Vídeos têm papel essencial na estratégia de marketing, e a thumbnail auxilia a aumentar as taxas de conversão do conteúdo digital
Um terço de todas as atividades online é consumido em vídeo. As estatísticas apontam que incluir esse tipo de conteúdo em landing pages pode aumentar a taxa de conversão em até 80%. Nesse contexto, a thumbnail tem papel essencial: a imagem escolhida para a “capa” é responsável por até 60% da intenção de clique de usuários em vídeos.
Embora muitos criadores de conteúdo tenham o hábito de escolher essas imagens no último momento, o planejamento para a criação de uma thumbnail eficiente deve ser realizado muito antes do processo de publicação. A falta do uso correto dessa ferramenta pode ser prejudicial para a estratégia de marketing de conteúdo.
Por isso, vamos compartilhar as informações mais importantes de como criar e otimizar as thumbnails, com dicas que podem ser utilizadas nas principais redes sociais e plataformas de conteúdo.
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O que é thumbnail?
A thumbnail é uma imagem representativa de um vídeo ou produto, usada como miniatura ou “capa” do conteúdo. É exibida antes da reprodução do vídeo e é fundamental para atrair a atenção das pessoas e despertar o interesse de assistir. A miniatura é, de certa forma, a “primeira impressão” que o vídeo causa.
A ferramenta tem outras importantes funções, como auxiliar na organização e na navegação dos vídeos em uma plataforma e ajudar a identificar as informações mais interessantes de forma mais rápida. Por isso, é uma peça importante na estratégia de produção de vídeos e deve ser tratada com a mesma importância do conteúdo produzido.
A miniatura é usada principalmente em plataformas de compartilhamento de vídeos, mas também é útil em blogs e sites de conteúdo para representar um artigo ou uma postagem. Além disso, a thumbnail é uma parte importante de otimização para motores de busca (SEO) de vídeos, pois ajuda os buscadores a identificar o assunto do vídeo e sugerir o conteúdo para a audiência.
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O que uma thumbnail precisa ter?
A thumbnail precisa ter formato fácil de ser visualizado, com informações que representem o conteúdo do vídeo ou produto. A miniatura deve ser atraente para garantir a atenção do usuário e dialogar com a persona. Confira os principais componentes dessa ferramenta.
Texto
O texto é um elemento importante na thumbnail de um vídeo. Ao contrário de websites, blogs e lojas virtuais, em que as imagens são usadas apenas como complemento ao título ou à chamada, as miniaturas são protagonistas em vídeos. No YouTube, por exemplo, o título é importante para otimizar o conteúdo nas buscas.
Cores
A escolha das cores da capa é extremamente importante, pois elas são as principais responsáveis por chamar a atenção do usuário. As cores têm forte carga semântica e podem remeter a diferentes tipos de conteúdo, fazendo parte de uma área de estudo chamada psicologia das cores, dedicada a entender o impacto de cada tonalidade nas emoções e nas percepções humanas.
Imagem
Em redes sociais, muitas vezes, as imagens são o único contato entre a marca e os seguidores. Nas plataformas de vídeo, as thumbnails geralmente mostram um frame congelado do conteúdo, então é fundamental escolher imagens adequadas para assegurar que outros elementos da página não sejam os principais destaques.
Identidade visual
A criação de uma identidade visual reconhecida ajuda a fidelizar clientes e aumentar o consumo. No caso de uma marca, ela é composta de todos os elementos visuais que a representam, especialmente o logotipo. A identidade visual da thumbnail deve ter “personalidade” própria, mas ainda conectada com o negócio.
Formato
O tamanho certo de uma thumbnail pode mudar de acordo com a plataforma ou o canal que está sendo usado. As dimensões recomendadas nos principais canais são:
- YouTube — 1.280×20 pixels;
- Facebook — 504×283 pixels;
- Instagram — 420×654 pixels;
- TikTok — 1.080×920 pixels;
- Twitter — 600×335 pixels.
Rosto
Vídeos que apresentam pessoas costumam gerar empatia e ter resultados positivos. Embora não seja obrigatório, incluir o rosto nas thumbnails pode ser uma escolha inteligente. Quem cria conteúdo para a internet não pode ignorar esse aspecto, pois ele é crucial para estabelecer autoridade e reconhecimento entre o público.
Outros elementos
Alguns exemplos de elementos que podem ser incluídos na thumbnail são ícones, que são úteis para transmitir uma mensagem em sites e blogs, e emojis, que são comuns no YouTube. Outra opção é usar memes, que atraem a atenção por si só. Mas não há nada que deva ser seguido rigorosamente, sendo preciso inovar para atender às preferências da audiência.
Como criar uma thumbnail?
A criação de uma thumbnail deve ser realizada em ferramentas de edição de imagem, que podem ser gratuitas ou pagas, como Adobe Photoshop, Adobe Spark, Canva, PicMonkey, Fotor, Viso Catalyst, Flimbo e Snappa. A escolha do programa depende do objetivo e do nível de habilidade da pessoa responsável por criar a miniatura.
A capa do vídeo deve ser única e atraente, com cores vibrantes, elementos gráficos e texto para transmitir informações sobre o conteúdo. A miniatura deve ter boa resolução e representar o conteúdo de maneira precisa e clara. A aparência consistente é fundamental para que ela seja facilmente reconhecida pelo público.
Dicas para otimizar a thumbnail
A criação da thumbnail perfeita é um processo contínuo, então é importante estar sempre buscando melhorias. As miniaturas já publicadas devem ser avaliadas para se verificar a possibilidade de otimização para alavancar as taxas de cliques.
Veja algumas dicas para melhorar as capas do vídeo.
- Atraia o olhar da pessoa para o centro da imagem.
- Use uma paleta de cores atrativa e coerente com o assunto do vídeo.
- Garanta que a imagem seja nítida e tenha boa qualidade, evitando distorções e borrões.
- Escolha fontes legíveis e que combinem com o tom do vídeo.
- Não use elementos que possam causar confusão ou distração, como imagens ou frases irrelevante.
- Inclua informações relevantes na thumbnail, como o nome do canal.
- Teste diferentes tipos de thumbnail para entender o que funciona melhor para o público.
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