Analisando com o teste ping
- Primeiro acesse o prompt de comando em seu computador.
- Envie o comando: ping -t -a -l 65500 USUARIOPABX.locapabx.com.br
- Este comando irá auxiliar a validar se a sua rede possuí um índice de tráfego elevado e está causando oscilação no seu PABX.
- Aguarde alguns segundos para ver se existe alguma oscilação.
Verifique o time, se o ms passar de 60, você possui instabilidades em sua rede.
- Comandos:-t = faz o ping ficar em loop (sempre repetindo).
-a = resolve o DNS pelo servidor de destino e não pelo servidor de origem, forçando buscar mais 1 protocolo ao mesmo tempo.
-l 65500 = faz uma simulação de upload e download de dados, já que estamos enviando 65.500 bytes.
Analisando com o teste tracert
- Envie o comando: tracert USUARIOPABX.locapabx.com.br
- Este comando irá validar se o pacote que sairá de sua rede, chegará até o destino que é o servidor de pabx virtual, ele irá mostrar toda a rota e caminho que este pacote percorre até chegar no destino.
- Utilizamos para detectar problemas de rota/rede. Geralmente sempre fazemos esse teste caso tenha problemas de instabilidade. (observação: lentidão é diferente de atraso).
- Ao finalizar os testes o resultado será apresentado, caso retorne asteriscos, significa que há perdas de pacotes na rede.
Analisando com teste de MTR
- MTR combina a funcionalidade dos testes de ping e traceroute em uma única ferramenta de diagnóstico. Como ping, envia “echo” pacotes de sua máquina para a máquina alvo para medir latência e perda de pacotes do caminho de rede e exibe estatísticas atualizadas em tempo real como ele opera.
- O MTR como dito acima é uma análise que “mistura” conceitos do ping e do tracert. e pode ser utilizado para os mesmos casos que citei acima. A vantagem dele é a precisão do resultado e a facilidade maior para analisarmos o mesmo.
- Caso possua dúvidas quanto ao uso do MTR, temos um tutorial com maiores informações referentes a esse teste: Teste MTR.