Caso ocorra algum problema numa aplicação ou seja necessário guardar os dados antes de uma atualização crítica, é possível restaurar o sistema deixando-o exatamente como era no momento em que foi feito o Snapshot.
Para servidores Cloud Server Pro disponibilizamos de forma gratuita 2 Snapshots, caso o agendamento seja configurado de forma a gerar um número maior, os adicionais serão cobrados.
Caso tenha um snapshot manual, esse não será substituído pelo agendamento. Ou seja, se já tiver um criado manualmente e criar mais dois agendamentos, excederá o limite de 2 snapshots gratuitos.
No servidor VPS Locaweb, você tem direito a um snapshot gratuito e não há possibilidade de excedente.
Se até o trigésimo dia (período de cobrança) um dos snapshots criados ou agendados for removido, ainda haverá a cobrança do snapshot excedente no momento da sua remoção.
Reforçamos que os snapshots também não ficam salvos em uma área diferente do seu serviço. Estes ficam alocados em seu próprio servidor e, caso ocorra algum problema ou falha no mesmo, ou até uma reinstalação, os snapshots e dados serão perdidos.
Dessa forma, snapshots não substituem backups, embora de forma pontual sejam uma cópia de dados de menor tamanho.
- Acesse sua Central do Cliente com usuário e senha e clique em Cloud Server/VPS;
- No Painel de Servidores, escolha um servidor e clique em Administrar;
- Clique no menu Snapshots e depois, na próxima tela, basta clicar em Gerar snapshot.