- O Email Marketing é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e o sucesso do seu negócio na web, por este motivo deve ser trabalhado de forma planejada e cautelosa, para que não tome o caminho oposto de seu objetivo inicial e vire um SPAM, prejudicando sua marca.
Introdução
- Com o objetivo de garantir que você não tenha seu serviço de Email Marketing Locaweb bloqueado, sugerimos que utilize o mesmo de forma idônea, respeitando as normas e políticas praticadas no mercado.
- Confira algumas orientações e dicas de como evitar o bloqueio ou reativar sua ferramenta caso o bloqueio ocorra.
Isso aconteceu por causa dos meus envios classificados como spam ?
- Cada caso deve ser observado separadamente. A sua mensagem pode ser classificada como spam pelo filtro do servidor do destinatário, mas isso não necessariamente desencadeia o bloqueio da sua ferramenta.
Precauções
- Não envie newsletters e/ou e-mails pressupondo que os destinatários gostariam de recebê-las.
- Não compre listas de e-mails de origem desconhecida. Certamente, essa atitude irá gerar reclamações de envio de SPAM para o seu site, pois o destinatário não está ciente dessa transação.
- Não acredite apenas na garantia verbal de que sua lista de e-mails está aprovada pelos destinatários. Essa verificação deve ser feita via contrato.
Motivos que podem causar o bloqueio do seu serviço
- Não seguimento da política anti-spam.
- Denúncia realizada por meio de uma organização ou número elevado de destinatários.
- Siga estas orientações para que suas mensagens não sejam consideradas como spam: Politica Anti-Spam.
O que significa bloqueio por envio de spam ?
- Significa que você está realizando envio de mensagens não solicitadas para uma grande quantidade de destinatários.
- Isso faz com que as suas mensagens estejam recebendo um número elevado de denúncias. A prática de compra de listas de contatos é ilegal e viola a Política Anti-spam da Locaweb.
- Para que você possa enviar a mensagem para um contato, você precisa de autorização via formulário.
Ações obrigatórias para reativação do serviço
Implementar uma confirmação ativa de cadastro
- A confirmação ativa de cadastro se baseia em forçar um pedido explícito para um visitante incluir-se no seu cadastro e, portanto, garantir que você tenha o aceite dele para receber comunicações futuras.
Recadastrar o mailing atual:
- Após ter implementado a Confirmação Ativa de Cadastro, envie uma mensagem simples e sem qualquer propaganda para o seu mailing solicitando o recadastramento.
- Guarde os e-mails de confirmação, pois serão a única prova do aceite explícito do visitante em receber seus comunicados.
- Apenas os endereços que responderem afirmativamente devem ser mantidos no banco de dados, os demais devem ser removidos imediatamente.
- A reativação ocorrerá somente após uma interação no chamado do responsável da contratação do produto, confirmando que as duas ações obrigatórias acima serão seguidas logo após a reativação do serviço.