- As seguintes versões estão disponíveis:
CLR 2.0: 2.0 / 3.0 / 3.5 CLR 4.0: 4.0 / 4.5 / 4.5 / 4.5.1 / 4.5.2 |
- Devido à forma como a separação de versões é realizada, só é permitida a utilização de uma das versões.
- Por padrão, os servidores estão configurados para a versão 4.0, onde é possível utilizar as versões citadas na CLR 4.0. Caso necessite utilizar a versão 2.0, deverá mudar a forma de operação.
- Não é permitida a utilização de duas CLRs ao mesmo tempo.
Atributo targetFramework
- Ao utilizar a CLR 4.0, você pode definir qual será a versão em execução através do atributo targetFramework em seu web.config: Mais informações
- Dica: Se você encontrar o erro “Unrecognized attribute ‘targetFramework'”, é por que seu site está configurado para a utilizar a CLR 2.0, que não suporta esse atributo.
Atributo AllowPartiallyTrustedCallers
- À partir do .Net Framework 4.0, a Microsoft modificou um componente interno do chamado CAS (Code Access Security), que é quem determina como as classes podem acessar umas às outras.
- Essa modificação faz com que algumas aplicações parem de funcionar exibindo a seguinte mensagem de erro: “System.Security.SecurityException: That assembly does not allow partially trusted callers”.
- Para contornar esse erro, você deve adicionar o atributo AllowPartiallyTrusted no arquivo AssemblyInfo.cs.
- Acesse seu site no Visual Studio
- Navegue até Projeto > Properties > AssemblyInfo.cs
- No final do arquivo e adicione as linhas abaixo/
- Ajuste devido ao .Net Framework 4.0
Ambiente Medium Trust
- Para aumentar a segurança do servidor, e por consequência as aplicações instaladas, mantemos um rígido controle sobre os itens que podem ou não ser executados em nossos servidores.
- Uma vez que colocamos o .Net Framework para executar em um ambiente parcialmente confiável (qualquer nível diferente de Full Trust, é considerado parcialmente confiável), conseguimos controlar como as aplicações acessam itens dentro do servidor, como por exemplo chaves de registro, discos locais, event viewer, etc.
- As liberações realizadas são as seguintes:
Componentes com erros conhecidos
- Alguns componentes não funcionam em ambiente Medium Trust.
Exemplos:
- ReportViewer
- Microsoft Chart Controls
- As versões mais recentes do MySQL Connector
- Por questões de segurança e administrativas, não realizaremos novas concessões em nosso ambiente.
- Por isso, recomendamos a pesquisa em fóruns e blogs, ou até mesmo o contato com o fabricante do componente para tenha uma solução de contorno
Instalação de bibliotecas de terceiros
- É muito comum a utilização de bibliotecas de terceiros nos websites com o intuito de se ter novos recursos disponíveis (ex: relatórios, gráficos, upload, ajax, etc.).
- Em nosso ambiente compartilhado, não é possível a instalação de bibliotecas no servidor. Para contornar essa limitação, deve-se colocar a dll específica no diretório bin da aplicação.