O que considerar ao escolher a paleta de cores para um site ou uma campanha

A identidade visual é essencial no branding. A imagem de uma marca carrega muitos significados e símbolos que vão além da logomarca. As cores, por exemplo, têm papel fundamental na comunicação e na forma como as pessoas vão se relacionar com uma marca.

Por isso, qualquer estratégia de marketing ou branding precisa definir a paleta de cores que representará melhor a mensagem que se deseja transmitir

Segundo a psicologia das cores, elas são capazes de gerar diferentes reações nos seres humanos. Isso significa que o impacto dos tons é capaz de provocar emoções e ajudar na assimilação de mensagens. 

Navegue pelo índice

    Como usar a psicologia das cores no marketing?

    A aparência visual de uma marca consegue transmitir sensações positivas como segurança, conforto, alegria e tranquilidade, mas também pode estimular tristeza, descontentamento e medo. O psicólogo Robert Plutchik desenvolveu em 1980 um diagrama das emoções no qual usou a teoria da psicologia evolutiva das emoções e as cores para demonstrar as emoções humanas.

    O diagrama tem o formato de uma flor, na qual as pétalas representam emoções complementares conectadas a diferentes cores.

    diagrama sobre a psicologia das cores
    Roda das emoções, de Robert Plutchik. (Fonte: Wikimedia/Reprodução)

    De acordo com o psicólogo, as emoções se dividem em:

    • básicas — estão na segunda circunferência, após o núcleo, sendo alegria, confiança, medo, surpresa, tristeza, nojo, raiva e antecipação;

    • compostas — são a soma de diferentes emoções do diagrama. 

    Esse pode ser um guia para compreender a complexidade das emoções humanas. Conhecer essas reações é importante para desenvolver empatia com as pessoas, então o diagrama pode ajudar não só no marketing, mas também em outras relações cotidianas.

    Uma explicação mais aprofundada está neste post do site Psicologia Online

    Agora que você já conhece as emoções, entenda como usar as cores em uma campanha ou em um site.

     Veja as melhores ofertas para o registro de domínio do seu site!

    O significado das cores

    Como saber qual é a melhor cor para usar na estratégia de marketing? A psicologia das cores descreve alguns significados para cada tom.

    É importante saber que todas as cores transmitem emoções positivas e negativas, por isso devem ser usadas com cuidado e estudo. 

    Para saber qual faz mais sentido no branding, é necessário estudar o público-alvo e analisar o mercado e a cultura local, pois o significado das cores pode mudar conforme a cultura. Saber qual é a mensagem e a missão da marca é essencial.

    Para ajudar, incluímos neste guia alguns dos significados das cores mais comuns.

    Vermelho

    Usado em ações de call to action (CTA) para chamar a atenção do público, é um recurso muito aplicado também em promoções. 

    Significados do vermelho:

    • Raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.

    Amarelo

    É uma cor vibrante, que transmite alegria e otimismo, também usada por marcas que trabalham com alimentos, pois estimula o apetite

    Significados do amarelo:

    • Sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo.

    Verde

    Conectado à natureza, é muito usado por marcas com questões ambientais e sustentabilidade, porém o significado vai além, sendo capaz de transmitir tranquilidade e renovação.

    Significados do verde:

    • Cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade, natureza, meio ambiente, saúde, boa sorte, renovação, juventude, vigor, primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição.

    Azul

    É muito usado por empresas de tecnologia, pois está conectado à inovação, também dando ideia de confiança e estabilidade. 

    Significados do azul:

    • Fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão.

    Como combinar as cores

    O uso das cores no marketing é complexo, pois, além de ser capaz de despertar emoções, é importante que o design respeite a estética.

    Assim, a combinação de cores deve ser harmoniosa para não causar estranhamento ou repulsa no público-alvo. Sites com design harmonioso também despertam mais confiança e segurança.  

    Diferentes tons ajudam a valorizar uma mensagem, criar contraste e iluminar, portanto botões de CTA podem ter cores mais fortes que chamem a atenção, como o vermelho. 

    Existem sites que criam paletas de cores personalizadas e podem ajudar na hora de desenhar uma campanha. Confira alguns exemplos: 

    Cor do ano

    As cores são tão importantes que há vários estudos relacionados ao uso delas. Autoridade no assunto, desde 2000 a Pantone lança a cor do ano, que carrega com ela o resultado de muita análise e inteligência.

    O tom selecionado por cerca de 40 especialistas em todo o mundo dita tendências de moda, design, decoração, cinema, marketing e muitas outras esferas do audiovisual.

    A cor Pantone de 2023 é Viva Magenta. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

    Em 2023, a cor do ano é Viva Magenta, que representa coragem, otimismo e celebração. É uma cor vibrante, inspirada no vermelho de um dos corantes mais preciosos do mundo, o da cochonilha, um inseto com origem no México. 

    Quando a Pantone anuncia a cor do ano, várias marcas lançam produtos ou usam o tom em campanhas. É como se a cor do ano conectasse as tendências e transmitisse o quanto uma empresa está antenada no futuro. Portanto, pode ser um recurso interessante usar a cor do ano em campanhas

    Aplicar as cores de forma inteligente é uma das estratégias de marketing. Ficou curioso para saber o que mais pode ajudar a impulsionar sua marca? 

    VPS com melhor preço e infraestrutura no Brasil.

    Saiba mais
    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

    Veja outros conteúdos desse autor