Uma das melhores redes sociais para impulsionar os negócios, o Instagram oferece diversos recursos para os criadores ganharem notoriedade. Saiba como ganhar mais espaço no Instagram.

Segundo o estudo Digital 2023: Global Overview – Brazil, desenvolvido pela Meltwater e We Are Social, nosso país tem 181,3 milhões de usuários de internet, dos quais 152,4 milhões estão nas redes sociais. Para efeito de comparação, a pesquisa informa que a população brasileira está na casa de 215,8 milhões de pessoas – o número apurado pelo Censo só será divulgado em abril/2023.

Daí já dá para ter uma noção do poder da internet e das redes sociais. Se a pessoa não conta com muitos recursos para uma produção de marketing digital mais completa, começar pelas redes sociais é o mais seguro pelo potencial do alcance, o objetivo de qualquer marca ou de profissionais independentes.

Quanto mais gente souber do seu produto ou serviço, maiores são as chances de vendas. Afinal, é preciso ter uma boa captação de leads para fechar negócios. E o Instagram pode se tornar uma máquina de alcance, se a pessoa que administra o perfil souber gerar o conteúdo certo para atrair quem faz sentido para a marca.

Para se ter uma ideia, de acordo com o mesmo relatório, o Brasil tem 113,5 milhões de pessoas cadastradas no Instagram, fazendo dessa rede a terceira mais usada no país – atrás apenas do WhatsApp e YouTube.

O potencial é gigante, mas para ganhar espaço no Instagram e atrair mais seguidores é necessário agregar valor para quem o acompanha, interagir com as pessoas e criar relevância para elas se manterem engajadas.

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    Por que eu te seguiria?

    As pessoas estão no Instagram para acompanhar a vida dos familiares e amigos, para se atualizarem sobre notícias e para encontrar boas oportunidades de compras. No fundo, todo mundo tem algum desejo a cumprir. E se você descobrir o desejo das suas pessoas em relação ao seu negócio, com certeza terá grandes chances de conquistar uma comunidade disposta a indicar seu perfil.

    Para produzir um conteúdo que chame atenção das pessoas certas, é necessário construir as buyer personas – assunto que tratamos aqui em detalhes. Quanto mais definida elas forem, mais fácil será conquistá-las.

    Acertando direitinho as pautas, é hora de utilizar os recursos disponibilizados pelo Instagram – e não são poucos – para montar uma boa história.

    Como ganhar mais espaço no Instagram?

    O Instagram trabalha muito bem o audiovisual, admitindo o uso de fotos, ilustrações, vídeos e transmissões ao vivo. Para utilizar bem os recursos, vamos falar um pouco sobre como utilizar as ferramentas para obter alcance:

    1) Descrição ou Bio

    A descrição vai ajudar as pessoas a saberem o objetivo do seu perfil. Aproveite esse espaço para incluir o link de sua página ou a árvore de links (linktree), assim as pessoas terão para onde ir quando quiserem obter mais informações. Essas informações são indexadas pelos mecanismos de busca – portanto, inclua nesse breve texto as palavras-chave do seu negócio.

    Aliás, as palavras-chave do seu negócio devem estar presentes em todos os textos escritos e aqui não estamos falando apenas de hashtags. Os mecanismos de busca estão cada vez mais sofisticados e as palavras precisam estar dentro de um contexto para serem consideradas coerentes e relevantes. Isso será essencial para o SEO do perfil.

    +Bio do Instagram e stories: por que são importantes?

    2) Fotos

    Embora o Instagram esteja se focando cada vez mais em vídeos, as imagens ainda têm um peso muito importante na ferramenta. O carrossel de imagens permite que a marca retenha a atenção do usuário por mais tempo naquela publicação, consequentemente indicando para o algoritmo que ela é relevante.

    Nesse caso, crie uma sequência de imagens com informações encadeadas para a pessoa continuar na publicação até o fim. Complemente com uma boa legenda e lembre-se de preencher o texto alternativo nas configurações avançadas. Esse recurso permite que pessoas portadoras de deficiência possam receber o conteúdo. Além do mais, isso também conta pontos no SEO.

    Os conteúdos precisam puxar um papo, fazer perguntas para quem lê. Quanto mais aberta for a pergunta, melhor. As pessoas precisam ter motivo para refletir, para querer ler o que outras pessoas estão falando, para escrever suas percepções. Do lado de quem produz, é altamente recomendável interagir com a comunidade. Afinal, a rede social pede isso.

    como ganhar mais espaço no instagram

    3) Stories

    Por ter uma duração de 24h, os Stories são ótimos para mostrar a operação da marca, o que acontece no escritório, o famoso “a vida como ela é”. Aqui é um ponto de bastante humanização da marca, pois existe a espontaneidade do momento. Stories também são um ótimo recurso para interação. Abrir uma caixa de perguntas e respondê-las é uma forma de agregar valor e atrair o público que realmente está interessado no conteúdo. Além disso, é possível selecionar os Stories mais estratégicos e criar um Destaque permanente para eles.

    Aliás, os Destaques permitem a inclusão dos depoimentos de clientes, eventos, viagens, orientações. Para quem está chegando, é uma forma de reconhecer o prestígio da marca.

    Você também pode criar um termo carinhoso para caracterizar as pessoas ou algum apelido para a própria comunidade em torno do perfil – se fizer sentido para o negócio e o público. Parece bobo, mas não é. Dependendo do perfil das pessoas que compõem o grupo, traz um sentimento de pertencimento, acolhimento e diferenciação.

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    4) Reels

    Inspirado no formato de vídeo do TikTok, os Reels são utilizados para vídeos rápidos, descontraídos ou curiosos, geralmente ligados a alguma trend. Tudo isso é uma boa fórmula para gerar vídeos virais. É preciso pensar com cuidado ao aderir a alguma tendência ou “modinha”, afinal o intuito é alcançar as pessoas certas para sua comunidade. Se não tem a ver com a proposta do perfil, espere a próxima oportunidade. Ela não vai demorar.

    5) Live

    A live é um recurso incrível para interagir com a comunidade, lançar produtos, fornecer conteúdo educativo gratuitamente e alcançar mais pessoas. É importante fazer um trabalho de divulgação da live para a comunidade e incentivá-la a compartilhar o evento. É possível incluir uma contagem regressiva com lembrete.

    Hoje, o Insta permite que as pessoas comprem selos durante a live para contribuir com o perfil. Os preços variam de R$ 5,49 a R$ 25,99, podendo ser realizado por meio do Google Pay, Apple Store ou Mercado Pago. O comprador também pode enviar corações em outras cores, o que o diferencia nas interações.

    LEMBRE-SE: quanto mais a pessoa permanecer em seu perfil, mais ele será mostrado, mais relevância terá e mais pessoas mapeadas com interesses relacionados serão impactadas pelo conteúdo. Quanto melhor for o SEO, mais seu conteúdo será indexado e chegará a mais pessoas.

    E aí, gostou das dicas de como ganhar mais espaço no Instagram? Agora, coloque a mão na massa e atraia as pessoas certas para o seu perfil.

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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