Criar uma loja virtual é o primeiro passo para empreender na internet. E junto disso, é preciso aliar técnicas de sucesso para aumentar a visibilidade da sua marca e conquistar novos clientes.
Com o crescimento de e-commerces e vendas online, muitos empreendedores possuem dificuldades em gerar resultados a médio e longo prazo.
Para te ajudar a construir um plano de marketing sólido para a sua loja virtual, preparamos um guia com etapas fundamentais para colocar em prática. Use o nosso plano de marketing para apoiar suas próximas estratégias e otimizar ações e campanhas. Vamos lá?
1. Faça um planejamento e defina objetivos
Todo empreendedor deseja alcançar o sucesso e estabilizar sua empresa perante ao mercado.
O planejamento do seu projeto deve ser executado levando em conta alguns pilares: estudo do segmento e mercado, público-alvo, análise de concorrência e posicionamento de uma marca.
Faça uma pesquisa e reúna as informações destacadas para construir um plano de atuação para a sua loja virtual.
Com essa estratégia será possível avaliar o cenário de atuação e quais são as oportunidades para se destacar e gerar negócios.
2. Crie personas
A análise de personas é uma das principais estratégias de marketing digital. É essencial para conhecer o perfil dos seus potenciais clientes e encontrar ações eficazes.
Para começar, conciliando com o novo planejamento estratégico, faça uma análise do perfil de clientes ideais para a sua empresa e identifique informações que possam construir uma pessoa fictícia para a sua marca – ou seja, um personagem com o perfil ideal de um potenciador comprador.
Para refinar a sua pesquisa, use informações de mercado e segmento, público-alvo e redes sociais. Considere a criação de uma pesquisa para conquistar dados sólidos sobre o seu público.
Por fim, reúna todas as informações e selecione os dados que compõem o perfil da sua persona, dividindo por dores, desafios, oportunidades e dados comportamentais.
3. Identifique suas palavras-chave
A análise de palavra-chave é essencial para construir uma página na web. As keywords são essenciais para ranquear um site e facilitar a busca e navegação de usuários.
A descrição da sua página, categorias, menu, informações sobre seus produtos e conteúdos são algumas das opções para aplicar e desenvolver baseado na estratégia.
Ferramentas do Google, Ubersuggest e SEMRush são opções úteis para pesquisar termos e palavras-chave que ajudam no levantamento.
Outra oportunidade é utilizar os termos mais indicados para o seu negócio com sua estratégia de Ads e promoção de campanhas nas redes sociais.
4. Potencialize sua presença digital
Só ter uma página na internet não é a única estratégia a ser considerada. O novo consumidor está navegando em redes sociais, comunidades, aplicativos, e-mails, landing pages, tornando-se cada vez mais ativo na busca por novas experiências.
Antes de criar uma loja, faça um levantamento sobre todos os canais disponíveis para a atuação da sua marca. Dessa maneira, você conseguirá ser ainda mais estratégico e promover uma jornada baseada no funil de vendas, conciliando oportunidades e novas chances de conversão multicanais.
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5. Aumente a segurança na internet
A segurança na internet é um dos temas mais discutidos e importantes para aumentar a proteção da sua rede de contatos. Entre as principais ações estão a segurança em meios de pagamento online e o uso de um certificado de segurança para navegação na internet.
Nos sistemas de meios de pagamento, existem diversas ferramentas para proteger o fluxo de transações online. Entre as soluções disponíveis, podemos destacar gateway e intermediadores de pagamentos como as principais opções do comércio eletrônico. Basta integrar as ferramentas em sua loja virtual para começar a utilizar os recursos.
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Outra estratégia fundamental para a segurança na internet, é o uso de um certificado de segurança. Isso faz com que sua página seja indicada como confiável para a navegação de usuários e ajuda a aumentar a segurança de dados com criptografia.
6. Crie conteúdos
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias para conquistar novos contatos e aumentar a satisfação e fidelização dos seus clientes. É utilizado para blogs e funil de vendas, servindo para qualificar leads e fechar novos negócios. Quando aliado a uma estratégia de marketing para empresas, pode compor as ações de personas e palavras-chave.
Na prática, basta identificar quais conteúdos ajudam e aproximam seu público-alvo, investindo na produção de materiais como artigos, e-books, webinars, podcasts e etc.
É fundamental para colaborar e construir campanhas e ações para converter novos contatos, aumentando a influência da sua marca na web.
7. Invista em atendimento e pós-venda
O atendimento aos clientes é um dos principais recursos de uma empresa. Está presente desde os primeiros contatos e é essencial para potencializar vendas, suporte e relacionamento. Entre as principais práticas do dia a dia, podemos destacar o uso de chats, redes sociais, e-mails e sistemas de telefonia e atendimento online.
Para construir uma estratégia de atendimento, selecione quais canais fazem parte da jornada do seu cliente e utilize um gerenciador de atendimentos para centralizar interações e chamados, garantindo tempo hábil para resposta e qualidade nas etapas de contatos.
8. Acompanhe as métricas e indicadores de sucesso
As métricas e indicadores de uma loja virtual são fundamentais para entendermos os retornos do negócio. Um recurso fundamental é a integração com as principais ferramentas para quem vende na internet, possibilitando feedbacks mais assertivos para identificar a performance das suas campanhas.
O marketing digital permite o dados em tempo real. Por isso, a primeira dica é acompanhar ativamente todas as ações executadas e desenvolver um report de análises. Reúna dados anteriores e posteriores das suas ações para quantificar e conhecer suas próprias taxas de sucesso.
E então, curtiu as nossas dicas? Continue acompanhando o Blog da Locaweb e fique por dentro das principais novidades e estratégias para empreender e se destacar na internet.