O roadmap ajuda a equipe a visualizar os passos necessários para um projeto. Aprenda quais são os fundamentos da ferramenta.
As empresas que não utilizam uma ferramenta de gestão de projetos apresentam um índice de falha 67% maior do que as organizações que utilizam o recurso, segundo pesquisa do Project Management Institute (PMI).
Por isso, conhecer os fundamentos de uma construção de roadmap é fundamental para o sucesso de seu empreendimento.
Os roadmaps eram associados ao processo de desenvolvimento de produtos. Nos últimos anos, no entanto, o instrumento se expandiu e é um método popular de planejamento estratégico para empresas e equipes de todos os tipos, incluindo negócios, tecnologia da informação (TI) e projetos de marketing.
Saiba como construir um roadmap para gerir melhor seu projeto.
O que é roadmap?
Um roadmap é uma visão geral estratégica e de alto nível dos elementos essenciais de um projeto, organizados de forma visual, o que permite uma gestão eficiente de todas as tarefas, metas e atribuições.
O gerente é responsável por criá-lo e usá-lo ao longo do ciclo de vida do projeto como referência, para acompanhar o progresso de todas as ações.
A ferramenta é útil para comunicar os objetivos estratégicos de um projeto a todas as partes interessadas e como um guia de referência contínuo para mantê-los no caminho certo com o progresso do projeto.
O roadmap comunica o “porquê” por trás de um projeto e deve articular o raciocínio estratégico para atingir os principais objetivos.
Diferença entre roadmap, cronograma e estratégia de produto
Os conceitos de roadmap, cronograma e estratégia de produto são complementares e costumam ser confundidos, mas são diferentes.
Enquanto a estratégia do produto descreve um estado futuro desejado, o roadmap articula as etapas necessárias para alcançar a visão. À medida que as condições e prioridades dos negócios mudam, o roadmap também deve mudar.
Embora o roadmap contenha os principais marcos do desenvolvimento do projeto, a ferramenta difere do cronograma por não estar centrada nos prazos dispostos na linha do tempo.
O roadmap tem como principal foco os processos, etapas, recursos necessários e tarefas práticas para alcançar os objetivos do projeto.
Qual é o objetivo da utilização de um roadmap?
O principal objetivo de utilizar os fundamentos de uma construção de roadmap é visualizar o caminho para atingir os resultados desejados em um projeto.
A natureza visual da ferramenta permite que vários membros da equipe, inclusive os novos, possam entender rapidamente as metas e como elas serão alcançadas.
Um roadmap ideal deve mostrar a interdependência entre tarefas e profissionais para que os esforços sejam planejados e executados com eficiência.
Dessa forma, a ferramenta auxilia na visualização detalhada das ações, como responsáveis e prazos pela execução, revelando relações complexas, gargalos e limitações.
O que deve constar em um roadmap?
Um roadmap deve ser elaborado a partir da análise do cenário atual, bem como da definição dos objetivos a serem atingidos com o projeto.
Além disso, é importante definir quais são os recursos, atribuições, métodos, marcos intermediários e caminhos que devem ser percorridos para alcançar os propósitos desejados.
Não existe um modelo único de fundamentos de uma construção de roadmap, mas alguns elementos básicos estão presentes em diferentes tipos de projetos:
- Metas ou objetivos.
- Alocação de recursos e orçamento.
- Marcos importantes e prazos de alto nível.
- Tarefas para várias pessoas ou equipes multifuncionais.
- Responsabilidades de parceiros e outras partes interessadas.
Como construir um roadmap?
Um roadmap precisa ser estruturado em etapas fundamentais, desde a pesquisa, planejamento, execução até o monitoramento e ajuste contínuo.
Dentro de cada fase, outras tarefas e subtarefas são necessárias para proporcionar uma visualização eficiente do desenvolvimento de um projeto.
Veja abaixo o passo a passo para a construção de um roadmap consistente e prático.
1. Pense em seu público
O roadmap é um documento que deve ser lido e interpretado por um público específico: a equipe e parceiros do projeto.
Assim, ao escolher cada elemento da ferramenta, procure comunicar seus objetivos e prioridades com expressões e linguagem de fácil compreensão de toda a empresa.
2. Defina os resultados com base na necessidade dos negócios
Os roadmaps são planejamentos orientados a resultados, especialmente para equipes ágeis. Isso significa que eles se concentram na mudança desejada para promover uma estratégia geral.
Os recursos ou produtos criados são apenas um meio para um fim. Por isso, reflita qual é a necessidade comercial que precisa ser resolvida?
3. Encontre os problemas certos para resolver
Analise o estado atual do projeto para verificar o que pode ser mudado para alcançar o resultado desejado. Isso pode ser feito a partir do feedback dos clientes ou dos dados sobre a experiência do usuário.
Além disso, a análise do mercado e dos concorrentes pode ser útil para acompanhar como o mercado está evoluindo.
4. Estabeleça um prazo
Um dos principais fundamentos de construção do roadmap é a definição de um cronograma realista.
A mudança pode levar tempo, mas a ferramenta deve sinalizar o progresso desde o início, para que a equipe não se perca em perseguir resultados sem um prazo estabelecido.
5. Priorize os temas de alto nível
O roadmap é um exercício de priorização. Existem vários caminhos para alcançar o resultado desejado, porém cabe ao gestor escolher qual deles tomar.
Não importa o método escolhido, a combinação de experiência, análise de dados e intuição deve orientar esta tarefa.
6. Defina marcos para medir o progresso
A partir da lista de prioridades e definição da ordem de tarefas, é importante definir os marcos do projeto para medir o progresso das atividades.
Um bom roadmap se baseia em si mesmo, então cada marco prepara a realização da próxima etapa.
7. Elabore seu roadmap
Os roadmaps estabelecem confiança entre o gestor e a equipe. Mas isso só acontece se todos tiverem acesso a eles.
Uma ferramenta de gerenciamento de projetos é fundamental para traduzir suas tarefas em um quadro simples que permite a todos ter uma visão de alto nível do que está sendo trabalhado e como isso se conecta.
8. Revise e alinhe seu roadmap
Construir um roteiro de produto requer análise profunda, consideração e compromisso. A menos que seja uma operação de uma pessoa, será preciso equilibrar as necessidades do restante de sua organização.
O alinhamento do roadmap é um processo contínuo. Assim, mantenha a colaboração com outros membros da equipe de forma regular.
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