Com o uso diário e praticamente ininterrupto da internet, o volume de dados que as pessoas e organizações geram no dia a dia explodiu no século XXI. Esse cenário tornou possível a espantosa estatística de que 90% de toda a informação que temos disponível atualmente no mundo foi criada somente nos últimos dois anos.
Qualquer empreendedor consegue notar que tanta informação é praticamente impossível de ser acompanhada em sua totalidade no dia a dia de um negócio. Mas é justamente aí que entra o Big Data: a tendência busca o desenvolvimento de soluções e métodos para lidar com essa montanha de informações e conseguir aproveitá-las para aprimorar a estratégia.
Se você ainda não sabe como o Big Data pode ajudar sua empresa a lidar com grandes volumes de informações, chegou a hora de mergulhar no tema!
Substituindo ferramentas tradicionais
O volume de dados gerado em fontes como as redes sociais é tão grande que as técnicas tradicionais de processo e análise de informações são incapazes de lidar com ele. Parte do Big Data é proporcionar ferramentas e soluções que possam identificar, coletar, processar, armazenar, organizar e analisar essas informações sem que as empresas tenham que empreender grandes esforços para isso.
Aumentando a agilidade
O tempo necessário para lidar com um grande volume de informações pode fazer toda a diferença em mercados competitivos. O Big Data reduz esse gap entre a geração do dado e a sua transformação em informação de valor, permitindo que os empresários identifiquem oportunidades no ambiente interno e externo de forma muito mais ágil.
Contribuindo para a estruturação
Grande parte do volume de dados gerado na web é não-estruturado, exigindo que as empresas façam algum tipo de tratamento antes que eles possam ser aproveitados. O Big Data ajuda as organizações a encontrar um sentido na montanha de informações vinda de diferentes fontes respondendo a perguntas como: o dado é de qualidade? É confiável? Está atualizado? É relevante para a empresa? Além disso, as soluções e métodos do Big Data também contribuem para que as informações sejam analisadas em conjunto, proporcionando insights que antes poderiam parecer inconcebíveis.
Trazendo à tona informações ocultas
Não raramente, as empresas possuem informações que conheciam e não utilizavam, ou o que é ainda pior, nem mesmo sabiam de sua existência. Em função da sua capacidade de estruturar as informações, o Big Data também pode fazer com que esses dados, antes inúteis, possam contribuir diretamente para as decisões estratégicas do negócio.
Ainda que todo o potencial do Big Data pareça muitas vezes distante da realidade da sua empresa, a capacidade de lidar com grandes volumes de informações pode fazer toda a diferença em organizações de diferentes portes e segmentos.
Atualmente, algumas marcas já aproveitam essa característica do Big Data para identificar problemas, obter insights nas áreas de marketing e vendas, promover mudanças nas operações, aprimorar o relacionamento com os consumidores e muito mais.
E você? Acredita que as soluções e práticas do Big Data podem realmente contribuir para o desempenho da sua empresa? Deixe seu comentário!