Uma das melhores redes sociais para impulsionar os negócios, o Instagram oferece diversos recursos para os criadores ganharem notoriedade. Saiba como ganhar mais espaço no Instagram.
Segundo o estudo Digital 2023: Global Overview – Brazil, desenvolvido pela Meltwater e We Are Social, nosso país tem 181,3 milhões de usuários de internet, dos quais 152,4 milhões estão nas redes sociais. Para efeito de comparação, a pesquisa informa que a população brasileira está na casa de 215,8 milhões de pessoas – o número apurado pelo Censo só será divulgado em abril/2023.
Daí já dá para ter uma noção do poder da internet e das redes sociais. Se a pessoa não conta com muitos recursos para uma produção de marketing digital mais completa, começar pelas redes sociais é o mais seguro pelo potencial do alcance, o objetivo de qualquer marca ou de profissionais independentes.
Quanto mais gente souber do seu produto ou serviço, maiores são as chances de vendas. Afinal, é preciso ter uma boa captação de leads para fechar negócios. E o Instagram pode se tornar uma máquina de alcance, se a pessoa que administra o perfil souber gerar o conteúdo certo para atrair quem faz sentido para a marca.
Para se ter uma ideia, de acordo com o mesmo relatório, o Brasil tem 113,5 milhões de pessoas cadastradas no Instagram, fazendo dessa rede a terceira mais usada no país – atrás apenas do WhatsApp e YouTube.
O potencial é gigante, mas para ganhar espaço no Instagram e atrair mais seguidores é necessário agregar valor para quem o acompanha, interagir com as pessoas e criar relevância para elas se manterem engajadas.
Por que eu te seguiria?
As pessoas estão no Instagram para acompanhar a vida dos familiares e amigos, para se atualizarem sobre notícias e para encontrar boas oportunidades de compras. No fundo, todo mundo tem algum desejo a cumprir. E se você descobrir o desejo das suas pessoas em relação ao seu negócio, com certeza terá grandes chances de conquistar uma comunidade disposta a indicar seu perfil.
Para produzir um conteúdo que chame atenção das pessoas certas, é necessário construir as buyer personas – assunto que tratamos aqui em detalhes. Quanto mais definida elas forem, mais fácil será conquistá-las.
Acertando direitinho as pautas, é hora de utilizar os recursos disponibilizados pelo Instagram – e não são poucos – para montar uma boa história.
Como ganhar mais espaço no Instagram?
O Instagram trabalha muito bem o audiovisual, admitindo o uso de fotos, ilustrações, vídeos e transmissões ao vivo. Para utilizar bem os recursos, vamos falar um pouco sobre como utilizar as ferramentas para obter alcance:
1) Descrição ou Bio
A descrição vai ajudar as pessoas a saberem o objetivo do seu perfil. Aproveite esse espaço para incluir o link de sua página ou a árvore de links (linktree), assim as pessoas terão para onde ir quando quiserem obter mais informações. Essas informações são indexadas pelos mecanismos de busca – portanto, inclua nesse breve texto as palavras-chave do seu negócio.
Aliás, as palavras-chave do seu negócio devem estar presentes em todos os textos escritos e aqui não estamos falando apenas de hashtags. Os mecanismos de busca estão cada vez mais sofisticados e as palavras precisam estar dentro de um contexto para serem consideradas coerentes e relevantes. Isso será essencial para o SEO do perfil.
+Bio do Instagram e stories: por que são importantes?
2) Fotos
Embora o Instagram esteja se focando cada vez mais em vídeos, as imagens ainda têm um peso muito importante na ferramenta. O carrossel de imagens permite que a marca retenha a atenção do usuário por mais tempo naquela publicação, consequentemente indicando para o algoritmo que ela é relevante.
Nesse caso, crie uma sequência de imagens com informações encadeadas para a pessoa continuar na publicação até o fim. Complemente com uma boa legenda e lembre-se de preencher o texto alternativo nas configurações avançadas. Esse recurso permite que pessoas portadoras de deficiência possam receber o conteúdo. Além do mais, isso também conta pontos no SEO.
Os conteúdos precisam puxar um papo, fazer perguntas para quem lê. Quanto mais aberta for a pergunta, melhor. As pessoas precisam ter motivo para refletir, para querer ler o que outras pessoas estão falando, para escrever suas percepções. Do lado de quem produz, é altamente recomendável interagir com a comunidade. Afinal, a rede social pede isso.
3) Stories
Por ter uma duração de 24h, os Stories são ótimos para mostrar a operação da marca, o que acontece no escritório, o famoso “a vida como ela é”. Aqui é um ponto de bastante humanização da marca, pois existe a espontaneidade do momento. Stories também são um ótimo recurso para interação. Abrir uma caixa de perguntas e respondê-las é uma forma de agregar valor e atrair o público que realmente está interessado no conteúdo. Além disso, é possível selecionar os Stories mais estratégicos e criar um Destaque permanente para eles.
Aliás, os Destaques permitem a inclusão dos depoimentos de clientes, eventos, viagens, orientações. Para quem está chegando, é uma forma de reconhecer o prestígio da marca.
Você também pode criar um termo carinhoso para caracterizar as pessoas ou algum apelido para a própria comunidade em torno do perfil – se fizer sentido para o negócio e o público. Parece bobo, mas não é. Dependendo do perfil das pessoas que compõem o grupo, traz um sentimento de pertencimento, acolhimento e diferenciação.
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CONFIRA4) Reels
Inspirado no formato de vídeo do TikTok, os Reels são utilizados para vídeos rápidos, descontraídos ou curiosos, geralmente ligados a alguma trend. Tudo isso é uma boa fórmula para gerar vídeos virais. É preciso pensar com cuidado ao aderir a alguma tendência ou “modinha”, afinal o intuito é alcançar as pessoas certas para sua comunidade. Se não tem a ver com a proposta do perfil, espere a próxima oportunidade. Ela não vai demorar.
5) Live
A live é um recurso incrível para interagir com a comunidade, lançar produtos, fornecer conteúdo educativo gratuitamente e alcançar mais pessoas. É importante fazer um trabalho de divulgação da live para a comunidade e incentivá-la a compartilhar o evento. É possível incluir uma contagem regressiva com lembrete.
Hoje, o Insta permite que as pessoas comprem selos durante a live para contribuir com o perfil. Os preços variam de R$ 5,49 a R$ 25,99, podendo ser realizado por meio do Google Pay, Apple Store ou Mercado Pago. O comprador também pode enviar corações em outras cores, o que o diferencia nas interações.
LEMBRE-SE: quanto mais a pessoa permanecer em seu perfil, mais ele será mostrado, mais relevância terá e mais pessoas mapeadas com interesses relacionados serão impactadas pelo conteúdo. Quanto melhor for o SEO, mais seu conteúdo será indexado e chegará a mais pessoas.
E aí, gostou das dicas de como ganhar mais espaço no Instagram? Agora, coloque a mão na massa e atraia as pessoas certas para o seu perfil.