Como identificar a autenticidade de um link
Os links, geralmente enviados por e-mail, são as “armadilhas” utilizadas pelos golpistas para enviar vírus e outros arquivos que podem prejudicar os usuários de alguma maneira. Felizmente, há algumas maneiras de identificar a autenticidade de um link sem abri-lo. Dessa forma, é possível se prevenir de um possível golpe.
Veja abaixo algumas maneiras de realizar essa verificação:
- Coloque a setinha do mouse em cima do link, mas não clique: ao
fazer isso, surge na tela o destino real do link, para qual site o usuário será direcionado caso clique. Dessa forma, você consegue saber se o link está levando realmente para a página prometida.
Confira na prática como aparece o endereço de um link original Locaweb:
- Leia o link com cuidado: alguns golpistas substituem letras por outras parecidas, enganando assim quem clica. É comum, por exemplo, encontrar um “1” no lugar do “l”.
- Seja ainda mais cuidadoso com urls encurtadas: os fraudadores costumam utilizar os encurtadores de links para “esconder” o destino real dos links. Por isso, fique ainda mais atento ao receber e-mails com esse tipo de link.
- Verifique se está hospedado na Locaweb: recebeu uma mensagem que supostamente é da Locaweb? Fique de olho se o link realmente direciona para uma página hospedada na Locaweb (locaweb.com.br/xxx).
- Arquivo anexado: caso tenha recebido um arquivo anexado dizendo tratar-se de um boleto, desconsidere e faça download diretamente do nosso site. Veja aqui como checar seu boleto.
No caso dos avisos automáticos, como a manutenção programada da Locaweb, você pode checar a veracidade desse conteúdo na central do cliente. Confira abaixo a localização desses comunicados:
Encontrou alguma situação suspeita envolvendo a Locaweb? Informe imediatamente para a equipe de Segurança da Informação. Veja aqui como fazer a denúncia.