Com incentivo e apoio, as mulheres na tecnologia tendem a conquistar cada vez mais seu espaço. Veja dicas!

Desenvolvedoras, programadoras, especialistas em produtos, esses são apenas alguns dos cargos exercidos pelas mulheres em tecnologia. O mercado parece mais acessível, porém as portas precisam continuar sendo abertas, já que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, as mulheres representavam apenas 20% da força de trabalho na tecnologia.

O mundo corporativo só tem a ganhar abrindo mais espaço para essas funcionárias, não apenas porque já foi comprovada a importância de ambientes diversos para bons resultados, mas também porque as mulheres trazem consigo uma força e dedicação à sua maneira.

Neste artigo vamos trazer a contextualização do cenário atual e dicas tanto para as mulheres em tecnologia que querem estreitar laços e evoluir na carreira, além de trazer reflexões para os leitores das empresas que querem entender e abrir um canal de comunicação sobre essa frente.

Navegue pelo índice

    Desafios do mercado

    O cenário atual mostra que ainda há muitas batalhas para serem vencidas em prol da equidade de gênero. Segundo o relatório “Mulheres na Tecnologia”, divulgado em 2021 pelo portal “TrustRadius”, 72% das equipes de tecnologia das entrevistadas têm uma proporção de uma mulher para cada dois homens. Além disso, 78% das mulheres em tecnologia sentem que precisam trabalhar mais do que o colega do sexo masculino para provar o seu valor. A pesquisa ainda revelou que, durante a pandemia, as mulheres têm quase duas vezes mais probabilidade de perder seus empregos do que os homens.

    Não bastasse os números não muito favoráveis, as mulheres ainda precisam lidar com a questão da autocrítica, buscando uma perfeição difícil de se alcançar em qualquer cenário que se encontram – da seleção para uma vaga até os projetos que se encontram no trabalho. Mesmo aquelas que superam essas dificuldades ainda precisam lidar com o fato de que, segundo o IBGE, embora as profissionais de TI do sexo feminino tenham um grau de instrução mais elevado do que os homens do setor no Brasil, ganham 34% menos.

    A falta de exemplos de outras mulheres que trilharam carreira também é um ponto de atenção, pois faz com que não tenham referências de sucesso.

    Alguns avanços

    Embora ainda seja necessário traçar um longo caminho rumo à equidade de salário e oportunidades de liderança, o estudo da TrustRadius aponta que 62% das mulheres em tecnologia acreditam que serão promovidas nos próximos dois anos. O número se manteve desde a pesquisa em 2020 e isso demonstra otimismo.

    Outro fator importante que merece ser mencionado é que mesmo com as dificuldades, a América Latina ainda tem mais mulheres em posições de liderança em tecnologia do que países com uma agenda de diversidade mais avançada do que o Brasil.

    Em 2020, uma pesquisa feita pela consultoria KPMG em parceria com a empresa de recursos humanos e tecnologia Harvey Nash focada em liderança na indústria de tecnologia revelou que a participação de mulheres em posições seniores em tecnologia na América Latina estava em 16%. O número é significativamente maior, quando comparado aos os 4% de representatividade feminina nestas funções em países como o Reino Unido, e é superior à média global de 11%.

    mulheres na tecnologia

    O que as mulheres na tecnologia querem?

    Podemos tirar alguns insights da pesquisa da “TrustRadius”, que citou 4 ações valorizadas e desejas pelas profissionais da área de tecnologia. São elas:

    • Conduzir treinamentos para trabalhar o preconceito inconsciente, ou seja, aquele que se manifesta de forma implícita.
    • Oferecer uma agenda e local de trabalho flexíveis, reconhecendo as particularidades de cenários como de mães com filhos pequenos em casa.
    • Oferecer e criar oportunidades de para o ingresso de mulheres no mercado de TI.
    • Promover mais mulheres a líderes, dando voz às colaboradoras que já ingressaram no mercado e conseguiram romper essas barreiras.

    Além disso, é de extrema importância promover iniciativas de atração e incentivo de jovens desde os primórdios dos estudos para que seja transmitida a mensagem de que o segmento de tecnologia é interessante para a carreira e carece muito da contribuição das mulheres.

    Mulheres, dicas de como navegar pelo mundo na tecnologia

    O time de Recursos Humanos da Locaweb reuniu algumas sugestões para mulheres na tecnologia que querem se manter firmes tanto na evolução da carreira como nas conquistas dos eu espaço e valor dentro das organizações.

    • Mantenha-se firme na dedicação aos estudos! Hoje, temos várias formas de aprender disponíveis na internet, como vídeos, livros, textos, cursos gratuitos e/ou específicos para uma função. E, se possível, não guarde esse conhecimento só com você. Participe das correntes de compartilhamento do aprendizado por meio de ações voluntárias, estágios e demais oportunidades profissionais.
    • Inscreva-se nos processos seletivos, mesmo que não preencha todos os pré-requisitos. Fazer entrevistas desenvolve as pessoas para estarem cada vez mais preparadas e conectadas com o que a empresa espera e aflora descobertas do que você de fato deseja encontrar em uma nova empresa e cargo.
    • Pesquise e busque empresas que estão desenvolvendo um mindset de diversidade e valorização da mulher no ambiente. Porém, não deixe de apoiar ou ser uma voz de mudança na empresa que está.
    • Participe de comunidades e grupos de iniciativas femininas em tech. É uma ótima forma de trocar experiência e conhecimento com outras colegas, buscando apoio para evoluir carreira e as conquistas no ambiente de trabalho. Aqui vão alguns grupos: Elas Programam, PrograMaria, Cloud Girls, Minas Programam, She’s Tech, TheFemTech e Rails Girls.

    O caminho ainda é longo para o mundo justo e merecido pelas mulheres na tecnologia, mas a situação evolui – mesmo que a tímidos passos – ano após ano nessa profissão tão necessária nos dias de hoje. Portanto, um Feliz dia das Mulheres para você que faz parte deste universo, com toda a sua competência, força e comprometimento para atuar neste mercado. A união de apoio e determinação derruba qualquer estereótipo, pois prova por fatos e dados que todos têm a ganhar com ambientes mais diversos.

    O autor

    Liliane Oliveira

    Liliane Oliveira é Coordenadora de Marketing de Conteúdo e SEO na Locaweb, com especialização em Marketing pela ESPM. Com mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia, ela se destaca como especialista em SEO, criação de conteúdo, gestão de blogs, sites e canais do YouTube. Seu trabalho é voltado para o aumento do tráfego orgânico e geração de resultados. Além disso, ela encontra equilíbrio praticando yoga, conhecendo novos lugares e se dedicando a novas aprendizagens, sempre como uma eterna padawan.

    Veja outros conteúdos desse autor