacidade”;
- Acessar a aba “Firewall”;
- Desbloquear as configurações;
- Desativar o Firewall.
É importante ter em mente que a desabilitação do Firewall e do antivírus é um processo que deve ser feito com cautela, especialmente se for apenas para fins de diagnóstico. Logo, assim que possível, reative-os para manter o seu sistema protegido.
Limpe o seu cache DNS (flush DNS)
Limpar o cache DNS, por meio do flush DNS, pode resolver problemas de conexão.
Veja como fazer esse processo no Windows:
-
- Abra o prompt de comando como administrador;
- Digite “ipconfig /flushdns”;
- Pressione “Enter”.
Para limpar o cache DNS no macOS, siga os passos a seguir:
-
- Abra o Terminal ao clicar no ícone do launchpad no Doc;
- Digite “Terminal” na barra de pesquisa e clique no aplicativo Terminal quando ele aparecer;
- Digite o comando para limpar o cache de DNS: “sudo dscacheutil -flushcache; sudo killall -HUP mDNSResponder”;
- Após inserir o comando, será solicitado que você forneça a sua senha de administrador, que é a mesma que você utiliza para fazer login no computador;
- Digite-a e pressione “Enter”.
Desabilite extensões
Algumas extensões podem interferir na navegação de sites. Para saber se esse é o seu caso, desative todas as extensões do seu navegador e veja se o problema foi resolvido.
Para fazer isso no Chrome:
-
- Vá em “Mais ferramentas”;
- Clique em “Extensões” e desative todas as extensões.
Agora, você deve ativar uma a uma para identificar qual é a causadora do problema.
Se você utiliza o navegador Firefox, também é possível desabilitar as suas extensões:
-
- Clique nas três linhas horizontais no canto superior direito da janela;
- Selecione “Extensões e temas no menu”;
- Clique no botão de interruptor ao lado da extensão que você quer desabilitar — o interruptor mudará para cinza, o que indica que a extensão não está ativada;
- Algumas extensões requerem que você reinicie o navegador para que as mudanças tenham efeito. Caso isso seja necessário, o Firefox mostrará um aviso.
E aqui vale o mesmo procedimento que o do Google Chrome: após desativar todas as extensões, comece a reativá-las uma a uma para identificar a causa do problema.
Reinstale o navegador
Caso o erro ainda persista, experimente reinstalar o navegador para que esse processo possa corrigir arquivos que estejam corrompidos.
Para isso, desinstale o navegador e baixe a versão mais recente — no site oficial — e instale-o novamente.
Rode a Solução de Problemas de Conexão de Internet do Windows (Troubleshooting)
O sistema operacional Windows conta com uma ferramenta de diagnóstico que pode te ajudar a identificar e resolver problemas de conexão. Para utilizá-la, siga o passo a passo abaixo:
-
- Vá em “Configurações”;
- Clique em “Rede e internet”;
- Clique em “Status”;
- Clique em “Soluções de problemas de rede”;
- Siga as instruções.
Entre em contato com o seu serviço de internet
Por fim, caso nenhuma das etapas anteriores tenha resolvido o problema, entre em contato com seu provedor de internet para verificar se há problemas na conexão ou se algum bloqueio específico afeta a sua navegação.
O que é o erro “ERR_CONNECTION_REFUSED”?
O erro “ERR_CONNECTION_REFUSED” é uma mensagem que aparece nos navegadores quando a tentativa de estabelecer uma conexão com o site é rejeitada.
É possível se deparar com essa falha no celular ou no browser de um computador desktop ou notebook.
Quando você tenta acessar uma página da web, o seu navegador envia uma solicitação ao servidor do site e, caso ele não consiga aceitar o processo essa solicitação, ele rejeita a conexão e resulta na mensagem.
Ao colocarmos em termos técnicos, esse erro significa que a solicitação de vínculo com o browser foi bloqueada pelo servidor pela rede. Isso pode acontecer por diversos motivos, como quando o cloud hosting está offline ou quando há uma falha na configuração de rede que impede a comunicação.
Essa situação também pode acontecer por configurações de firewall que bloqueiam a conexão ou, até mesmo, por erros nas configurações do servidor, como portas incorretas ou serviços que não funcionam corretamente.
Também é possível se deparar com essa mensagem por conta de problemas com software antivírus do seu computador que pode bloquear a conexão ao site.
Como o erro “ERR_CONNECTION_REFUSED” aparece no navegador?
A depender do navegador que você utilizar, esse erro pode ser sinalizado de formas diferentes.
Erro “ERR_CONNECTION_REFUSED” no Chrome
No Google Chrome, por exemplo, você verá uma página de erro com o código “ERR_CONNECTION_REFUSED” no localhost e uma breve descrição do problema.
Erro “ERR_CONNECTION_REFUSED” em outros navegadores
Já outros navegadores, como Mozilla Firefox e o Microsoft Edge, as mensagens são similares e mostram uma descrição que, geralmente, aponta que a conexão foi recusada e que o site não está acessível no momento.
Erro “ERR_CONNECTION_REFUSED” no Android
Essa mensagem de erro em dispositivos Android pode aparecer de formas variadas, a depender do navegador que você utiliza. De maneira geral, será exibida uma mensagem com a informação de que a conexão foi recusada pelo servidor.
Erro “ERR_CONNECTION_REFUSED” no iOS
No iOS, o navegador padrão é o Safari, que mostra uma mensagem que informa que a conexão foi recusada, o que impede o acesso à página desejada.
Conclusão
O erro “ERR_CONNECTION_REFUSED” acontece quando uma tentativa de conexão a um site falha. Ele indica que o navegador conseguiu se comunicar com o servidor, mas a conexão foi recusada.
Essa situação frustrante pode acontecer por várias razões, desde um cache de browser cheio até problemas relacionados ao seu provedor de internet.
Assim como esse problema pode ter diversas causas, as soluções podem ser variadas. Recomendamos que você teste as seguintes práticas:
-
- Reinicie o seu roteador;
- Limpe o cache do seu navegador;
- Interrompa a sincronização com a sua conta Google;
- Desabilite temporariamente o seu antivírus e firewall;
- Limpe o seu cache DNS;
- Desabilite as extensões do Chrome;
- Reinstale o seu navegador;
- Rode a Solução de Problemas de Conexão de Internet do Windows.
Caso nenhuma dessas soluções funcione, entre em contato com seu provedor de internet para que eles possam averiguar qual é a causa do impedimento do acesso ao site ou de páginas em específico.
Então, conseguiu entender o que é o erro “ERR_CONNECTION_REFUSED”, como ele pode aparecer em diferentes navegadores e quais são as principais formas para solucioná-lo? Esperamos que, com as nossas dicas, você consiga acessar rapidamente as suas páginas sem mais problemas!
Se você tem interesse em saber mais sobre os sites que acessa, leia também nosso conteúdo com dicas de como investigar e descobrir se uma página é realmente segura ou não.