O marketing de conteúdo é uma das formas mais eficazes de conquistar clientes e posicionar sua marca como especialista. Saiba como utilizar bem esse método.

No marketing digital, uma das estratégias de atração de consumidores é o marketing de conteúdo. Há um tempo, existem diversas razões para implementá-lo em seus negócios, mas aqui vamos abordar outros lados do tema.

O marketing de conteúdo tem relação direta com aspectos fundamentais do negócio: mostra autoridade no seu mercado, constrói relevância e conduz a pessoa para o momento ótimo da aquisição. Um dos principais objetivos do método é atrair consumidores e gerar vendas, mas, indo mais adiante, demonstrar conhecimento do seu assunto e como ele pode resolver problemas gera confiança. E confiança separa uma marca dos seus concorrentes.

Navegue pelo índice

    Como produzir um bom marketing de conteúdo?

    É preciso ter a clareza de que esse conteúdo gera valor para quem o consome, tem a profundidade necessária para fazer o público se sentir bem informado e ter boa qualidade para ser recomendado. Quanto mais engajamento esse conteúdo tiver, mais os algoritmos o perceberão como útil. Esse conteúdo nunca fará promoção direta da marca, mas sua marca será lembrada por meio dele, logo, será lembrada na hora que a pessoa for consumir.

    A produção do marketing de conteúdo envolve algumas etapas importantes e, seguindo o método, é possível chegar a bons resultados:

    1)  Defina as personas

    Nesse artigo explicamos como criar personas e como utilizá-las. Essas personas devem ser divididas nos diversos momentos da jornada de compra:

    • Topo de funil: quem está conhecendo alternativas para um possível problema;
    • Meio de funil: sabe que tem um problema, conhece algumas opções e está considerando uma contratação;
    • Fundo de funil: quem está no momento da compra.

    Com a criação das personas é possível mapear onde encontrar seus potenciais compradores e assim fazer o conteúdo chegar a eles.

    o que é marketing de conteúdo

    2)  Defina os temas e as complexidades

    Os conteúdos devem acompanhar as necessidades de cada uma dessas personas, adaptados para a linguagem e profundidade que elas têm sobre o assunto. Você não pode gerar conteúdo idêntico para uma pessoa iniciante e uma experiente, pois elas têm necessidades diferentes em relação à informação e à compra.

    Além disso, é preciso adaptar a publicação do conteúdo ao meio de comunicação. Os textos devem ser publicados no blog da sua empresa, já com seus desdobramentos de divulgação. A chamada que veicula o conteúdo no Instagram não será igual à do Twitter – e assim por diante.

    3)  Faça um bom planejamento

    Defina qual o meio de comunicação (WhatsApp, e-mail marketing, redes sociais, links patrocinados) e a periodicidade (diária, semanal, mensal) desse conteúdo por meio de um calendário de publicações.

    4)  Tipos de conteúdo

    O marketing de conteúdo contempla uma infinidade de formatos de escrita. Entre eles temos os artigos/posts, e-books, infográficos e papers. Veja os principais tipos de conteúdos:

    Artigos/posts

    São textos objetivos, mas consistentes em qualidade. Podem ser utilizados tanto para atrair um público mais geral quanto um público mais qualificado. Sua profundidade depende da estratégia que o negócio adotar. Se for um conteúdo educativo e serial, ele pode ir se adensando conforme a campanha avance. Outro ponto muito importante é que os artigos/posts são essenciais para puxar o assunto de e-books, infográficos e papers.

    O principal meio de veiculação desse conteúdo é o blog do site – que é uma ferramenta fundamental para firmar sua relevância diante dos algoritmos, além de ser essencial para formar a reputação e a autoridade da marca em seu setor. Para isso, as publicações devem ser regulares, bem formatadas, com as palavras-chave bem contextualizadas.

    Um dos melhores tipos de ferramenta para formatação de textos para blog é o WordPress. Seu dashboard é bastante amigável, tem campos customizáveis de acordo com a estratégia do marketing digital e permite inclusão de imagens, links e outros recursos.

    É preciso contratar a hospedagem do WordPress para garantir a segurança dos conteúdos, velocidade no processamento de dados e continuar recebendo as atualizações automaticamente. Além disso, quem contrata o serviço da hospedagem garante melhores plugins para sua loja virtual, site e para o próprio blog.

    A hospedagem WordPress da Locaweb garante a melhor performance do seu conteúdo na internet

    CONFIRA!

    E-book

    É um livro virtual que contém informações mais completas sobre determinado assunto. Sua profundidade também vai depender da estratégia da empresa e do tipo de público que deseja atrair – da pessoa leiga até a especialista.

    Geralmente, esse tipo de conteúdo pode ser liberado em troca de dados dos interessados nele – nesse ponto, essa pessoa é considerada um lead dentro da jornada de compra. O lead preenche um formulário de contato e recebe um link pelo e-mail para baixar o e-book. Esse formulário deve conter uma autorização para a empresa enviar outros comunicados para esse lead. Uma das formas de divulgar o e-book é inserindo o link para baixá-lo no decorrer dos artigos/posts do blog.

    Infográfico

    Esse conteúdo relaciona informações curtas com elementos visuais e pode ser esquematizado de diversas maneiras. É de fácil compreensão e possui grande potencial de atração e compartilhamento.

    Paper

    é um conteúdo analítico, geralmente baseado em estudos e pesquisas. É um bom formato para quem quer captar o público C-Level (pessoas que ocupam posições em diretoria e conselho). Como o e-book, ele também pode ser divulgado por landing page e distribuído em troca de dados.

    Outro desdobramento interessante é que esses conteúdos podem servir como linha mestra para construir um roteiro de vídeo (seja curto, para Reels ou TikTok; ou longo, para plataformas como o YouTube) ou mesmo um roteiro para podcast.

    5)  Monitoramento

    Um dos jeitos de monitorar o acesso ao conteúdo é criar uma URL customizada com informações que identifiquem a campanha. Uma boa ferramenta para isso é o URL Builder do Google Analytics. Ela contém campos autoexplicativos e bem fáceis de utilizar para você criar uma UTM.

    Vamos dar um exemplo prático:

    1. https://blog.locaweb.com.br/temas/marketing-e-seo/plugins-seo-wordpress/: esse é o URL do conteúdo;
    2. source=blog: a fonte original dele é o blog;
    3. medium=whatsapp: mas o link está sendo veiculando pelo meio de comunicação WhatsApp;
    4.  term=blog_conteudo_plugins-seo-wordpress: as palavras chaves são blog, conteúdo e WordPress.

    Você deve estar se perguntando o que é esse utm (Urchin Traffic Monitor) entre cada segmento do link customizado. Esse é um parâmetro criado pelo Google para facilitar o monitoramento de tráfego, em que ele rastreia como a pessoa chegou ao conteúdo, levando em consideração de onde o conteúdo saiu.

    Como você percebeu, o marketing de conteúdo é uma técnica muito importante para levar tráfego qualificado para seu site e posicionar sua marca como especialista. Dessa forma, você inicia um processo essencial de transformar prospects em clientes e pode impulsionar suas vendas.

    A Locaweb possui uma solução fácil e completa para seu site WordPress. Não importa qual é a quantidade de sites que você precisa desenvolver e a capacidade de armazenamento, temos uma solução que faz sentido para o seu negócio. Saiba mais detalhes!

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

    Veja outros conteúdos desse autor