Ter uma boa comunicação com o cliente melhora o processo de pós-venda e aumenta a chance de vendas adicionais. Saiba como deixar sua loja virtual mais inteligente com os emails transacionais.
Seu negócio estava indo bem por meio das vendas diretas, mas a alta demanda pelos seus produtos ou serviços fez você parar para pensar: “abrir uma loja virtual ou não?”, eis a questão. E a resposta é “sim”. É importante profissionalizar a venda para o seu negócio evoluir e ser ainda mais rentável. Por isso, partir para o e-commerce é essencial.
Para ter sucesso, porém, uma loja virtual precisa estar além da vitrine passiva – e aposto que você sabe disso. A base do seu crescimento vem de algo muito precioso: a comunicação. E não somente a comunicação feita pela cara do site e fotos bonitas. É também como você chama quem compra para conversar.
No e-commerce esse papo, muitas vezes, pode acontecer quando a pessoa esquece a senha, quando ela preenche um formulário de contato, quando precisa acompanhar a sua compra ou quando aceita receber avisos específicos da sua loja virtual.
Todas essas formas de comunicação obedecem critérios de qualidade e segurança e, portanto, são padronizadas e sistematizadas numa sequência lógica de e-mails. Elas são enviadas pontualmente, com informações exclusivas e personalizadas para quem as recebe.
E isso tem nome: emails transacionais. “O que?”. Soa estranho mesmo, mas você, como pessoa que compra, já recebeu – e recebe – um monte deles. Veja abaixo o que é preciso para deixar a sua loja virtual inteligente e se comunicar com o cliente.
O que é email transacional?
Começando pelo começo, transacional deriva da palavra transação, que pressupõe o disparo de um alerta, a solicitação de uma ação ou o envio dos detalhes sobre uma transação feita na loja virtual.
Sua loja virtual mais inteligente
Saiba que os emails transacionais ajudam, e muito, o seu negócio a vender mais e ser mais eficiente, além de desafogar várias áreas da sua empresa. E aqui, vamos dar exemplos práticos e do dia a dia da loja virtual.
1) Carrinho de compras
Muitas e muitas pessoas colocam uma infinidade de itens no carrinho de compras para depois escolher apenas algumas peças. Ou nenhuma, largando o carrinho abandonado. Quem nunca? Acontece no mundo real, acontece no virtual. Algumas empresas estabelecem uma contagem regressiva para expirar o carrinho. Outras empresas não, mas deixam o aviso de que a peça não está reservada e que ela pode não estar disponível até a conclusão do pedido.
No primeiro caso, a empresa pode afugentar quem não gosta de sentir a pressão do tempo ou pode fechar vendas mais rapidamente com quem quer realmente garantir o produto. No segundo caso, a pessoa também pode se apressar em fechar a compra ou abandonar o carrinho todo por conta de perder um produto desejado. Em todos esses casos, podemos enviar e-mails transacionais para dar continuidade à transação.
2) Carrinho abandonado
Caso a pessoa esteja logada, seu e-commerce pode disparar um e-mail automático mostrando as peças que ficaram lá. Esse e-mail deve utilizar uma linguagem mais amistosa, convidando a continuar a compra.
3) Produto indisponível
É possível criar um formulário para que a pessoa seja avisada assim que o produto voltar para o estoque. O sistema irá reconhecer quanto o item estiver disponível e enviará um email automaticamente para a pessoa quando isso acontecer.
4) Comprou do carrinho
Aqui, a gente comemora! Mas o trabalho está só começando. Os emails transacionais de vendas são as comunicações que a pessoa recebe do momento em que a compra é feita até receber o produto.
Nesse ponto da transação, os emails obedecem uma sequência lógica e que mantém a pessoa informada sobre todos os passos de sua compra. Aqui vamos colocar uma sequência comum de emails transacionais que acontecem até a entrega:
- Compra concluída com pendência da confirmação de pagamento
- Pagamento confirmado ou pagamento recusado
- Produto em separação
- Emissão de Nota Fiscal
- Produto em expedição
- Produto expedido: informar dados do rastreio e como rastrear o produto
- Produto entregue
É possível enviar, também, um pedido de avaliação do produto, alguns dias depois da entrega. Esse email trará a pessoa de volta para o e-commerce e será uma oportunidade para gerar novas compras.
5) Eita! Esqueci minha senha
Nesse caso, a pessoa preenche um formulário para fazer a alteração e a sequência de emails segue também uma lógica:
- E-mail com o link para redefinição da senha
- E-mail informando a alteração da senha
Sua loja virtual pode estabelecer uma quantidade de tentativas de login para o mesmo usuário e então bloquear o acesso temporariamente. É possível, também, exigir alguma ação para confirmar a identidade da pessoa depois dessas tentativas sem sucesso. Em ambas as situações, a pessoa receberá e-mails específicos para notificar o que está acontecendo.
Pense no volume de e-mails acontecendo ao mesmo tempo. Cada venda vai gerar, pelo menos, oito disparos de email. E se essas comunicações, pelo volume e recorrência, começarem a cair direto no spam, colocando seu domínio em uma lista negra?
O que acontece com sua loja virtual sem essas comunicações pontuais e automáticas?
De cara, a falta de comunicação sobrecarregará seus canais com clientes tentando falar com você para se atualizar sobre o status das solicitações – seja da venda ou da mudança de senha. Muita insatisfação no ar, não é?
Como eu faço para evitar isso
Para evitar essa situação, primeiro você precisa contratar uma plataforma de disparo de emails capaz de entregar individualmente os emails transacionais. Pela seriedade e importância dessas mensagens, a plataforma precisa garantir que as mensagens não vão parar na caixa de spam.
Para evitar esse problema, a plataforma deverá ter, necessariamente, o protocolo de envio SMTP (Simple Mail Transfer Protocol). Nós da Locaweb já escrevemos sobre o que ele é e quais seus diferenciais. Aliás, sabemos tudo sobre o assunto – faz parte da nossa especialidade há muitos anos.
A plataforma de envio dos emails transacionais utiliza o protocolo SMTP, porque ele garante que as notificações sejam entregues de maneira segura, efetiva e que não sejam interpretadas como spam – o que, pela nossa experiência, pode acontecer vez ou outra. Imagine se sua loja virtual não utilizar uma plataforma profissionalizada e endossada pelo mercado?
A plataforma também deve conter uma área de emissão de relatórios, na qual o administrador da loja virtual pode acompanhar o percurso do e-mail transacional e os índices de abertura, entre outras informações, ajudando a melhorar os processos e realizar alguma possível intervenção.
A nossa plataforma, por exemplo, se chama SMTP Locaweb e tem alta garantia de entrega dos e-mails automáticos, emissão de relatórios bastante completos e permite enviar até o dobro dos e-mails excedentes ao contratado. Nossa plataforma pode ser facilmente integrada a sites, e-commerces, apps e muitos outros sistemas. Além de tudo isso, dá suporte a sua loja virtual 24 x 7, por telefone ou chat, sem custo.
Garanta que sua loja virtual funcione de modo inteligente e sem preocupações.
SAIBA COMO