O uso dessa técnica deixa rastros, sendo possível identificar alguns sinais de que há um problema nos e-mails. Veja abaixo:
- Recebimento de mensagens de erro que possuem o seu e-mail como remente (ou qualquer outra conta do seu domínio).
- Aparecimento de mensagens na caixa de spam que possuem o seu e-mail como remetente.
- Respostas de mensagens que você nunca enviou.
Faça o teste abaixo:
- 01| Observe o cabeçalho da mensagem de e-mail. Ao ler o cabeçalho de baixo para cima, veja se no primeiro “Received:” há algum endereço com o domínio “locaweb.com.br“.
- 02| Se houver, acesse o prompt do DOS e faça um ping nesse endereço, e outro ping no endereço pop.[seudomínio.com.br].
- 03| Compare os endereços IP mostrados em cada ping e, se forem iguais, significa que a mensagem foi disparada pelo seu servidor de e-mails, ou seja, sua máquina possivelmente está infectada.
- 04| Se os IPs forem diferentes, talvez haja alguma vulnerabilidade relacionada à diretiva allow_url_fopen. Nesse caso, talvez seja necessário conferir a programação do seu site.
- 05| Caso contrário, é possível que você tenha sofrido um ataque de spoofing ou que algum contato foi contaminado por vírus.
O que fazer nessas situações?
- Quando esse tipo de problema ocorre, o usuário deve fazer uma varredura em seu computador, utilizando sistemas de antivírus.
- Esses sistemas de defesa combatem os programas maliciosos, também chamados de worms ou cavalos de Troia (trojan). O ideal é que seja feita a troca da senha da caixa postal.