Se você tem um site, blog ou loja virtual, os dados e as análises devem fazer parte do dia a dia do seu negócio, já que os números ajudam na definição das estratégias.

Não adianta ficar de olho somente no faturamento e vendas, você também precisa saber como medir as métricas do seu site ou blog, com isso você pode conhecer melhor o público que está visitando a sua página e também saber se o seu conteúdo está gerando o engajamento esperado.

Uma das principais ferramentas utilizadas para análises é o Google Analytics, com ele podemos medir as métricas de um site ou blog e monitorar o seu desempenho.
O Google Analytics permite mensurar diversos registros e saber se sua estratégia está trazendo resultados. E o melhor, é de graça!

Neste post, trouxemos 6 métricas básicas que podem te mostrar de imediato diversos insights de como está indo o seu site ou blog. Essa é só a pontinha de um iceberg gigante, porque podemos fazer diversas análises com dados combinados. Confira:

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    Sessões

    A sessão é um conjunto de interações que um usuário faz no seu site ou blog. Esta é uma métrica essencial para saber o quanto os seus visitantes estão interagindo com os seus conteúdos. Normalmente, o Google considera que a sessão termina depois de 30 minutos de inatividade do usuário, mas você pode ajustar o tempo da sessão de acordo com o seu objetivo.

    Usuários

    Os usuários ativos são aqueles que iniciam uma nova sessão dentro do seu site ou blog, durante um determinado tempo, um usuário pode gerar muitas sessões. Saber quantos usuários visitam o seu site determina se ele está tendo visibilidade e interações.

    Visualizações de página

    Uma visualização de página é equivalente a uma visita que a página recebeu. Observe que o seu número de visualizações de páginas tende a ser maior que sessões e usuários únicos. Inclusive, é por isso que essa métrica costuma ser usada para impressionar!

    Como medir as métricas de um site ou blog

    Taxa de rejeição

    É quando o usuário acessou a página, não clicou em nada e foi embora. Para um blog é comum ter uma taxa de rejeição acima de 60% já que é um canal de consumo de conteúdo, mas para uma landing page que é uma isca de venda, não! Entendeu?

    Tempo médio na página

    Se você tem um blog ou loja virtual, por exemplo, é importante notar se os leitores ficam pouco tempo na página. Ou se você possui um e-commerce e o usuário fica muito tempo em uma página que não deveria, talvez tenha algum problema no código, alguma lentidão nas consultas.

    Canais de tráfego 

    Para medir as métricas de um site, não podemos deixar de analisar os canais de tráfego. Essa análise, mostra de qual lugar da internet veio o usuário, se foi por um buscador ou por uma rede social, por exemplo. Confira os canais de tráfego que você pode analisar no seu site ou blog:

    • Organic Search: acesso feito por meio de buscadores, como o Google, Yahoo ou Bing;
    • Direct: sempre que a URL é digitada diretamente no navegador, um link enviado via WhatsApp é computado nesse canal;
    • Social: acesso feito por uma rede social, como Fcebook, Twitter ou Instagram;
    • E-mail: acesso feito via e-mail marketing, newsletter ou feed RSS;
    • Referral: acesso feito por links de referência ao seu domínio por sites de terceiros;
    • Paid Search: acesso feito via links patrocinados do Google Ads;
    • Display: acesso feito por meio da rede de display do Google Ads;
    • Others: quando o acesso veio por nenhum canal citado acima.

    Estes são alguns insights que podemos tirar apenas com essas métricas básicas, lembrando que a ferramenta é extensa e podemos coletar todo tipo de informação.

    As análises de um site são nossas aliadas na hora de validar a nossa estratégia, saber se ela está funcionando ou se precisa fazer uma mudança na rota, por isso, é tão importante que você esteja atento aos números que o seu site está entregando.

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    Até a próxima!

    O autor

    Liliane Oliveira

    Liliane Oliveira é Coordenadora de Marketing de Conteúdo e SEO na Locaweb, com especialização em Marketing pela ESPM. Com mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia, ela se destaca como especialista em SEO, criação de conteúdo, gestão de blogs, sites e canais do YouTube. Seu trabalho é voltado para o aumento do tráfego orgânico e geração de resultados. Além disso, ela encontra equilíbrio praticando yoga, conhecendo novos lugares e se dedicando a novas aprendizagens, sempre como uma eterna padawan.

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