Quer saber mais como funcionam os golpes de phishing ?
- Veja abaixo o exemplo de um e-mail falso e como identificar a mensagem fraudulenta:
- No exemplo acima, a tentativa de golpe utiliza a identidade visual da Locaweb para tentar fazer com que o cliente abra um site falso ou instale um aplicativo.
- Porém, ao clicar no botão indicado, o computador do usuário provavelmente será infectado com algum vírus, e teria seus dados coletados.
- No entanto, esse tipo de comunicação falsa possui várias falhas, e que podem ser usadas para identificar uma tentativa de golpe.
Confira as sinalizações marcadas na imagem.
01| Uso de remetente genérico: os golpistas não têm acesso aos remetentes oficiais das empresas. Por isso, criam e-mail semelhantes, mas que podem ser identificados facilmente. Aqui, na Locaweb, usamos sempre e-mails oficiais: @locaweb.com.br, @comunica.locaweb.com.br, @equipe.locaweb.com.br. Nunca mandaremos e-mail utilizando domínios públicos, ex: @hotmail, @gmail, @yahoo etc.
02| Ausência de dados pessoas: a maioria dos golpes são enviados de maneira massiva, ou seja, para muitos usuários de uma vez, e por isso não possuem dados pessoais dos internautas. No entanto, algumas fraudes mais sofisticadas podem incluir dados públicos, como o nome completo.
03| Erros de gramática: não há nenhum tipo de preocupação com a língua ou gramática nesse tipo de golpe. Por isso, desconfie se a mensagem estiver cheia de erros gramaticais.
04| Sensação de urgência: para convencer os usuários a tomarem alguma ação, os golpes geralmente trazem alguma ameaça. Uma das mais comuns é a desativação de serviços.
Separamos outros exemplos reais em que ocorreram tentativas de phishing. Observe como diversos padrões se repetem.