Motivo do bloqueio de imagens
Atualmente alguns serviços ou softwares/aplicativos de e-mail exibem o conteúdo sem qualquer bloqueio, quando recebidos de remetentes conhecidos, como por exemplo:
- Apple Mail, iPhone e iPad
- Lotus Notes
- Webmail R7
- Gmail (Google)
- Os demais softwares de e-mail costumam bloquear imagens de mensagens cujo remetente é “desconhecido”, ou seja, cujo endereço de e-mail não é confiável.
O bloqueio também ocorre devido as configurações do próprio software ou serviço de e-mail. Aonde possuem as seguintes finalidades:
- Proteger os usuários de conteúdos possivelmente ofensivos;
- Não baixar todo o conteúdo da mensagem sem autorização do usuário final;
- Para obter informações sobre como “spam”, outros remetentes de lixo eletrônico, tentam coletar suas informações e possivelmente danificar dados no computador.
Como solucionar
Ao exibir uma mensagem com as imagens bloqueadas para o usuário, a maioria dos softwares de e-mail exibe duas opções para que ele escolha o que fazer: “Exibir as imagens deste e-mail” ou “Sempre mostrar as imagens deste remetente”.
- A Solução encontrada é solicitar ao usuário que clique na segunda opção: Sempre mostrar as imagens deste remetente pois o software de e-mail do destinatário irá adicionar o endereço remetente à sua lista de contatos confiável.
- Por isso, é importante usar sempre o mesmo endereço de e-mail como remetente de suas mensagens de Email Marketing.
- Uma vez que ele é adicionado aos contatos do software de e-mail do usuário, suas mensagens serão sempre entregues na caixa de entrada e com as imagens já habilitadas.
- Se você enviar Email Marketing com o mesmo nome de remetente e sempre com um endereço de e-mail diferente, suas mensagens sempre terão as imagens bloqueadas, até que os destinatários adicione seus e-mails, um a um, à lista de contatos.
- Segue o tutorial da Microsoft informando esta regra de segurança e como desbloquear no Outlook: Bloquear ou Desbloquear Download Automático de Imagens.