Ter uma boa estratégia de marketing digital para pequenas empresas é importante para atrair mais público, mostrar que você tem bons produtos e – o mais importante – gerar vendas.

Uma pequena empresa nem sempre dispõe de grandes quantias para investir em divulgação mas, com uma certa dedicação e estudo, é possível alcançar boa visibilidade utilizando o marketing digital. Há muitos casos de sucesso de pessoas que cresceram por meio das redes sociais (que são um braço do marketing digital), mas isso não acontece da noite para o dia. Sim, o sucesso instantâneo pode levar alguns anos para acontecer. A boa notícia é que ele é exponencial: depois de algum tempo, os números se multiplicam mais rapidamente.

Antes de tudo, vamos estabelecer a base para a comunicação – que vai servir para qualquer ferramenta de marketing, acredite.

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    Em que posso te ajudar?

    Saiba exatamente como seu produto ou serviço resolve problemas para as pessoas e quais as vantagens apresenta para elas. Se você não tiver clareza sobre isso ainda, pare, pense e anote. Colete informações com seus atuais clientes. Tudo isso vai ajudar muito na hora de definir a estratégia de conteúdo.

    Você sabe com quem está falando?

    Identifique qual é o público que vai se beneficiar com seu produto ou serviço: idade, identidade de gênero, tipo de relacionamento, hábitos, renda, redes sociais favoritas… Esse de conhecimento ajudará a formar uma linguagem atraente, utilizar os veículos certos e fortalecerá a mensagem da sua marca diante desse grupo. Dê uma olhada na ferramenta gratuita Google Think Insights (em inglês) para analisar públicos de acordo com seu setor de atuação.

    Espelho, Espelho meu…

    E meu concorrente? O que anda fazendo? Dê uma boa estudada nos melhores do seu mercado. Procure entender como essas marcas se comunicam, interagem e seduzem sua audiência. Siga as redes sociais delas, inscreva-se nos newsletters e monitore a linguagem e frequência da comunicação, por exemplo. Nada de vaidade nessas horas: faça uma análise crítica, acerte onde essas marcas erram e faça ainda melhor onde elas acertam.

    Posso te adicionar?

    Estude o modo de operação da rede social que você deseja trabalhar. Quais são as condições para ela entregar seu conteúdo? A prioridade é formato de vídeo, texto ou imagem estática? O quanto você precisa interagir ou o quanto precisam interagir com sua publicação? Qual o preço da publicação patrocinada? Verifique se o serviço de mensagem que ela utiliza é um bom caminho para você estabelecer contato para vendas. Verifique quais dados é possível extrair dela para formar as métricas de engajamento. Estude o meio de divulgação em que você pretende inserir conteúdo. Esse é um passo fundamental.

    estratégias de marketing digital para pequenas empresas

    Hora da pipoquinha

    Assista vídeos sobre como se comunicar melhor nas redes sociais, como organizar e iluminar seu ambiente antes produzir imagens e sobre como funciona o marketing digital. Você consegue encontrar excelentes conteúdos sobre o assunto nas redes e ainda montar uma playlist com seus favoritos para rever sempre que precisar reforçar algum conceito.

    Todas essas informações devem ser compiladas e organizadas em um documento de referências. Lembre-se de revisitar essa pesquisa para atualizar dados e obter novos insights. Não esqueça essa base num canto qualquer do seu HD, pois ela facilitará muito os próximos passos da sua jornada no marketing digital. As ferramentas podem ser ótimas, mas se não transmitirem a mensagem correta, não surtirão o efeito desejado.

    Como usar as redes sociais no marketing digital para pequenas empresas

    De forma objetiva, aqui vão 5 dicas importantes para você acertar no uso das redes sociais:

    1) Organização

    defina qual a linha editorial dos conteúdos você deseja publicar no mês. Assim, você terá um panorama do que será feito e com qual o volume de trabalho aproximado precisará lidar. Em seguida, defina quando o conteúdo será produzido e quando será publicado. Esse calendário é importante para manter a constância nas publicações. Já com o conteúdo produzido, utilize ferramentas de agendamento das publicações para facilitar seu dia a dia.

    2) Definindo linguagens

    Instagram, Tik Tok, Twitter, Facebook, Linkedin… existem muitas redes sociais e cada uma guarda suas particularidades. Portanto, a forma de comunicar seu conteúdo em cada uma delas também deve ser específica. A seguir, defina uma identidade forte. Escolha a linguagem escrita (mais formal ou menos informal), o padrão de imagens e seus filtros favoritos, os temas musicais para acompanhar vídeos e use-os muito. Tudo comunica!

    Ter uma linguagem recorrente vai imprimir sua marca na cabeça da sua audiência. Aqui vale a máxima “Menos é Mais”. Escolha a rede social frequentada maciçamente pelo seu público-alvo e foque em fazer o melhor conteúdo nela. Se estiver com tempo, escolha a segunda melhor e repita os passos, e assim por diante. O importante é manter a frequência com bom conteúdo. Afinal, o que não é visto não é lembrado, mas ser bem-visto é primordial.

    3) O que publicar?

    Pensando em quem está produzindo com pouco ou nenhum suporte, foque nas suas próprias habilidades e nas escolhas e nas preferências do seu público. Atualmente, o Instagram dá grande visibilidade para conteúdos produzidos em vídeo, mas pode ser que, por questões técnicas ou pessoais, você não consiga fazê-los – nesse caso, vai ser preciso fazer outro tipo de conteúdo.

    Dando um exemplo mais prático, mescle postagens de venda dos produtos ou serviços com postagens engraçadas, inspiradoras e cotidianas que remetam ao seu campo de atuação. Atualize-se sobre as tendências e veja se consegue reproduzir algo criativo e pontual associado à sua marca.

    Agende seus posts, faça impulsionamento e gere relatórios!

    SAIBA MAIS!

    4) Mostre autoridade no seu assunto

    Seja qual for o setor, quem vende algo mostrar que sabe do que está falando. Responda as perguntas da audiência, faça postagens em que transfira conhecimento de qualidade sobre seu assunto e mostre como seu produto ou serviço está carregado dessa experiência.

    Um exemplo: uma pessoa que vende sapatos pode fazer uma postagem mostrando como determinados modelos podem transmitir mensagens diferentes se combinados com roupas específicas. Ou explicar como o processo de produção interfere na qualidade e durabilidade do calçado – características que, “coincidentemente”, sua marca tem de sobra.

    5) Interação

    Uma das características estruturais das redes sociais é a interação. Você precisará reservar um tempo para responder comentários, mensagens privadas e acessar perfis que seu público frequenta para interagir lá também. Procure ser original e de fato escrever suas respostas. Isso faz parte do fortalecimento do seu perfil, que começará a dar indicativos da sua relevância para os algoritmos.

    O universo do marketing digital para pequenas empresas em redes sociais é bem amplo, mas a partir dessas dicas você pode conquistar bons resultados e evoluir cada vez mais na divulgação dos seus produtos e serviços.

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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