Existem muitas maneiras de aumentar a interação do público com sua marca – e o conteúdo é uma das mais poderosas. Saiba como divulgar um blog e utilizar bem essa ferramenta.
Uma das ferramentas mais efetivas para mostrar a autoridade de uma empresa em seu mercado de atuação é o seu blog. Intuitivamente, como usuários de internet, sabemos o que é um blog, mas, para deixar aqui uma explicação, blog é uma página onde é possível publicar textos diários, sem muita burocracia e com possibilidade de atualização.
Em um blog, que tem como objetivo atrair uma audiência qualificada, preferencialmente com potencial para se tornar cliente da marca, os textos são rapidamente indexados pelos mecanismos de busca. Quanto melhor avaliada pelo algoritmo, melhor o posicionamento da página no ranking de resultados da busca.
Os textos para blog servem para aprofundar assuntos relacionados aos produtos e serviços oferecidos por uma empresa, mostrando o quanto ela entende dos problemas da área e sabe como solucioná-los. Aliás, esse tipo de produção é um dos recursos consolidados e utilizados com bastante efetividade no marketing de conteúdo.
O melhor jeito de representar todo esse conhecimento é por um conteúdo de alta qualidade – porque conteúdos comuns existem aos montes. Os algoritmos vão considerar o seu texto relevante se ele cumprir alguns requisitos de SEO, mas um dos fatores chave é quanto tempo o visitante permanece na página e, melhor ainda, se ele engajou com o conteúdo, clicando nos links ou acessando outras páginas posteriormente.
E qual o caminho do engajamento? Não existe uma fórmula precisa para isso, mas algumas boas práticas de comunicação podem colocar você no caminho certo.
Todo mundo gosta de uma boa história
Que o diga Sherazade, aquela das mil e uma noites! Ela fidelizou e engajou o rei Xariar (a audiência) por meio de estórias (posts) com pontos de continuidade (links relacionados) e isso salvou seu próprio pescoço.
Por isso, nossa recomendação é estudar um pouco de storytelling e até mesmo escrita de roteiro audiovisual, para entender como dar ritmo aos seus textos de blog. Como na área de comunicação tudo se relaciona, aproveite as técnicas que já estão à disposição para melhorar sua produção.
IMPORTANTE: ninguém aguenta mais aqueles textos que se repetem e ficam naquele lenga-lenga até chegar ao assunto. E, pior: quando o assunto chega, a solução não é grande coisa. Evitem esse recurso e ganhem ainda mais credibilidade.
Para o visitante ficar contigo e voltar à sua página, ele precisa gostar de te acompanhar. Surpreenda por meio de uma linguagem real, autêntica, direta e recheada de informações práticas.
Você está conversando ou falando para as paredes?
O diálogo acontece quando a pessoa dá a deixa para a outra interagir. Se no fechamento do texto houver uma reflexão e um convite para a audiência colaborar com o que pensa, isso aumentará as chances de interação. Mas é preciso dar continuidade ao papo. Organize-se para voltar ao post e responder todas as pessoas. E evite respostas genéricas: quanto mais legítima for a resposta, mais a audiência confiará em você.
Nem sempre quem interage com seu blog vai comprar de você, mas certamente essa pessoa irá te ajudar em futuras vendas.
Como divulgar um blog
Para aumentar o fluxo de visitantes no seu blog é importante utilizar todos os recursos possíveis para divulgar o conteúdo. Vamos aqui listar alguns desses recursos:
- Redes sociais: dê uma prévia do assunto por meio de um post ou vídeo e convide a audiência a saber mais, deixando o link para o blog. Também coloque os links para os textos do blog em plataformas como o Linktree. Esse recurso facilita bastante o rol de assuntos para quem quer acessar mais conteúdo da sua empresa nas redes sociais.
- Grupos de discussão: busque grupos sinérgicos ao assunto do blog e divulgue o link, sempre acompanhando de uma boa chamada. Volte ao grupo para saber se houve alguma interação e responda a todos.
- Patrocine o conteúdo: caso o conteúdo seja estratégico para sua campanha de vendas, anuncie nos buscadores e faça posts patrocinados nas redes sociais. Essa ação precisa estar prevista na estratégia de vendas, pois assim os conteúdos já são produzidos obedecendo aos critérios da campanha.
- Pesque no aquário: tente relacionar outros links de sua própria página ao texto atual. Isso fará com que sua audiência passe mais tempo dentro do seu domínio.
Aumente o engajamento do seu blog com uma ferramenta que traga resultados!
SAIBA MAISExtra! Extra! Produza uma newsletter periódica
Para manter sua audiência fiel é preciso dar razões para ela voltar à sua página. Além de um conteúdo interessante, produza um newsletter periódico com as chamadas e links para os textos atuais do blog. No decorrer dos textos, coloque um call-to-action (CTA) com um link para a pessoa se inscrever e receber sempre seu conteúdo. E seja simples nesse momento: peça apenas nome e e-mail no primeiro ato. Com o tempo, envie outras perguntas para enriquecer o perfil.
Desenvolva conteúdo rico
Outro recurso importante para divulgar seu blog é investir em conteúdo rico. Desenvolver e-books, infográficos e outros materiais mais profundos é uma forma de mostrar a clientes e prospects que você tem conhecimento sobre seu mercado e consegue orientar o público sobre as tendências e melhores práticas.
Conteúdo rico é um grande recurso para atrair novos públicos. Desenvolva uma landing page (uma página web especial para esse conteúdo) que explique do que se trata o conteúdo e tenha um formulário para o usuário preencher seus dados. Dessa forma, a empresa cede um conteúdo rico gratuitamente, mas recebe em troca informações sobre o público. Em um segundo momento, você pode usar essas informações para fazer um novo contato, oferecendo outros conteúdos, pedindo um feedback sobre o conteúdo ou já avançando no processo de venda de soluções.
O mais importante é que, com um conteúdo rico, você mostra conhecimento do assunto e reforça o engajamento com o público.
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Existem muitas maneiras de alcançar a interação das pessoas que visitam seu blog e aqui colocamos as que fazem mais sentido a partir da nossa experiência. E a partir da sua experiência? O que atrai sua interação nos blogs que você frequenta?