O blog é um dos canais mais potentes para apoiar a estratégica de vendas no médio e longo prazo, além de atrair leads de qualidade.

O comércio eletrônico está consolidado em quase todos os segmentos. Em 2023, espera-se faturar R$ 185,7 bilhões na modalidade, com um ticket médio de R$ 470 por transação. Hoje, o comércio eletrônico pode ser o meio mais rápido de obter uma fonte extra de renda ou mesmo iniciar uma transição de carreira para quem tem limitações de investimento.

As vantagens são muitas: não é preciso ter um ponto físico de venda, é possível administrar uma operação pequena de maneira otimizada e é possível contratar ferramentas tecnológicas pré-setadas – como o criador de site e loja virtual oferecidos pela Locaweb.

Para alcançar mais público e obter sucesso na divulgação do negócio, é preciso trabalhar algumas estratégias de comunicação digital. Quem está começando precisa apostar em conteúdo e um dos canais mais potentes para fazer isso é o seu próprio blog.

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Hoje, vamos sugerir seis estratégias essenciais para utilizar o blog do seu site para vender mais e melhor. Vamos a elas.

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    Mas, antes, uma palavrinha

    Um blog é uma ferramenta de educação da audiência e um fermento para a vontade de comprar. À medida que a marca produz um conteúdo de qualidade, útil e com propósito, os leads se aproximam mais e sentem que faz sentido comprar as soluções indicadas por ela. Assim, eles são convertidos em clientes.

    Como essa abordagem faz muito sentido até no longo prazo, uma vez que o conteúdo fica disponível no site e é indexado nos buscadores, o blog é uma forma consistente e econômica de fomentar e apoiar as vendas. Então, seu poder não pode ser subestimado e a produção nele deve ser permanente.

    1) Construção de autoridade e reputação

    A construção de um conteúdo claro e rico mostra aos seus leads que sua marca detém um conhecimento de alto nível e é especialista no assunto. Os tipos de conteúdo mais comum dentro dessa estratégia são casos de sucesso, dicas práticas e apresentação de problemas acompanhados das suas soluções. Se possível, abra o conteúdo para receber comentários e interaja com eles. Quanto maior for sua capacidade de atender as dúvidas e esclarecer conceitos incompletos e incorretos, maior será sua credibilidade.

    Lembre-se que as respostas aos comentários funcionam com um complemento do conteúdo produzido, podendo aumentar o tempo de permanência das pessoas que chegam à página. Isso também ajuda na indexação do blog nos buscadores – o que nos leva ao segundo ponto.

    +Como divulgar um blog e aumentar a visibilidade do seu conteúdo

    2) Ranqueamento do blog

    O Google está sempre melhorando e atualizando seus processos de ranqueamento de páginas. Uma constante no meio disso é que quanto mais relevante e qualificado for seu conteúdo, melhor ele poderá ser enxergado pelo buscador. É preciso, no entanto, ter uma comunicação consistente no blog, com frequência de publicação, interação com a audiência e uma estratégia de SEO estabelecida para alcançar melhores resultados.

    Isso fará com que os leads encontrem a página de blog entre os primeiros resultados de busca, trazendo mais cliques para o site. Aqui vale lembrar regras simples, mas muitas vezes subestimadas, como uso de títulos, linha fina, metadescrição, subtítulos, palavras-chave. Tudo isso é muito importante dentro da composição do texto, pois são itens reconhecidos pelos mecanismos de busca. E estude sempre sobre SEO, algoritmo e ranqueamento: eles estão em constante atualização.

    como usar um blog para vender

    3) Esteja junto desde o começo

    O blog pode ser um meio de estar com o cliente desde o início na jornada de compra, já naquela fase em que ainda está identificando seus problemas e considerando soluções. Como o conteúdo publicado no blog pode ter relação direta com a aprendizagem, ele será um dos meios do lead se familiarizar não apenas com o assunto, mas com a sua marca.

    Assim, quanto mais a linguagem for simplificada, clara e útil, mais ele se envolverá. Resumo da ópera: no momento que a pessoa estiver preparada para a compra, a sua marca tem grandes chances de ser a primeira escolha.

    4) Use uma linguagem envolvente

    Mesmo quando se trata de um conteúdo informativo ou educativo, é preciso criar uma trilha para ser seguida por quem a lê. Uma informação precisa estar encadeada a outra, com ritmo e sentido lógico. Mostre os benefícios de seus produtos e serviços, sempre relacionando a histórias que criem identificação com a audiência.

    5) Divulgação por e-mail marketing

    Não basta construir um discurso redondo: as pessoas precisam chegar até ele. O conteúdo do blog pode ser utilizado para chamar a atenção da sua base de leads pelo envio de e-mail marketing. As modalidades de e-mail marketing de conteúdo podem ser: uma newsletter com as chamadas para publicações mensais, quinzenais ou assim que for produzido (nada como conteúdo fresquinho!).

    Algumas marcas enviam o artigo na íntegra e iniciam uma conversa de venda ali mesmo, arrematando com uma call to action. Mas esse é o tipo de estratégia que precisa fazer sentido dentro da estratégia de marketing, uma vez que esse tipo de comunicação pode não levar a pessoa para o site.

    Escolha um dia e um horário fixo para enviar os e-mails e criar uma rotina para quem recebe. A Locaweb oferece uma ferramenta de e-mail marketing com recursos que facilitam o envio e emite relatórios completos sobre o resultado da ação, além de permitir envio de teste A/B e outras funcionalidades.

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    SAIBA MAIS

    Dica bônus: não caia no erro de comprar mailing. Seria suficiente dizer que isso fere a LGPD, mas não é só isso (não, não vamos te oferecer um conjunto de facas a seguir). Essa base de contatos será um problemão também por não ser sanitizada, por fazer o e-mail marketing ir direto para as caixas de spam, por ficar sujeito a denúncias e descadastramento em massa. Prefira contatos que saibam quem você é, que desejam receber seu conteúdo e tenham chance de fechar negócio. Não desperdice seu investimento.

    6) Divulgue o blog em suas redes sociais

    As redes sociais são veículos de comunicação importantes para alcançar um grande número de pessoas, educar a audiência, tornar o produto conhecido e vender. Elas dão a oportunidade de começar conversas e migrá-las para outros canais para aumentar as chances de vender. Utilize as redes sociais para divulgar conteúdos com apelo de venda produzidos no blog. Aproveite e inclua o endereço do blog na relação da linktree e fale a respeito dele nos conteúdos publicados.

    Essas estratégias serão importantes para aumentar as chances de efetivar vendas por meio do conteúdo do blog. Nesse caso, trata-se de um relacionamento mais longo e consistente do que campanhas que chamem compras por impulso – e uma não anula a outra. O importante é saber que a diversificação de canais de comunicação para fomentar vendas mostra as vantagens do seu produto ou serviço para mais pessoas e expõe melhor sua marca.

    O autor

    Liliane Oliveira

    Liliane Oliveira é Coordenadora de Marketing de Conteúdo e SEO na Locaweb, com especialização em Marketing pela ESPM. Com mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia, ela se destaca como especialista em SEO, criação de conteúdo, gestão de blogs, sites e canais do YouTube. Seu trabalho é voltado para o aumento do tráfego orgânico e geração de resultados. Além disso, ela encontra equilíbrio praticando yoga, conhecendo novos lugares e se dedicando a novas aprendizagens, sempre como uma eterna padawan.

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