Clique aqui - Como funciona? Por que é melhor que uma senha comum?
- Em linhas gerais uma criptografia de chave pública gera dois arquivos: um público, que deve ser enviado para o servidor; e outro privado, que deve ficar armazenado no seu computador.
- Um servidor protegido por uma chave pública só pode ser acessado por um computador que tiver um arquivo com a chave privada correspondente. Sem este arquivo é impossível acessar o servidor.
- Assim é possível evitar problemas de uma senha comum, como roubarem a senha que está anotada em algum documento ou tentarem invadir o servidor com algum script para descobrir a senha.
Clique aqui - Boas práticas
- Indicamos abaixo algumas condutas que consideramos ideais para garantir ainda mais segurança e comodidade ao usar chaves públicas.
Proteja a sua Chave com uma senha
- Ao criar sua chave, recomendamos que a proteja com uma senha. Assim, mesmo se outra pessoa tiver acesso ao arquivo com a sua chave privada, não a conseguirá usar, protegendo ainda mais o seu servidor
Guarde uma cópia da sua chave em um lugar seguro
- Se você perder a sua chave privada, vai ser impossível acessar o servidor. Assim, recomendamos fazer uma cópia da sua chave privada.
- E é muito importante escolher um lugar seguro para armazenar esta chave, ao qual apenas você tenha acesso.
Sempre faça um backup dos dados de seu servidor
- Caso ocorra qualquer problema com a sua chave (configurada errada no servidor ou perder o arquivo), você não conseguirá acessar mais o seu servidor e será necessário reinstalá-lo.
- Assim é altamente recomendado ter um backup dos dados de seu servidor.
Utilizando a chave pública no painel
Para incorporar a chave você precisará reinstalar o seu servidor, lembre-se então de realizar o backup de todos os dados, pois todas as configurações serão perdidas.
- Acesse sua Central do Cliente, utilizando usuário e senha.
- Na aba Produtos, acesse o Cloud Server Pro ou VPS Locaweb
- Clique em administrar no servidor que desejar:
- Nas informações do servidor, clique em Reinstalar servidor:
- Selecione o sistema operacional de sua preferência:
- Por fim, seleciona opção “chave pública” e cole a chave no campo: