Conheça a técnica de comunicação que ajuda nas vendas

Vender é uma técnica que se aprende com dedicação e treino, porém existem formas de engajar clientes e conquistá-los usando linguagem corporal e comunicação que demonstre empatia. A capacidade de compreender as necessidades de alguém e conseguir fortalecer um laço é chamada de rapport

O conceito surgiu de uma palavra com origem francesa, “rapporter“, que significa a capacidade de se comunicar com uma pessoa e a fazer perceber que é compreendida. Essa técnica ajuda a romper possíveis resistências do interlocutor, por isso é usada por vendedores e demais profissionais que precisam estabelecer uma comunicação com clientes

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    Rapport e identificação

    Rapport é uma técnica estudada pela programação neurolinguística (PNL), pois tem resultado não só em diálogos profissionais, mas também em conversas em qualquer esfera, mas é importante não confundir com técnicas de persuasão ou de convencimento. O rapport é uma forma de manter uma relação estável e de confiança

    Em relação a negócios, quando se fala em melhorar a experiência do cliente e compreender ao máximo as necessidades dele, a técnica se torna essencial. De acordo com as previsões do Think with Google.

    Especialistas indicam que, para a geração Z, a decisão de compra passa pela compreensão e por valores. Dessa forma, é importante que as empresas utilizem o rapport para conseguir estabelecer esse diálogo de maneira genuína. Nada de fingir interesse. A técnica exige conexão de ambas as partes envolvidas na conversa.

    Na imagem estão duas mulheres sentadas uma frente a outra conversando.
    Saber ouvir e observar é importante para um bom rapport. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

    Por que é importante criar rapport?

    Estabelecer uma ligação honesta e verdadeira com clientes é cada vez mais importante. Para vender, relações de confiança, abertura para a cooperação e interatividade com empatia são essenciais. Além disso, há outros benefícios que tornam o rapport tão importante: 

    • confiança instantânea — uma das vantagens do rapport é a possibilidade de criar uma identificação instantânea. São fatores influenciadores: tom de voz, postura, contato visual e expressão facial. Em muitos casos, a conexão acontece além da comunicação verbal;
    • resgatar e fortalecer relacionamentos — o rapport ajuda a melhorar relações interpessoais. Pode acontecer de um laço rompido só ser restabelecido após uma conversa genuína. 

    Alguns conceitos básicos da técnica são:

    • acompanhar — ouvir e entender uma pessoa demanda paciência e tempo. Para estabelecer uma relação de confiança, é importante demonstrar interesse, acompanhar o que ela pensa e ouvir as ideias expostas. 

    É importante deixar a pessoa confortável para que ela compartilhe interesses e necessidades. Regular o tom de voz  e a postura é importante para demonstrar interesse. Quando se entra em um ponto de equilíbrio, percebe-se que a conversa flui de maneira natural e o laço é estabelecido.

    • conduzir — depois de acompanhar e estabelecer a primeira etapa de confiança por meio do acompanhamento, é hora de conduzir a conversa e partir para a venda. Não se deve atropelar o interlocutor nem o forçar a ser convencido. A condução serve para que a interação chegue até a venda. 

    No entanto, se o ponto de equilíbrio não for atingido, é necessário voltar à etapa anterior. O rapport demanda percepção, afinal só dá para saber que a confiança foi construída observando a postura da pessoa, se ela se recolhe ou fica mais receptiva, se altera o tom de voz. Tudo isso precisa ser percebido antes da condução.

    Na imagem há dois homens apertando as mãos. Ambos estão felizes.
    Rapport ajuda a estabelecer relações de confiança. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

    Quais são as técnicas de rapport?

    Há algumas técnicas básicas que ajudam a estabelecer uma relação de confiança em uma conversa:

    1. sorrir — simpatia é o segredo para desarmar pessoas, então é ideal sorrir com sinceridade e se mostrar aberto na conversa;
    2. chamar pelo nome — é importante lembrar o nome da pessoa com quem se está conversando, mostrando que há interesse;
    3. demonstrar otimismo — transmitindo leveza na fala;
    4. ser paciente — uma conexão se estabelece com ouvidos atentos e tempo;
    5. buscar conexões em comum — pesquisar com que se está falando e encontrar pontos em comum gera identificação.

    Por que usar rapport nas vendas?

    Agora que você já sabe o que é essa técnica e quais são os benefícios dela, é hora de usar o rapport nas vendas, afinal é uma forma de diminuir a resistência do cliente na hora de oferecer um produto ou serviço. O rapport dá a possibilidade de estreitar um relacionamento e é útil na fidelização. Dessa forma, ao usar a empatia, haverá mais chances de retorno do cliente.

    Tenha em mente, no entanto, que o rapport deve ser usado em uma conversa profissional com apresentação de dados e informações relevantes sobre o produto ou serviço. Ouça as necessidades e colha feedbacks. Demonstre estar interessado em resolver o problema do cliente, não em construir uma amizade com ele. Se usada de forma moderada, a técnica do rapport pode ajudar a vender mais.

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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