A comunicação empresarial é uma atividade fundamental para garantir o sucesso dos negócios

A comunicação empresarial é uma atividade estratégica para promover a imagem de uma empresa, tanto para o público interno quanto externo. A técnica é parte integrante do sucesso das empresas modernas, pois permite transmitir suas mensagens de marketing, delegar tarefas, simplificar operações e muito mais.

As falhas de comunicação geram desperdício de tempo, diminuem a produtividade e geram prejuízo de imagem e financeiro. Somente para as empresas dos Estados Unidos, elas custam US$ 1,2 trilhão por ano, segundo estimativa da Grammarly e Harris Poll, atingindo organizações de todos os tamanhos.

Os negócios com até 50 empregados, por exemplo, perdem mais de US$ 600 mil por ano em faturamento, enquanto as companhias maiores, com mais de 10 mil funcionários, têm um prejuízo anual de US$ 125 milhões. Em média, uma empresa perde anualmente US$ 12 mil para cada empregado.

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    O que é comunicação empresarial?

    Um grupo de quatro rapazes e uma mulher estão em volta de uma mesa de reunião, interagindo com um notebook.
    (Fonte: Third Man/Pixels/Reprodução)

    A comunicação empresarial é o processo de compartilhamento de informações com pessoas e organizações, seja dentro do negócio ou fora dele. A estratégia tem como principal objetivo melhorar as práticas organizacionais, eliminar conflitos, manter os colaboradores informados e reduzir erros.

    Tipos de comunicação empresarial

    A comunicação empresarial pode ser dividida, de forma geral, de acordo com o público ao qual as mensagens são direcionadas. A partir disso, é possível também identificar subcategorias da estratégia. A compreensão das características de cada tipo de comunicação é fundamental para que as empresas possam expressar adequadamente suas ideias.

    Comunicação empresarial interna

    A comunicação empresarial interna refere-se às interações entre os membros da equipe, incluindo a liderança. Ela é fundamental para o sucesso do negócio. Quanto melhor a comunicação dentro da empresa, mais fácil será alcançar os resultados almejados.

    Existem três categorias de comunicação empresarial interna:

    • Comunicação ascendente: qualquer comunicação que vem de um subordinado para um chefe, em qualquer nível da empresa.
    • Comunicação descendente: parte de um superior hierárquico para um ou mais subordinados.
    • Comunicação lateral: ocorre entre os colaboradores e pode ser interdepartamental.
    • Comunicação transversal: a comunicação é multidirecional e envolve pessoas de diferentes níveis e departamentos da empresa.
    • Comunicação circular: mais comum em pequenos negócios, permite a circulação livre de ideias de forma dinâmica e informal.

    Comunicação empresarial externa

    A comunicação empresarial externa envolve qualquer interação com os clientes, fornecedores, parceiros e públicos, além da comunidade. Ela pode ser uma comunicação individual, como de um funcionário com um cliente, ou de massa, com mensagens compartilhadas por ações de propaganda e assessoria de imprensa em diferentes meios.

    Por que investir na comunicação empresarial?

    A comunicação empresarial é essencial para apresentar novas ideias de negócio, fazer planos e propostas, executar decisões, chegar a acordos, enviar e cumprir encomendas. Além disso, ajuda em vendas bem-sucedidas e reuniões eficazes.

    Ao investir em uma forte estratégia de comunicação, seu empreendimento pode envolver melhor os funcionários, facilitar a colaboração e a tomada de decisões eficazes, aumentar a produtividade e preparar o caminho para um maior sucesso nos negócios.

    Como desenvolver sua comunicação empresarial?

    a imagem mostra os painéis luminosos com várias marcas na Piccadilly Circus, em Londres.
    (Fonte: Negative Space/Pexels/Reprodução)

    Primeiro, as empresas devem pesquisar seus métodos de comunicação para identificar ineficiências e gargalos antes de correr para criar produtos e serviços ou atualizar as ferramentas de comunicação. A implementação de estratégias adequadas pode levar a mais oportunidades de crescimento.

    A seguir, veja 8 dicas para otimizar a comunicação de sua empresa.

    1. Alinhe a comunicação com os objetivos da empresa

    A imagem a ser construída para o negócio deve estar alinhada com as atividades desenvolvidas. A missão, visão, valores e objetivos da organização são pedras fundamentais para elaborar uma estratégia eficaz de comunicação empresarial.

    2. Entenda a audiência

    Entender seu público, tanto interno quanto externo, é fundamental para melhorar as habilidades de comunicação empresarial. Isso significa mais do que apenas ouvir o que alguém diz, também envolve observar o tom de sua voz e como eles estão se sentindo quando dizem algo.

    3. Escolha o canal de comunicação

    Cada mensagem tem um meio adequado para ser veiculada. A empresa pode e deve utilizar os diferentes canais de comunicação. Entre as principais ferramentas nesse sentido, estão: conversas pessoais, reuniões presenciais, telefonemas, teleconferências, intranet, anúncios, imprensa e redes sociais.

    4. Incentive o engajamento

    A comunicação moderna é horizontal, construída de forma coletiva. Dessa forma, a participação de seu público é fundamental para a promoção da imagem da empresa. A organização deve estimular seus colaboradores e clientes a participar de forma ativa do processo de comunicação. 

    5. Seja claro, objetivo e transparente

    Quanto mais nítida, objetiva e transparente for a mensagem, maior a possibilidade de seus colaboradores e clientes entenderem. Por essa razão, é importante evitar uma comunicação prolixa, com informações desnecessárias que podem confundir o público.

    6. Priorize os dispositivos móveis

    Embora existam diversos canais, grande parte da comunicação atual é realizada por meio de celulares e tablets. Portanto, qualquer mensagem em meio eletrônico deve levar em conta as características dos dispositivos móveis.

    7. Acompanhe os resultados

    O monitoramento dos resultados da comunicação empresarial permite identificar falhas e aprimorar o processo de forma contínua. Se uma estratégia está se mostrando ineficaz, é hora de corrigir as imperfeições.

    8. Use a tecnologia

    O contato interpessoal e via meios impressos continua sendo importante. Contudo, as soluções digitais propiciam um alcance mais amplo, além da segmentação de mensagens com facilidade. Nesse sentido, a tecnologia é um aliado fundamental para a comunicação empresarial.

    Usar uma ferramenta de grande alcance na sua estratégia de comunicação melhora os resultados do seu negócio.

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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