Como funciona o sistema de backup da Locaweb?
Backup é a cópia de arquivos feita de um dispositivo para alocar-se, geralmente, em um outro ambiente com objetivo de manter-se cópia dos dados por segurança.
Conceitos de backup
Backup full: quando todo o conteúdo é copiado do início ao fim, sem levar em consideração backups anteriores.
Backup incremental: neste backup apenas o conteúdo modificado no sistema, desde o último backup, é copiado independentemente do tipo deste último backup.
Restore é o ato de recuperar os dados de um backup previamente armazenado para o dispositivo em questão, seja um computador, servidor etc.
Como solicitar backup/restore ?
Para todos os planos de Cloud /Servidores Dedicados e Revendas Plesk e cPanel, você pode realizar a solicitação da seguinte forma:
Para fazer sua solicitação, você precisará abrir um chamado em sua Central do Cliente solicitando o backup/restore do seu serviço, veja abaixo o que informar no chamado e como preencher de acordo com o tipo de solicitação:
Backup/restore de site
Pastas e arquivos a serem disponibilizados: loginFTP/web/pasta/subpasta;
Data aproximada do backup ou restore: até sete dias anteriores à data da solicitação, será disponibilizado o backup anterior e mais próximo à data informada;
Horário aproximado: ajudará na hora de disponibilizar o backup mais próximo ao horário solicitado pelo cliente;
Diretório onde disponibilizaremos o backup: ex /home/login/bkp_site_20181231
Backup/restore de banco
- Nome da base;
- IP ou hostname do servidor em que está a base;
- Data aproximada do backup ou restore desejado: DD/MM/AAAA;
- Horário aproximado do backup ou restore.
Como solicitar backup/restore para os planos de Hospedagem ?
É possível solicitar via painel de Hospedagem de Sites um backup/restore, veja abaixo como realizar o processo:
- Acesse a Central do Cliente com seu usuário e senha e clique no serviço contratado;
- Depois de acessar localize e clique na aba Backup/Restore;
Em seguida selecione em qual dos planos deseja realizar o backup/restore e clique no botão Solicitar Backup;
- Caso queria solicitar o backup/restore de um banco de dados, escolha uma das bases e clique no botão Avançar;
- Caso não deseje backup/restore de um banco de dados, selecione a opção Não solicitar backup/restore dos bancos;
Agora vamos confirmar sua solicitação, escolha entre as opções:
- Marque uma das opções Backup ou Restore;
- Informe a pasta que deseja o backup/restore (Somente se solicitar backup/restore de um site);
- Escolha uma data, lembramos que somente temos backup/restore de 7 dias atrás;
- Faça em breve resumo sobre sua solicitação e clique no botão Solicitar;
Será aberto uma chamado para nossa equipe de atendimento, aguarde o prazo de até 1 dia útil, para que seu backup/restore seja realizado.
A Locaweb se responsabiliza em restaurar o backup?
Dentro do contexto de solicitação de backup e restore via helpdesk, temos as seguintes definições:
Backup: Se pedir um backup, será disponibilizado o conteúdo do dia e hora solicitados em uma pasta específica, também conforme informado por você, e neste caso não restauramos o backup no ambiente;
Restore: Se optar por um restore, o backup substituirá o conteúdo atual pelo conteúdo do dia e hora solicitados no chamado, ou seja, o conteúdo será restaurado pela Locaweb de acordo com os dados informados no chamado e aquele que já existe será substituído.
Por que a Locaweb disponibiliza o backup de MSSQL em formato DMP
Nossos servidores MSSQL geram o backup dos bancos de dados em formato .DMP. Esse é o arquivo de DUMP da base de dados, ou seja, com esse arquivo é possível realizar o restore em seu ambiente, deixando da mesma forma que esta no servidor da Locaweb. O Arquivo nesta extensão é equivalente ao .BKF que também é um outro padrão de mercado e pode ser restaurado da mesma forma.
Em ambiente MSSQL a Locaweb não gera arquivos .TXT, ou em qualquer outro formato que não seja .DMP.