Quem tem um e-commerce sabe a necessidade de fazer uma gestão assertiva e cuidadosa do negócio, não é mesmo?
O crescimento expansivo dos comércios online nos últimos anos e o boom deste tipo de negócio ocorrido durante a pandemia estreitou os laços das pessoas com as compras virtuais, deixando a desconfiança em segundo plano.
Portanto, se você tem uma loja virtual, também necessita de uma gestão do seu e-commerce que esteja alinhada com os princípios e objetivos da sua empresa, já que este é um passo essencial para atingir sucesso nas ações de atração e fidelização da clientela.
Aí após ler isso, pode surgir aquela pergunta – como uma pulga atrás da sua orelha: Será que a gestão do seu e-commerce é boa “mesmo”? Sim? Não? Talvez?
Se a sua resposta foi negativa ou mesmo um “talvez” – ainda não é razão para se preocupar – pois no artigo de hoje falaremos exatamente desse assunto, ou seja é seu dia de sorte!
Vamos dar o caminho das pedras para você fazer uma boa gestão do seu e-commerce e tirar todas as dúvidas sobre o assunto, de forma que ao fim da leitura você esteja fazendo uma gestão de excelência da sua loja virtual.
Mas, afinal, o que é a gestão de e-commerce?
A gestão de e-commerce trata-se de um rol de atividades que compreendem o planejamento de um negócio de vendas online, a execução e também o monitoramento das atividades da empresa.
Esse processo de gerenciamento precisa ocorrer sob a supervisão de um gerente de e-commerce e em geral reúne cinco diferentes setores do e-commerce:
- estoque
- financeiro
- logística
- marketing
- tecnologia
Mas porque esses setores em específico? Pois devido a suas características e responsabilidades nas atividades cotidianas eles são como peças na engrenagem do e-commerce – ou seja – caso um deles apresente problemas, os demais terão falhas concomitantes.
Conheça abaixo quais são essas responsabilidades e como elas atuam na gestão da loja online.
1. Setor do controle de finanças
A área financeira existe por definição para controlar os recursos monetários do e-commerce e analisar como tais recursos estão sendo utilizados, portanto a responsabilidade deste setor inclui:
- Delimitar o orçamento anual dos demais setores;
- Estabelecer as metas para alcance do ROI – retorno sobre o investimento – visando que este seja positivo;
- Definir as métricas de acompanhamento do negócio, por exemplo: taxa de conversão, ticket médio,custo de aquisição de cliente, etc…
2. Setor do gerenciamento de estoque
O departamento que cuida das demandas referentes ao estoque tem por responsabilidade gerenciar a distribuição dos produtos do ecommerce e entre seus afazeres, listamos:
- Escolher local adequado para o depósito – que seja de fácil acesso para agilizar e facilitar os trajetos e trâmites logísticos;
- Organização da área de armazenagem;
- Coordenar entrada e saída dos produtos;
- Avaliar se há acúmulo excessivo de mercadorias
3. Setor de Logística
Este setor, por sua vez, é responsável pelo processo de entrega das compras aos clientes do e-commerce e recomenda-se que esta equipe fique responsável por:
- Manter-se em contato constante com os fornecedores;
- Avaliar os meios de frete disponíveis – Correios e/ou transportadoras – para definir qual torna-se mais viável, eficiente e econômico;
- Estar sempre acompanhando os prazos de envio a fim de evitar atrasos;
- Estabelecer as melhores rotas das entregas de acordo com a localização do estoque físico da loja.
4. Setor de Marketing
A área do marketing tem por função a divulgação da marca do e-commerce e oferecer valor aos clientes que já conhecem o negócio e também de clientes em potencial. Para atingir tais objetivos, suas responsabilidades são:
- Criação de conteúdos nas mídias digitais que gerem engajamento para a marca;
- Desenvolvimento de estratégias orgânicas a fim de que o e-commerce ganhe visibilidade nos mecanismos de busca;
- Estabelecer e definir valores para investimento em anúncios pagos (seja em buscadores ou redes sociais) visando atingir potenciais compradores de forma mais assertiva;
- Avaliar o comportamento do público-alvo do e-commerce;
- Analisar resultados de campanhas e identificar alternativas para melhorá-las, caso os números obtidos não sejam satisfatórios.
5. Setor de Tecnologia da Informação
O setor de tecnologia, por sua vez, tem por incumbência zelar pela estrutura da página do e-commerce, portanto ele deve:
- Ter conhecimento na área do TI;
- Acompanhar tendências de mercado.
Observação: aqui destacamos que se o seu negócio online for em plataforma de e-commerce, não é necessário contar com uma equipe exclusiva de TI, pois tal serviço já gerencia por conta própria toda a parte técnica: código-fonte, hospedagem, meios de pagamento…
Como fazer a gestão do seu e-commerce de forma assertiva
Depois de saber o que é a gestão de e-commerce e quais setores implicam diretamente nela, vamos te passar estratégias e dicas para administrar sua loja virtual, passo a passo.
Passo 1: Elaborar um planejamento
Toda e qualquer atividade econômica precisa ser planejada, pensada a fim de gerir o negócio com eficiência.
A maneira como sua empresa é gerida faz toda a diferença nos resultados obtidos. Então, se preocupar com uma boa administração oferece ao seu negócio maiores vantagens competitivas.
A gestão de e-commerce necessita de um planejamento estratégico para que as operações sejam realizadas e criem-se estratégias que orientem as ações a serem feitas para obtenção de resultados positivos.
Ao ter um planejamento adequado no seu negócio virtual, você consegue:
- escolher as melhores ferramentas para o seu negócio;
- otimizar os gastos;
- construir uma marca consolidada;
- elencar ferramentas e recursos de forma mais democratizada;
- colocar sua marca em destaque;
- deixar os concorrentes pelo caminho
Passo 2: Organização do estoque
Quando o assunto é e-commerce, agilidade é palavra de ordem – portanto, desde o momento da compra até a entrega, aconselhamos que os processos sejam simples, ágeis, ordenados e livres de “enrolation” para entregar a melhor experiência para seu cliente.
Para fazer boas entregas a primeira providência a ser tomada é ter uma boa gestão de estoque – repondo constantemente os produtos e controlando entradas e saídas.
Além de melhorar o processo de venda, separação e entrega, uma organização eficiente do estoque ainda colabora no controle das finanças, pois ao monitorar cuidadosamente o estoque você consegue ter uma previsão sobre:
- número de vendas
- dados acerca da receita
- necessidade de reposição de produtos
- produtos que mais vendem em determinada época
- preparação da loja para eventos sazonais
O ideal aqui é ter esse processo 100% automatizado e integrado aos sistemas de vendas, emissão de nota fiscal, envio de produto etc… pois isso evita erros humanos e atualiza os dados em tempo real – evitando incongruências.
Passo 3: Estudo do mercado
Fazer uma boa gestão do seu e-commerce assim “no escuro” é impossível – diga-se de passagem.
Sugerimos aqui optar pelo modelo de gestão baseado em dados, através do benchmarking, ou análise da concorrência.
Afinal este é um processo necessário para que seu negócio entenda o que outras empresas similares a sua estão fazendo em suas estratégias – observando o que deu certo e o que precisa ser readequado – ou seja, aprender com o mercado e adaptar-se a ele.
Passo 4: Cuidar da comunicação entre equipes
Um gerente de e-commerce deve organizar reuniões periódicas que apresentem o cenário atual do ecommerce e facilite o diálogo entre as equipes.
Este tipo de comunicação sempre que possível precisa ser registrada para que todos os colaboradores estejam cientes dos caminhos a serem definidos e também para que possam consultá-los sempre que surgirem dúvidas.
Passo 5: Organização do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é a parte do negócio responsável pelo acompanhamento de entradas e saídas de dinheiro, na gestão de e-commerce.
É o mecanismo que regula todos os rendimentos (especialmente o lucro obtido pelas vendas) e as contas a pagar (impostos, salários de colaboradores, custos operacionais, etc)
Com base nas informações do caixa é possível controlar as finanças do negócio, otimizar gastos, preparar sua loja virtual para sazonalidades, cumprir suas obrigações legais, entre outros…
Passo 6: Avaliação dos meios de pagamento
As entradas para o fluxo de caixa dependem do bom funcionamento dos meios de pagamento do seu e-commerce, já que é por meio deles que você obterá os valores recebidos pelas vendas.
Avalie qual deles oferece as melhores formas de pagamento para o seu público alvo, bem como as taxas por transação e prazos de liberação de créditos e escolha aquele que seja mais vantajoso para sua loja.
Passo 7: Categorização dos produtos
Elaborar um inventário das mercadorias e organizar o ambiente físico do estoque, pois este pode ser o diferencial em momentos de recebimento de reposições e despacho de encomendas.
Isso porque sabendo onde cada categorias de produtos está, consequentemente os fluxos de distribuição e entrega ficam mais simples e ágeis.
Os métodos de gerenciamento de estoque são bem variados – mas os mais conhecidos são:
- PEPS – primeiro a entrar, primeiro a sair
- UEPS – último a entrar, primeiro a sair
- Just in time – na hora certa – se armazena uma quantidade mínima de produtos
Analise as possibilidades para compreender qual é a mais viável para seu e-commerce.
Passo 6: Investir em marketing digital
Para uma gestão de e-commerce que obtenha pleno sucesso é imprescindível investir no marketing digital – com estratégias orgânicas e/ou pagas – que são os pontos de partida para conquistar o público.
Sua loja virtual precisa desenvolver abordagens pautadas em SEO – que tratam-se de conteúdos otimizados com foco em palavras-chave e temas que seus potenciais clientes têm interesse e irão buscar na web para então achar a sua loja.
Investir nas estratégias pagas, seja no Google ou nas redes sociais, são muito importantes, mas demandam alinhamento direto com o setor financeiro, pois será necessário investir dinheiro nestas campanhas.
Aqui vale avaliar qual o modelo de cobrança vale mais a pena para o seu tipo de divulgação:
- por cliques
- ou por impressões
Passo 7: Escolher uma plataforma de ecommerce
Se seu negócio optar por uma plataforma de e-commerce saiba que ela pode facilitar muito a gestão da sua loja virtual, já que com ela, você não precisará de uma equipe interna de tecnologia, como dito anteriormente no texto.
Para escolher a melhor plataforma, recomendamos que alguns requisitos básicos sejam oferecidos:
- Produtos, vendas e visitas com quantidade ilimitada;
- Integração aos meios de pagamento e frete;
- Gama de temas customizáveis e preferencialmente gratuitos;
- Integração à canais de vendas online e offline;
- Loja de aplicativos para personalização da sua loja virtual;
- Integração com marketplaces.
Passo 8: Integrar a gestão do ecommerce com um sistema ERP
Contar com as ferramentas certas para auxiliar na produtividade do seu e-commerce. E aqui a dica é ter um sistema ERP que integre toda a gestão da loja, com funcionalidades que ofereçam:
- agilidade
- registrar e gerir dados
- organização de estoque
- praticidade
- controle de caixa
- economia
- opções de política integrada
- automatização de tarefas
- menor chance de erros
Essa é uma questão determinante para uma boa gestão de e-commerce, pois um software assim integra o gerenciamento empresarial e em geral são vinculadas a plataformas de e-commerce.
Atualmente o mercado possui ampla oferta de ERPs, mas nossa sugestão é usar aquele que dispõe de mais funções por um preço justo.
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Certamente você irá comprovar como um sistema desses é imprescindível para uma boa gestão do seu e-commerce.
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Gestão de e-commerce – ficou tudo entendido sobre o assunto?
Conforme abordado no texto a gestão de e-commerce é fundamental para que sua empresa online seja saudável financeiramente (e em todos os aspectos) e que ela seja sustentável.
É por meio de uma gestão eficiente que as principais frentes do seu negócio são alinhadas, articuladas, pensadas, para posterior execução. E ao ser bem feita, essas ações repercutem com efeitos positivos.
Então sem desculpas para organizar seu e-commerce, começando hoje mesmo usando essas dicas e aproveitando a oferta da Bling! Você tem tudo para dar certo!