Talvez você já tenha ouvido falar sobre a importância de criar um blog para sua empresa e publicar conteúdo nele. Com a ascensão do marketing digital e de conteúdo, todo mundo está falando sobre isso.
Porém, talvez ninguém tenha lhe contado, em detalhes, por que é tão importante criar um blog e saber o quê, quando e como publicar. É justamente isso que vamos fazer hoje. Quer entender de uma vez por todas por que e como criar um blog para sua empresa? Então, vem com a gente!
Como funcionam os blogs empresariais
Os blogs se tornaram um dos principais canais de comunicação entre empresas e seus clientes atuais ou potenciais. Redes sociais e um site também são importantes, mas é no blog que o negócio tem a chance de mostrar o que sabe.
Funciona assim: a empresa publica regularmente conteúdo que está relacionado à sua área de atuação e aos interesses dos seus clientes. Se uma empresa oferece serviços de, por exemplo, jardinagem, ela pode falar sobre como cuidar das plantas, como combinar diversas flores no mesmo local, como aproveitar a água da chuva para regar o jardim e assim por diante.
Quando uma pessoa estiver buscando por dicas sobre esses temas, ela vai achar o blog da empresa. Se o seu conteúdo for bom, essa pessoa vai virar um visitante recorrente e se tornará um lead, isto é, alguém que já forneceu informações de contato para a sua empresa.
A ideia é que o blog seja o começo de um relacionamento que vai chegar até a venda e continuar para a fidelização do cliente, ou seja, vai seguir o famoso funil de vendas. Você prefere comprar de uma marca que já conhece e se relaciona ou de uma desconhecida?
Se uma pessoa conhece a sua marca por meio do blog, ela passa a confiar no seu negócio e, quando estiver pronta para comprar, provavelmente dará preferência para a sua empresa.
As vantagens de criar um blog para sua empresa
Além de construir a sua reputação como uma autoridade no assunto, ao criar um blog você tem outras vantagens práticas. Veja algumas delas!
Melhor posicionamento no Google
O Google é a principal fonte de tráfego, sendo responsável por 61% do tráfego online via smartphones. Porém, sem um blog você dificilmente conseguirá chegar ao topo dos resultados do Google.
Ter apenas um site não é suficiente para responder às dúvidas das pessoas e, assim, elas dificilmente chegarão ao site da sua empresa, mesmo que pesquisem temas diretamente ligados ao seu negócio. Ao publicar posts e outros conteúdos, você aumentará as suas chances de estar na primeira página.
Alcance de uma audiência maior
Além de poder ser encontrado por meio das pesquisas no Google, bons conteúdos têm grandes chances de serem compartilhados em redes sociais e aplicativos de mensagens. Comece a publicar conteúdo de qualidade e você verá que as pessoas vão espalhar a mensagem da sua empresa por aí, ajudando na sua divulgação.
Aumento do engajamento
Por meio do blog, as pessoas podem comentar, expressar opiniões e interagir com a sua empresa. A comunicação passa a ser uma via de mão dupla e a sua empresa terá a chance de conhecer a opinião dos clientes e leads. Eles, por sua vez, se sentirão mais valorizados ao perceberem que são ouvidos pela empresa.
Otimização do trabalho de vendas
Em um passado não muito distante, as empresas tinham poucas oportunidades de fazer contato com o público. Propagandas tradicionais são caras e a participação em eventos gera um número limitado de contatos.
Com a criação de um blog e produção de conteúdo, você terá não apenas mais contatos, mas também contatos que têm maior potencial para se tornar clientes. Se uma pessoa está navegando no blog da sua empresa e quer entender sobre o assunto que você fala, significa que ela já tem algum interesse no assunto.
Quando ela se torna um lead por meio do blog, sua equipe de vendas terá menos trabalho para converter em comparação com alguém que não demonstrou interesse pela empresa.
O blog empresarial na prática: 5 passos para criar um
Está convencido sobre a importância de criar um blog para sua empresa? Veja, agora, 5 passos para fazer isso!
1. Escolha a temática do blog
Como falamos, você pode abordar temas relacionados ao seu negócio, mas não vai focar no seu produto. Escolha uma temática para seu blog e identifique palavras-chave e temas que você pode abordar.
2. Conheça seu público
O conhecimento sobre seu público é parte fundamental de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Na verdade, ao criar um blog você deve aprender um outro conceito: a persona. Esse é um personagem semifictício que representa o cliente ideal da sua empresa.
Ao coletar dados reais por meio de pesquisas, questionários respondidos pelos seus clientes atuais e outras fontes, você criará uma ou mais personas. A persona é muito mais detalhada do que o público-alvo e vai ajudar você a criar conteúdo personalizado para pessoas que têm chances reais de se tornarem clientes.
3. Determine seus objetivos
Determine metas realistas para guiar os seus esforços com o blog. Por exemplo, “estabelecer uma média de X visitantes após 12 meses” ou “alcançar uma taxa de conversão de Y %”. Naturalmente, quanto mais arrojados seus objetivos mais você terá que se esforçar e publicar.
4. Defina as estratégias
Sabendo o que sua empresa tem como meta, defina as estratégias para a o blog e a produção de conteúdo. Responda perguntas como:
- qual é o orçamento mensal disponível?
- Quem vai criar um blog para a sua empresa?
- Quantos conteúdos serão publicados por semana?
- Que tipo de conteúdo vai ser escrito?
- Quantas pessoas vão cuidar da estratégia de marketing digital?
Enfim, monte seu planejamento, mas também esteja ciente de que é bem provável que você terá que testar diferentes estratégias até descobrir o que é mais eficiente.
5. Produza conteúdo regularmente
Por fim, é hora de colocar a mão na massa para fazer seu blog dar certo. Comece a produzir e publicar conteúdo regularmente e mantenha a consistência. Não se esqueça de medir seus resultados e identificar oportunidades de melhoria nos seus métodos. Esse será um processo de constante aprendizado.
[rock-convert-pdf id=”114″]
Viu como criar um blog pode ajudar a sua empresa a crescer? Planeje a sua estratégia e comece a gerar conteúdo para atrair, engajar e converter as suas personas.
Ainda não assinou a nossa newsletter? Cadastre-se agora mesmo para receber conteúdos imperdíveis no seu e-mail!