Do planejamento à execução, confira estas dicas essenciais para seu negócio bater um bolão no principal período de vendas do e-commerce brasileiro. Veja como vender mais na Black Friday!
Se você está com ansiedade para marcar no calendário o dia exato da Black Friday 2023, anote: será em 24 de novembro. Neste período do ano, tanto marcas quanto profissionais já estão imersos em intensos esforços de preparação para um dos eventos mais marcantes do calendário: a Black Friday. Este dia, tão movimentado quanto os tradicionais momentos de pico no varejo, como o Dia das Mães e o Natal, movimenta cifras bilionárias.
Além disso, a Black Friday exerce um impacto considerável nas áreas de logística e tecnologia, sendo essenciais para dar suporte ao volume massivo de vendas que ocorre. Como se isso já não fosse desafiador o bastante, há ainda outros fatores adicionais a serem considerados no planejamento das campanhas de 2023.
Como vender mais na Black Friday?
Aqueles que farão compras neste período possuem uma maior afinidade com as compras online e estão mais experientes quando se trata de aproveitar ofertas sazonais. Eles planejam comprar mais e com maior discernimento, tornando essencial que as marcas proporcionem uma experiência ainda mais surpreendente para cativar esse público.
Devido a todos esses fatores, esta temporada promete ser única, mas altamente lucrativa. Portanto, é fundamental realizar um planejamento extremamente detalhado e reforçar a capacidade operacional para evitar qualquer contratempo.
Agora, vamos às dicas para você aumentar suas vendas na Black Friday.
Jogue limpo
Vale repetir: não existe mais bobo na Black Friday. Quem tem intenção de aproveitar a data começa a monitorar os produtos desejados bem antes para evitar fraudes. Então, nada de aumentar o preço algumas semanas antes e depois vender pela “metade do dobro”. Quem pesquisa a sério guarda print de tudo e isso é suficiente para iniciar uma denúncia no Procon ou abrir uma reclamação em sites especializados como o Reclame Aqui.
Com tudo isso, lojas éticas têm muito mais simpatia e fidelidade por parte de consumidores e fãs. Algumas lojas optam por não alterar nenhum valor do e-commerce e sim gerar um voucher com a porcentagem de desconto aplicável no carrinho. É um caminho. Mas, em termos de atração e efetivação da venda, quem consome é mais impulsionado a comprar ao ver o descontão sobre o valor original. Quem nunca comprou por que o desconto estava muito bom?
Antecipe o seu planejamento
A Black Friday precisa começar bem antes, nos bastidores. Nenhuma estratégia altamente eficiente é montada da noite para o dia. Por isso, faça o melhor com o que tem em mãos. Pesquisar seu mercado e entender como a concorrência já trabalhou na data pode dar um indicativo das ações, mas não é garantido que estratégias passadas ainda surtam efeito no presente. Dentro do universo de vendas do seu próprio negócio, avalie o movimento de seus maiores picos e tire uma base para coordenar sua operação.
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Certo, certo mesmo, seria fazer uma avaliação geral de acertos e erros assim que a campanha de Black Friday se encerrar e já criar estratégias melhores para o ano seguinte. Se isso é importante para empresas grandes, mais ainda para médias, pequenas e micro.
Nossa sugestão é criar uma atmosfera que gere curiosidade e expectativa nas pessoas. Depois de definir os produtos e descontos aplicáveis, faça uma campanha nas redes sociais e por e-mail marketing, contando uma estória e anunciando os produtos com mais apelo de venda. Para atribuir mais profissionalismo, a campanha de e-mail marketing deve caminhar dentro de um funil de vendas.
A ferramenta de e-mail marketing da Locaweb é perfeita para esse tipo de ação e opera com muita estabilidade. Outra vantagem da ferramenta é que os resultados das campanhas passadas ficam armazenados, o que é ideal para realizar análises comparadas.
Veja como a ferramenta de E-mail Marketing pode alavancar a sua campanha!
SAIBA MAISSelecione os produtos
O ideal é fazer uma boa relação entre produtos e descontos, visando o giro de estoque e o fluxo de caixa. Isso é possível analisando os gráficos de vendas por produto, para dimensionar os descontos de modo mais inteligente. Esse mix deve contar com seus produtos exclusivos e seus campeões de vendas para ajudar a impulsionar a saída dos encalhes.
Quem tem negócio sabe que produto encalhado é prejuízo. Vale responder algumas perguntas: qual foi o problema com ele? É um produto ruim? Não foi bem precificado na época? Não fala com seu público fiel? Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de montar a estratégia.
O estoque físico precisa estar 100% compatível com os números de produtos disponíveis no e-commerce. É preciso fazer essa revisão periodicamente para evitar vender o que não existe mais – e criar um problema desnecessário.
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Use e abuse de ferramentas
É preciso testar a estabilidade do e-commerce e garantir que o fluxo de vendas funcione perfeitamente. A sequência de e-mails da transação de vendas e as notificações de cada etapa, tanto para quem comprou quanto para cada departamento responsável (financeiro, separação de produto ou despacho), deve funcionar sem furo e sem congestionamento. Aqui na Locaweb você pode contar com a plataforma SMTP, reconhecida como uma das melhores do mercado nesse quesito.
Vale também checar se o servidor está pronto para o possível pico de acessos durante a campanha. Se for apenas um dia de promoções, mais atenção ainda. Se a concorrência no nicho for alta, uma demora a mais leva a pessoa a abandonar o carrinho de compras sem pensar muito. Servidores dedicados têm um nível de serviço alto e garantem estabilidade. Veja as opções de servidores da Locaweb e contrate uma que seja adequada ao seu comércio eletrônico.
Não se esqueça da operação!
Uma estratégia operacional eficaz é aquela que transforma ações virtuais em realidade. As etapas cruciais desse processo incluem a separação de pedidos, a emissão de notas fiscais e a entrega segura das mercadorias nas mãos dos clientes.
Um desafio enfrentado nesta época é o potencial atraso e extravio de produtos. Optar por trabalhar com mais de uma empresa de entrega pode ser uma solução viável, desde que essas empresas tenham uma excelente reputação. Portanto, é fundamental realizar uma pesquisa criteriosa e seleção cuidadosa para evitar complicações.
Se você identificar a ocorrência de atrasos generalizados, tome a iniciativa de informar os clientes através de um e-mail marketing. Antecipação na resolução de problemas é sempre a melhor abordagem.
Seguindo essas orientações, você poderá lidar com um grande volume de pedidos e aumentar suas vendas na Black Friday, sem que isso prejudique a operação de seu e-commerce. Desejamos a você ótimas vendas!