Plataformas da Meta e do Google são importantes recursos para empreendedores chegarem a mais clientes e seguidores

As redes sociais vieram para ficar: Instagram, Google, Facebook, TikTok, YouTube e outros sites fazem cada vez mais parte da vida de pessoas comuns, atingindo bilhões de usuários no mundo todo. E com empresas e produtores de conteúdo não é diferente. Se você quer ser visto ou quer mostrar o seu produto para um grande número de internautas, as redes sociais são o melhor caminho.

Porém, ter muitos seguidores não é mais suficiente para chegar ao grande público. O tráfego orgânico é importante, mas muitas vezes fica restrito a um pequeno grupo de seguidores engajados e faz com que o seu perfil ou produto não alcance todo o potencial possível.

Aí entra uma ferramenta fundamental: o tráfego pago. Como o nome sugere, é uma forma de impulsionar conteúdos para pessoas fora da bolha de seguidores fiéis, podendo ser um grande diferencial para manter o crescimento.

Até aqui tudo bem! Parece muito fácil, não é mesmo? Mas é quando o produtor de conteúdo abre pela primeira vez um gerenciador de anúncios que a situação muda de figura. Fazer algo simples parece uma tarefa extremamente complexa com todos os indicadores e as opções disponíveis. 

Calma! Chegou o momento de você entender o passo a passo para começar a fazer o seu conteúdo chegar a mais pessoas nas redes sociais. Venha entender o gerenciador de anúncios.

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    Meta Business Suite

    A Meta é a empresa responsável por diversas redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp. Os dois primeiros são os mais interessantes para produtores de conteúdo, especialmente pela possibilidade de escalar o engajamento para milhões de pessoas que ainda não o conhecem.

    Nas duas redes é possível patrocinar postagens pré-existentes ou criar outras já turbinadas com o orçamento. Uma das primeiras intuições de quem quer começar a colocar dinheiro em um conteúdo é tentar fazer o anúncio diretamente pela plataforma da rede social, porém muitas delas têm sites específicos para dar mais possibilidades, métricas e controle na hora de investir em um post.

    mulher digitando em um notebook. na tela, há um dashboard.
    Gerenciadores de anúncio ajudam a organizar e acompanhar campanhas. (Fonte: Freepik/Reprodução)

    No caso de Facebook e Instagram, o ideal é usar a Meta Business Suite. Pode parecer confuso logo que o site é aberto, mas vamos mostrar um passo a passo para entender tudo.

    O que tem de tão diferente no gerenciador de anúncios?

    São vários pontos importantes na plataforma, mas entre os principais destaques positivos podemos listar:

    1. segmentar o público — é fundamental que o anúncio seja direcionado para pessoas que possam se interessar por ele. No gerenciador, você pode escolher a localização, a idade, o gênero e o grupo de interesses de quem vai receber o conteúdo. Isso é importante para gerar taxas de cliques e engajamento maiores;
    2. definir a duração das campanhas — alguns anúncios podem durar muito tempo e ficar vinculados ao perfil por anos; outros, porém, têm data de validade e precisam ser muito bem definidos para não haver desperdício de verba. Tudo isso pode ser facilmente controlado por meio do gerenciador;
    3. organizar e analisar o desempenho — é muito mais fácil controlar o feed e o desempenho das publicações pelo gerenciador. 

    Primeiros passos

    Começar a usar o gerenciador de anúncios é simples. Siga o passo a passo.

    1. Crie um perfil no Facebook.
    2. Acesse o site do Meta Business Suite e faça login. Isso criará a conta de anúncios.
    3. Cadastre uma forma de pagamento (cartão de crédito, boleto etc.).
    4. Vincule uma conta do Instagram. Basta entrar no menu “Configurações do Negócio”, clicar em “Contas do Instagram” e incluir o perfil que deseja associar. Pode ser mais de um.

    Agora é só criar o primeiro anúncio. É interessante começar com pouco dinheiro e testar vários conteúdos já produzidos. Com o tempo, você vai ganhar experiência e pode planejar e aplicar orçamentos maiores aos posts.

    Google Ads

    Outra plataforma muito importante para empreendedores e produtores de conteúdo online é o gerenciador de anúncios do Google, o Google Ads. Ele permite criar anúncios em vídeos no YouTube, no mecanismo de pesquisa do Google e até mesmo colocar a empresa física em destaque no Google Maps. 

    homem apontando para um dashboard em um tablet.
    Google Ads e Meta Business Suite: ferramentas fundamentais para tráfego pago. (Fonte: Freepik/Reprodução)

    Até por isso, o Google Ads é um pouco mais complexo de se usar. Diferentemente do Meta Business Suite, em que o modelo padrão é de fotos, vídeos e posts de Facebook e Instagram, no Ads as possibilidades de mídia são maiores. Por isso, é preciso entender o tipo de mídia que melhor atende ao negócio e ao perfil de consumidor da marca ou do negócio.

    Se o seu produto é físico e precisa atrair clientes da região, é interessante direcionar os anúncios para pesquisas no Google e no Google Maps. Caso você seja produtor de conteúdo, optar por anúncios em formato de vídeo para o YouTube pode ser um bom caminho.

    O passo a passo também é simples.

    1. Crie uma conta no Google Ads.
    2. Cadastre as informações da sua empresa.
    3. Defina os meios de pagamento.
    4. Crie a primeira campanha.
    5. Escolha a mídia na qual o anúncio será vinculado (YouTube, Google, Google Maps).
    6. Defina o público-alvo, as palavras-chave e o orçamento.
    7. Coloque a campanha para rodar.

    Agora ficou mais fácil entender o gerenciador de anúncios, não é mesmo? Escolha sabiamente qual tipo de plataforma e mídia tem mais a ver com o seu negócio. E não se esqueça de começar com anúncios pequenos para aprender aos poucos.

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    O autor

    Noemi Rodrigues

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