A carreira de Account Manager apresenta muitas possibilidades de crescimento e desafios profissionais para quem gosta de trabalhar com vendas

A posição de Account Manager, ou gerente de contas, pode ser uma ótima opção para quem tem interesse em vendas e busca uma carreira com desafios constantes e possibilidades de crescimento profissional. A posição exige dedicação e comprometimento, mas pode ser bastante gratificante para quem gosta de trabalhar com relacionamento com clientes e desenvolvimento de negócios. 

Esse cargo tem se tornado cada vez mais relevante no mercado corporativo, principalmente no setor business-to-business (B2B), no qual a relação com clientes é mais estreita. Com habilidades e conhecimentos adequados, é possível alcançar sucesso e reconhecimento nessa área tão importante para a expansão das empresas.

Mas o que é Account Manager? O que é preciso para ter sucesso? Descubra tudo o que você precisa saber dessa carreira.

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    O que é Account Manager?

    Homem e mulher lado a lado. Ele está com um tablet na mão. Ela está com um smartphone. Eles estão conversando e rindo.
    Account Manager é a interface entre cliente e empresa. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Account Managers são responsáveis por gerenciar as contas de clientes de uma empresa. O principal objetivo é estabelecer um relacionamento duradouro com clientes, a fim de garantir a satisfação e a fidelidade, bem como identificar oportunidades de venda e crescimento do negócio.

    Para isso, Account Managers devem construir uma relação sólida e de confiança com clientes, conhecendo os processos, os objetivos e as principais dificuldades, além de buscar maneiras de melhorar o desempenho com as ferramentas e as estratégias necessárias.

    A profissão é muito dinâmica e está em constante evolução. Com a crescente digitalização e a mudança nos hábitos de consumo dos clientes, as empresas precisam se adaptar rapidamente às novas demandas do mercado.

    Dessa forma, Account Managers precisam estar sempre em atualização e com disposição para aprender novas técnicas de vendas.

    Qual é a função de Account Manager?

    A função de Account Manager é atuar como ponto de contato principal entre cliente e empresa. Para tanto, profissionais devem ter conhecimento profundo das necessidades dos clientes, entendendo as demandas e ajudando a encontrar soluções para elas.

    Profissionais da área são responsáveis por desenvolver uma estratégia de vendas para atingir as metas da empresa, incluindo definição de preços, negociação de contratos e estabelecimento de prazos.

    Gerentes de contas também acompanham a performance das contas e reportam regularmente os resultados para a equipe de vendas e a gerência da empresa.

    Como é o mercado de trabalho para Account Manager?

    O mercado de trabalho para Account Manager é bastante competitivo, mas também oferece muitas oportunidades de crescimento. As empresas têm reconhecido a importância do papel de gerente de contas na fidelização de clientes, por isso a demanda por profissionais da área tem aumentado.

    A concorrência entre empresas que buscam os serviços de Account Manager pode ser intensa, principalmente em setores como tecnologia, serviços financeiros e comunicações. Consultorias, agências de publicidade, varejo e serviços financeiros são outros exemplos de segmentos que costumam contratar profissionais especialistas.

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    Quanto ganham Account Managers?

    Duas mulheres em um escritório criativo. Uma está de pé mostrando gráficos em uma prancheta para outra mulher que está sentado em frente a um computador.
    Bonificações por performance costumam turbinar remuneração de gerente de contas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    A remuneração média de Account Manager é de cerca de R$ 12 mil por mês, de acordo com dados do site Glassdoor. No entanto, os recebimentos podem variar bastante dependendo da empresa, da experiência profissional, do setor de atuação e da região do país.

    O trabalho de gerente de contas está diretamente relacionado aos resultados da empresa, o que justifica os altos salários e as boas oportunidades de crescimento profissional. Em algumas empresas, é comum receber acima de R$ 20 mil por mês. Além do salário fixo, é comum que Account Managers ganhem comissões e bonificações por atingirem metas de vendas e performance.

    O que é preciso para ser Account Manager?

    Para se tornar Account Manager, é preciso ter um bom networking. É comum que as empresas exijam experiência prévia em vendas, especialmente em funções como representação comercial, vendas externas ou televendas. O conhecimento em técnicas de negociação, comunicação e gestão de equipes de vendas também é valorizado.

    1. Formação

    Não há formação específica obrigatória para se tornar Account Manager. No entanto, é comum que as empresas exijam graduações como Administração, Marketing, Comunicação, Relações Públicas e áreas correlatas.

    2. Experiência em vendas

    A experiência em vendas ajuda a entender as métricas de performance e as metas de vendas, permitindo mais eficiência na gestão das contas e na obtenção de resultados. Por isso, é comum que as empresas solicitem que pessoas candidatas a Account Manager tenham histórico comprovado de sucesso em vendas.

    3. Habilidades interpessoais

    A habilidade interpessoal é crucial para o sucesso na função, pois gerentes de contas precisam estabelecer uma relação de confiança e empatia com clientes. Devem ser capazes de se comunicar de forma clara e concisa, escutar ativamente as necessidades dos clientes e entender os pontos de dor.

    4. Visão estratégica

    Ao ter uma visão estratégica, Account Managers podem desenvolver planos de ação eficazes para aumentar as vendas, conquistar clientes e fidelizar atuais. Isso inclui identificar os principais desafios e as oportunidades de cada consumidor, estabelecer metas de vendas realistas, planejar as etapas do processo de venda e avaliar constantemente os resultados.

    5. Conhecimento de tecnologia

    Em muitos casos, é necessário que Account Managers tenham conhecimentos em tecnologia para poder utilizar ferramentas de Customer Relationship Management (CRM) e outras ferramentas que facilitem o trabalho de gerenciamento de contas.

    6. Capacidade de negociação

    A capacidade de negociação é uma das habilidades mais importantes que Account Managers devem ter, pois precisam negociar com clientes para fechar contratos e garantir que as metas sejam atingidas.

    7. Organização

    Profissionais da área devem prezar pela organização e ter capacidade de gerenciamento de contas para garantir que informações de clientes sejam mantidas atualizadas e que os processos de vendas sejam eficientes. Em alguns casos, também são responsáveis por liderar uma equipe de vendas.

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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