A área de desenvolvimento passou a ser muito procurada, devido a alguns motivos: “bons salários”, “alta demanda”, “possibilidade de trabalho remoto”, entre outras coisas.
Em desenvolvimento, estuda-se muitas coisas durante muito tempo e, quanto mais você puder focar em algumas tecnologias que se complementam para o trabalho que deve executar, ficará muito mais fácil.
Dito isso, trouxemos alguns caminhos que a pessoa desenvolvedora pode seguir: - DEV front-end; - DEV back-end; - DEV mobile; - DevOps. Continue e saiba mais sobre cada um deles!
São os elementos utilizados em nossos sistemas web que o usuário pode interagir: um link, um botão, um menu, um texto, uma imagem. São basicamente 3 linguagens utilizadas no front-end: · HTML · CSS · JavaScript
Estude bem essas 3 linguagens, além de entender como desenvolver interfaces web, consumir APIs, manipular elementos HTML, estilizar com CSS, estudar sobre usabilidade, responsividade e acessibilidade.
Diferente do front-end, onde temos apenas algumas tecnologias que dominam o mercado, para trabalhar com back-end temos muitas possibilidades: PHP, Java, Ruby, Python, C#, Kotlin, Elixir, Go, JavaScript etc.
Entenda os tipos de dados que a linguagem que você desenvolve trabalha, como criar APIs, como funcionam as requisições na web, como criar CRUDs, autenticação e autorização, entre outros.
Quando falamos em mobile, estamos falando sobre desenvolvimento de apps para celulares, tablets e outros dispositivos móveis. Por exemplo, os aplicativos para Android e iOS.
Uma pessoa desenvolvedora mobile deve estudar sobre criação de interfaces mobile, como consumir APIs, como funcionam os dispositivos móveis, APIs de cada sistema mobile, fluxos de uso, otimização de recursos etc.
Estamos nos referindo a processos de automação, geralmente envolvendo ambientes de desenvolvimento e produção (é onde os sistemas disponíveis às pessoas usuárias se encontram).
Para quem for trabalhar com DevOps é interessante estudar sobre o funcionamento de sistemas operacionais, containers, automação de tarefas, ferramentas DevOps, fluxo de deploy, comandos de terminal e etc.
A área de desenvolvimento é muito extensa e existem inúmeras oportunidades. O importante é você se identificar com aquilo que vai trabalhar. No nosso blog, temos uma categoria especial com conteúdos para auxiliar na carreira DEV.