Foi-se o tempo em que era necessário enfrentar a fila do cartório para autenticar assinaturas. Com o Certificado Digital, a assinatura eletrônica ganha validade e, além de tornar os processos mais facilitados, também promove mais rapidez para as assinaturas de documentos. Inclusive a emissão da Nota fiscal eletrônica que depende de um Certificado Digital. Somente por esses pontos, já mostramos algumas das principais vantagens em utilizar esse modelo, continue a leitura para saber mais, os tipos e como obter o seu. Confira!

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    O que é o Certificado Digital? 

    Como já citamos, o Certificado Digital é uma assinatura eletrônica com todos os dados do seu titular, seja pessoa física ou empresa. Através de chaves criptográficas – em arquivo digital ou token – é gerado uma identidade exclusiva e segura e a partir disso ele funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos. 

    O documento digital é utilizado para comprovar as informações de transações tributárias, como emissão de notas fiscais e contratos. Também é através dele que a empresa pode fazer declarações e comprovações que precisam ser feitas à Receita Federal. 

    Ou seja, o Certificado Digital é composto por:

    • Informações da pessoa ou da empresa;
    • Uma chave pública associada ao CPF ou CNPJ cadastrado;
    • Assinatura digital de empresa que é a Autoridade Certificadora Confiável;

    E para que serve?

    Além de comprovar as transações legais e fiscais, ele também é útil para desburocratizar processos que antes consumiam tempo e energia do gestor, reduzindo custos e trazendo mais praticidade em diversos processos. 

    Outras vantagens ao utilizá-lo:

    • Segurança a partir de uma assinatura digital com o mesmo valor jurídico de uma assinatura manuscrita;
    • A assinatura digital ajuda a economizar recursos e é sustentável, isso porque não é necessário reconhecer firma em cartório, deslocar-se para enviar documentos ou mesmo imprimir papéis, além de economizar o tempo dos funcionários;
    • A sustentabilidade é, também, um ponto interessante para o certificado digital. Utilizando-o para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, por exemplo, é possível economizar papel;
    • Praticidade e comodidade: assinar documentos e realizar transações digitalmente permite que as ações contábeis de seu negócio sejam feitas sem complicações.
    Certificado digital

    Tipos de Certificado Digital: 

    Existem dois modelos de Certificado Digital: o A1 e o A3.  As duas variações atendem as funcionalidades da certificação, o que muda é o local de armazenamento dos dados. 

    Enquanto o modelo A1 é armazenado no computador ou em algum dispositivo móvel, como smartphone e tablet e tem validade de 1 ano, o modelo A3 é emitido e armazenado em cartão inteligente, token criptográfico ou diretamente na nuvem e tem validade de 1 a 5 anos. Confira as especificidades de cada tipo: 

    Certificado A1

    Este modelo é armazenado diretamente no computador e funciona por meio de um par de chaves criptografadas, uma pública e outra privada. A pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC), já a privada fica no computador protegida por um login. 

    O Certificado A1 evita operações fraudulentas, já que os dados não podem ser decodificados sem a combinação de uma com a outra. Nos casos de invasões e ameaças virtuais ele pode ser desativado facilmente para evitar transtornos. 

    A principal vantagem deste modelo é que é dinâmico, pois pode ser operado pelo computador, e no caso de emitir notas basta enviar o Certificado Digital para o software emissor. 

    Certificado A3

    O Certificado Digital modelo A3 é diferente porque conta com uma mídia de armazenamento predeterminada, ou seja, um dispositivo, que pode ser um cartão ou um token. Dessa forma, é possível utilizar o certificado em qualquer computador e em diversas tarefas tributárias que exigem a assinatura da empresa. 

    O diferencial do Certificado Digital modelo A3 é que ele oferece maior mobilidade e eficiência para que a empresa possa comprovar sua identidade em informações contábeis. 

    Esse modelo possui validade de um a cinco anos, dependendo do local de armazenamento.

    E como obter um Certificado Digital para o meu negócio? 

    O primeiro passo é escolher uma uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil), como a Certisign, parceira do Bling!.  

    Para conferir a lista das autoridades certificadoras, clique neste link. 

    Depois da escolha, é necessário comparecer em uma das agências da Autoridade Certificadora com toda a documentação necessária para emissão do documento eletrônico para poder obter um certificado digital como pessoa física e para empresas que desejam obter o Certificado Digital ou e-CNPJ, é preciso verificar as documentações necessárias para a certificação nos dois casos.

    O Certificado Digital é uma ferramenta necessária para o empreendedor do nosso tempo, que precisa de mobilidade, segurança e facilidade no dia a dia. 

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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