Saiba quais são os tipos de stakeholder e como eles impactam a empresa
O resultado de um projeto depende de uma gestão que observe várias frentes. Nem sempre o alinhamento do time ou do público-alvo do negócio é o problema. Quando um projeto não evolui, é importante olhar para todos os envolvidos, inclusive os stakeholders.
Mas o que são stakeholders? Em tradução livre, o termo significa público de interesse, definindo as partes impactadas e indispensáveis em um gerenciamento de projeto.
Mesmo as pequenas e médias empresas (PMEs) precisam mapear quem são esses elementos e estabelecer uma comunicação contínua com eles, que podem ser pessoas, organizações ou investidores.
São essas figuras que têm poder de influência e demandam atenção constante da empresa; por isso, ter um bom relacionamento com stakeholders é essencial para evitar riscos para a companhia.
Qual é a importância dos stakeholders para a gestão do projeto?
Há diferentes tipos de stakeholder, mas todos têm um grau de importância, afinal podem ajudar uma companhia a crescer comprando produtos e serviços, investindo ou permitindo que a empresa esteja de acordo com a legislação.
O conceito surgiu em 1984, criado pelo filósofo Robert Edward Freeman, e aparece no livro Strategic Management: A Stakeholder Approach. Para o autor, vários integrantes, inclusive de fora da empresa, têm que ser considerados antes de uma tomada de decisão no gerenciamento de projetos.
Isso ocorre porque qualquer mudança em um produto ou serviço impacta diretamente os stakeholders. Se você tem uma loja de roupas femininas e decide mudar de segmento, apostando em itens infantis, o quanto isso impactará seu público-alvo, seus fornecedores e até mesmo sua equipe? Todos esses elementos foram considerados nessa mudança? É aí que os stakeholders se tornam importantes.
Tipos de stakeholder
Há diferentes formas de classificar os stakeholders, mas, para PMEs, podem ser divididos em duas categorias: internos e externos.
Stakeholders internos
São aquelas figuras que acompanham um projeto de perto, sendo as mais impactadas pela empresa e com alto grau de envolvimento com os produtos e serviços. Por isso, têm grande influência na tomada de decisões. São eles:
- colaboradores;
- gestores;
- investidores e acionistas.
Stakeholders externos
São aqueles que não atuam diretamente com a empresa, mas interagem de alguma forma com o produto ou serviço. Esses stakeholders são essenciais por terem algum tipo de conexão com o negócio, sendo:
- clientes;
- concorrentes;
- governo;
- comunidade;
- fornecedores;
- sindicatos.
Outra forma de categorizar os stakeholders é os separar em primários e secundários. Nesse caso, entram na primeira categoria aqueles que são essenciais e que de fato têm poder de causar algum problema para a empresa no curto prazo. Por exemplo, clientes e colaboradores, que podem ficar insatisfeitos com alguma mudança e deixar de consumir o produto ou pedir desligamento.
Já os stakeholders secundários são os importantes, mas que não causam um impacto tão imediato. Um exemplo é uma mudança na legislação, que tem prazo a ser cumprida e não causa a paralisação do funcionamento da empresa no curto prazo.
Qual é a importância de gerenciar os stakeholders?
Compreender as diferentes partes interessadas na empresa faz parte dos cuidados básicos de uma gestão sustentável. Como há diferentes stakeholders envolvidos com o negócio, eles precisam ser considerados a cada tomada de decisão.
Mais do que listá-los e saber quem são, uma empresa precisa ouvi-los e monitorá-los. É essencial que a gestão de projetos consiga ter dados para fundamentar estratégias voltadas a esses elementos. Para isso, há alguns passos a serem seguidos.
1. Liste quem são os stakeholders
Pesquise, ouça consultores especializados, observe os concorrentes. Ouça colaboradores da empresa para entender quais atores impactam o seu negócio. Reúna insights para entender o nível de importância de cada um dos stakeholders.
2. Aplique pesquisas para entender expectativas e interesses
Estabeleça rotinas de comunicação direta com os stakeholders. Faça pesquisas de NPs e eNPs, inclua pesquisas de satisfação no site, faça comunicação por newsletters, ou seja, crie mecanismos para entender com frequência qual é o sentimento deles a respeito do seu produto e serviço.
Não deixe de analisar os resultados e encontrar dissonâncias que podem gerar algum problema futuro.
3. Ordene os stakeholders por grau de influência
Defina quais são as prioridades e quem considerar primeiro ao planejar as ações. Importante saber qual é o risco que cada stakeholder gera para o negócio em caso de insatisfação, por exemplo. Assim, será mais fácil entender o nível de impacto em uma tomada de decisão.
O monitoramento de informações que impactam o negócio faz parte da tarefa de casa de qualquer empreendedor, afinal stakeholders também mudam de opinião e são influenciáveis.
Felizmente, a gestão de projetos tem muitas ferramentas para fazer um bom planejamento. Uma delas é o Google Workplace, que ajuda a gerenciar equipes e projetos, concentrando diferentes funcionalidades. A organização é primordial para o acompanhamento dos stakeholders.
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