1. Home
  2. VPS Locaweb
  3. Como enviar “POST request” no Python?

Como enviar “POST request” no Python?

Ao desenvolver aplicações que precisam conversar com servidores, pode ser necessário utilizar o Python requests POST. O recurso é útil para enviar as informações dos dispositivos para o servidor em situações como criação de novos cadastros ou atualização de informações, por exemplo.

Diferentemente das requisições GET, que são usadas para buscar informações, a requisição POST serve para enviar conteúdo. Podem ser dados de um formulário preenchido online ou até arquivos. Além disso, essas ações costumam gerar modificações no servidor.

O processo pode parecer complicado, no entanto, ao utilizar o Python, é possível finalizá-lo sem problemas.

Importante!

Importante destacarmos que não é possível usar Python em hospedagens compartilhadas/dedicadas. Esse passo a passo que vamos ensinar é mais voltado aos planos de VPS Locaweb e Cloud Server Pro.

Como enviar “POST request” no Python?

Enviar uma requisição POST em Python não é um processo complicado.

    • Primeiro, você deve instalar a biblioteca requests por meio do pip install requests.
    • Em seguida, basta enviar a solicitação a partir do método requests.POST. Confira um exemplo:
import requests

url = 'https://example.com/api'

payload = {'key1': 'value1', 'key2': 'value2'}

response = requests.POST(url, data=payload)

print(response.status_code, response.text)
    • Caso deseje enviar dados em JSON, utilize o parâmetro json em vez de data, da seguinte forma:
response = requests.POST(url, json=payload)

print(response.json())

Outros tipos de solicitação de POST

Existem diversas formas de fazer requests Python POSTs.

Por exemplo, você pode mandar dados em formato JSON, enviar arquivos ou, até mesmo, usar formulários HTML. Cada forma tem a sua utilidade, a depender do objetivo da pessoa usuária.

O que é um “python request POST”?

Requests POST Python são uma forma de enviar informações para um servidor com a linguagem Python, o que costuma ser feito com a ajuda da biblioteca requests. O método é usado para criar ou modificar recursos de maneira prática e direta.

Na programação, especialmente quando falamos de APIs, fazer um “request POST” significa que a pessoa usuária envia dados, como nome e e-mail, para um “endpoint”, ou seja, para um endereço do servidor que vai receber e processar essas informações.

O que é um HTTP POST?

O HTTP POST é o termo técnico que descreve o processo de envio de informações para um servidor. Ao fazer um POST, a pessoa usuária avisa ao servidor que existem dados para serem enviados.

Em Python, isso é feito por meio de um request POST Python, no qual o objetivo pode ser criar algo novo, como um cadastro, ou atualizar informações já existentes no servidor. Esse processo pode ser usado tanto para servidores locais quanto para um cloud server.

Qual é a sintaxe?

A sintaxe de um HTTP POST se refere à estrutura da requisição, que inclui alguns elementos básicos. Veja, a seguir.

    • URL: endereço para o qual os dados são enviados. É o destino da mensagem, ou seja, o lugar específico no servidor que vai receber e processar as informações;
    • Cabeçalhos (ou Headers): instruções dadas ao servidor sobre os dados que são enviados;
    • Corpo (ou Body): local em que estão os dados que devem ser enviados, como o nome, o e-mail e a senha. É aqui que fica o conteúdo principal da sua mensagem.

Por exemplo, ao enviar dados para um servidor VPS, você deve especificar a URL, incluir os cabeçalhos necessários e definir o corpo da requisição, como o nome, e-mail e outros dados.

Em Python, por exemplo, podemos fazer um POST com a biblioteca requests para inserir dados de nome e idade. A sintaxe ficaria da seguinte forma:

import requests

url = "https://api.exemplo.com/endpoint"

dados = {

 "nome": "João",

 "idade": 25

}

resPOSTa = requests.POST(url, json=dados)

Quais são os parâmetros?

Em uma requisição HTTP POST, os parâmetros são as informações transmitidas ao servidor. Esses dados podem incluir, por exemplo:

    • URL: endereço do servidor para ser enviada a requisição, ou seja, o “destino” da mensagem;
    • Headers (Cabeçalhos): instruções que são passadas junto com a requisição, a fim de explicar ao servidor como lidar com os dados enviados. Um exemplo de cabeçalho é o Content-Type, que indica o tipo de dado enviado, como application/json (se enviar em JSON) ou application/x-www-form-urlencoded (para formulários);
    • Dados (Data ou Body): dados reais que são enviados ao servidor. Pode ser qualquer tipo de informação como nome, e-mail ou uma imagem, por exemplo;
    • Autenticação: token ou outra forma de identificação que sinaliza que a requisição é segura e feita por uma pessoa usuária autorizada.

Com essas orientações, você já sabe como enviar requisições POST no Python e se comunicar com diferentes tipos de servidores.

Quer simplificar ainda mais o desenvolvimento da sua aplicação? Conte com a hospedagem WordPress da Locaweb e tenha tudo o que precisa em um só lugar!

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados