O plano de marketing é importante para o crescimento de um negócio. Saiba como usá-lo para otimizar tempo e recursos, focando energia para vender mais e melhor.
Quem tem um negócio precisa saber aonde quer chegar. Por isso, é essencial mapear um trajeto para chegar ao objetivo da forma mais segura o possível. Ao tratarmos de marca e vendas, a criação de um plano de marketing torna o percurso mais previsível, facilitando muito a gestão de recursos e de tempo.
O plano de marketing é uma ferramenta que reúne tanto os objetivos globais do negócio quanto as metas específicas por campanha. Ele contempla cronograma, estratégia, operação, investimentos e resultados, tudo para a empresa saber onde está pisando.
Mas não basta elaborar o planejamento: é preciso cumprir o que está no papel. Não raro, empresas investem tempo para fechar seu plano e depois são engolidas pelo dia a dia, deixando muitas das estratégias de lado. É um erro dos grandes.
Nesse artigo vamos falar do plano de maneira objetiva e simplificada, para facilitar seu entendimento sobre o assunto e te dar uma direção para se aprofundar em cada um dos itens que julgar importante.
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O planejamento é realmente importante?
Não importa qual seja o tamanho do seu negócio, o plano de marketing pode poupar muitas dores de cabeça no médio e longo prazo. No curto prazo, o tentador é cuidar do dia a dia e adiar a criação do documento. Mas um negócio não pode ser gerido com base no “seja o que Deus quiser”.
Portanto, as pessoas envolvidas precisam acreditar na relevância do planejamento de marketing e todos devem dedicar algum esforço para fazer acontecer. É essa ferramenta que garantirá o alinhamento de investimentos e resultados, além de corrigir rotas com agilidade sempre que necessário.
Principais frentes do plano
Para formular um plano completo com mais facilidade, defina um objetivo geral e depois comece a traçar os objetivos específicos. Nesse estágio, temos três níveis de elaboração:
- Estratégico (com objetivos amplos para se tornar a primeira escolha do cliente);
- Tático (como serão executadas as ações para alcançar o objetivo);
- Operacional (quais ferramentas e profissionais serão envolvidos nas ações).
Essas frentes caminham juntas e precisam se relacionar umas com as outras, para o planejamento de marketing ser prático e tangível. Sem esse tripé, dificilmente os resultados serão alcançados.
Passo a passo para montar um bom Plano de Marketing
Quanto mais abrangente e detalhado for o planejamento de marketing, melhor será a execução. É o que chamamos de “Longo Caminho Curto”: investe-se um tempo de qualidade na elaboração para otimizar o tempo e ganhar eficiência na hora de colocar a mão na massa.
Então vamos à nossa rota:
1) Ponto de partida
É preciso colocar em perspectiva qual a situação atual do negócio, sem disfarçar nada. Reúna os relatórios financeiros, de vendas, nível de estoque, produtos, de pessoal e tudo o que possa mostrar qual a realidade da empresa, o quanto é possível investir e quais as possibilidades de ganho.
Com o departamento de marketing, faça uma análise crítica utilizando a matriz SWOT, definindo pontos fortes, pontos fracos, oportunidades de ganho e ameaças do mercado. Essa será sua base para seguir adiante. Ao analisar o mercado, leve em consideração os fatores econômicos, políticos, socioculturais, a concorrência e os fornecedores. Esses são apenas alguns exemplos, mas podem existir mais fatores de influência. Isso ajudará a evitar problemas e prever soluções.
2) Competidores
Lembre-se que para vender mais é preciso entender em que o seu produto ou serviço é melhor para o cliente. Dois exercícios são muito importantes: observar como e porque seu cliente ideal consome e desvendar no que a concorrência é melhor.
Estude com cuidado os movimentos dos competidores, quais tendências caíram nas graças do seu cliente ideal e qual o posicionamento do seu produto nesse cenário. Ao encontrar sua vantagem competitiva, coloque-a como ponto de investimento no plano de marketing.
Tudo isso tem como centro a longevidade do negócio, baseada na satisfação e na fidelização do cliente ao comprar de você.
3) Objetivos precisos
As metas precisam ser específicas e mensuráveis. Vender mais na Black Friday é um objetivo amplo e vago. É necessário definir, de maneira realista, o quanto precisa faturar, em qual prazo e como será feito o monitoramento dos resultados parciais – assim, haverá tempo de ajustar as ações da campanha.
Esse é só um exemplo. Se o objetivo for aumentar a taxa de abertura das ações de e-mail marketing, teremos outro tipo de abordagem. O que não muda aqui é a necessidade do detalhamento ao definir o objetivo.
4) Indicadores importantes
Dentro da análise dos resultados, alguns indicadores serão mais significativos que outros. As métricas mais relevantes na análise dos resultados de desempenho são chamadas KPIs (Key Performance Indicator). Por exemplo, ao analisar o tráfego para site, o número de visitantes pode não ser tão relevante quanto o tempo que cada um passou navegando no site. Então sua KPI é o tempo de navegação. A escolha dos indicadores de desempenho vai depender da sua estratégia.
5) Investimentos
Para entender quanto será preciso investir para colocar em prática o plano, defina o custo inicial já destinado ao departamento de marketing. Leve em conta itens como compra de ferramentas, contratação de prestadores de serviços, treinamentos e outras despesas fixas no ciclo inteiro do planejamento. Depois disso, definir qual o valor para investir nas ações e, assim, escolher o que faz mais sentido para os objetivos.
6) Quem e quando
Agora é necessário colocar tudo no calendário. Elenque quais são as campanhas, quais profissionais estão envolvidos na execução, quais as mídias serão patrocinadas e por quanto tempo. Cada item deve ter um bom detalhamento para gerar mais eficiência no futuro.
7) Organizando o documento:
Com todas as informações em mãos é hora de redigir e formalizar o documento. Esse documento deve ser construído em conjunto, revisado e melhorado até a versão final. Ele deve ficar à disposição de todos os envolvidos, já com a definição das reuniões periódicas para a execução do plano.
Existem muitas formas de realizar um plano de marketing a partir dessa base. Estude quais são as variáveis que podem complementar seus objetivos ou, se preferir, deixe seu plano mais enxuto. O importante é que, uma vez criado o documento, ele seja seguido.
Boas vendas!
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