Marketing pessoal é um assunto muito comentado, com mil fórmulas de sucesso e, mesmo assim, você ainda não sabe se está fazendo do jeito certo.

Uma das definições clássicas sobre marketing pessoal é: “trabalhe sua imagem como se você fosse uma marca”. Na verdade, isso é bastante vago. Quem não conhece os processos para a formação e consolidação de uma marca não consegue entender a complexidade envolvida.

Pegue a visão: se você vir um produto sujo e com as peças mal encaixadas na melhor posição da vitrine, muito provavelmente vai pensar que há algo errado ali. “Não orna”. Nesse exemplo, você é o produto. A vitrine é o marketing pessoal. Ficou mais claro?

Para funcionar bem, o marketing pessoal precisa acontecer depois do polimento da própria imagem e depois de processos de autoconhecimento. A ideia é escolher estrategicamente o que queremos acentuar e atenuar em nossa imagem. Então, por bem, nós aqui da Locaweb decidimos fazer um apanhado desses dois momentos para entregar um conteúdo mais completo. Bora conferir?

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    Onde estou? Para onde vou?

    De modo direto, um dos principais objetivos do marketing pessoal é gerar mais oportunidades na área de atuação escolhida por quem deseja se divulgar. Essas oportunidades acontecem por meio das pessoas certas, que abrem portas, que tomam decisões ou as influenciam.

    É preciso mapear algumas respostas para entender onde se está e qual o destino. Então, vamos lá:

    • Quais tipos de oportunidades desejo conquistar?
    • Desejo chamar a atenção de quais pessoas? Elas ocupam quais posições profissionais?
    • Onde essas pessoas circulam – virtual e fisicamente?
    • Quais meios elas utilizam para se informar? Qual a linguagem usada por elas? Utilizam jargões específicos? O que desperta o interesse delas?
    • Quais códigos visuais elas utilizam e quais chamam a sua atenção positivamente?
    • Quanto tempo eu tenho disponível para trabalhar minha imagem diariamente?

    Saber essas respostas dá a direção de onde seu olhar deve formar foco. Afinal, se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve – parafraseando aquele trecho do diálogo famoso entre Alice e o Gato Risonho.

    Quem sou eu?

    Acontece muito: a pessoa tem conhecimento de sobra, dá banho de atuação em muita gente, mas tem uma atitude, digamos, pouco estratégica (infantil, imatura, precoce e assim vai). Depois reclama que nunca tem uma grande oportunidade.

    Quem quer fazer marketing pessoal precisa parar e olhar para si. Olhar para os próprios comportamentos.

    Ninguém aqui é alecrim dourado e não existe mágica nesse processo. Muitas vezes a pessoa faz tudo certo e ainda assim o fruto demora para nascer – e, para pessoas comuns, é assim na maioria das vezes. As coisas podem levar tempo – e se você parar no meio do processo, demoram mais ainda.

    O marketing pessoal é uma ação perene, assim como o cuidado com a imagem projetada para o público desejado. Ambas vão se ajustando de acordo com o momento atual, com o mercado, a soma de experiências e as mudanças de objetivos.

    É importante saber se a imagem e comportamento atuais estão ajustados aos objetivos, antes de iniciar a estratégia de marketing pessoal. Afinal, a estratégia é utilizada para influenciar positivamente a percepção das pessoas certas para conquistar mais oportunidades.

    O que será necessário acentuar e atenuar nessa imagem? Faça isso sem pressa, afinal mudanças pedem tempo para serem consolidadas.

    Talvez seja necessário rever as suas companhias: as pessoas de seu círculo te impulsionam ou te afundam? Sua imagem pessoal e comportamento transmitem confiança? Você é útil e desejável onde está? Você se envolve em mesquinharia e fofoca? Seus valores pessoais são inclusivos ou excludentes? São compatíveis com quem deseja atrair e onde deseja chegar?

    Atenção: quando você iniciar o processo de polimento, muita coisa vai mudar. Algumas serão boas e outras desconfortáveis. Muitas pessoas vão se animar e outras criticar. O principal é ter em mente o objetivo, que será seu combustível nessa jornada. Siga em frente.

    Confira agora as principais ferramentas de marketing pessoal

    Vamos utilizar as ferramentas que estão à mão para iniciar o processo de marketing pessoal:

    Jovem alegre participando de uma reunião de trabalho
    Investir em marketing pessoal é fundamental para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    1) Esteja em um ambiente estimulante

    Assine canais e perfis online compatíveis com seu objetivo. Quando alguém te der uma oportunidade, com certeza vai analisar os tipos de materiais com os quais você se relaciona. Dê uma olhada no que essas pessoas estão assinando também e tente encontrar compatibilidades. É mais fácil chamar a atenção de modo positivo nas concordâncias, no primeiro momento. As redes sociais são uma ótima ferramenta.

    2) Divulgue-se estrategicamente nas redes sociais

    Escolha bem qual recorte da sua vida deseja mostrar e em qual meio. Os conteúdos que geram reconhecimento podem ser gerados de muitas maneiras nas redes sociais. Primeiramente, revise a sua descrição pessoal. Se tiver dúvida no que escrever nesse espaço, pesquise como as pessoas da sua área escrevem e se inspire para criar. Depois comece a revisar sua presença nas redes.

    O LinkedIn pode ser um ótimo canal para divulgar conteúdo como artigos, notícias, reflexões autorais e comentar pontos de vista. Escreva depoimentos sobre pessoas que já trabalharam com você e peça que eles façam o mesmo em troca.

    Escreva as atividades realizadas em cada empresa e os resultados relevantes trazidos por meio do seu trabalho. Projetos pontuais. Cursos de formação. Tudo o que possa ajudar a mostrar sua autoridade como especialista. Fortaleça sua identidade por meio de conteúdos ligados à sua autoridade.

    Já o Instagram tem espaço para o estilo de vida, mas comporta bem conteúdo especializado, com linguagem profissional. Os meios de comunicação dentro dele são bem versáteis e ajudam a cuidar da narrativa. O registro de um evento da sua área pode utilizar bem três recursos do Instagram: as Stories ficam para divulgar uma geral do ambiente, trechos de palestras e coisas assim. A timeline recebe as fotos com pessoas importantes da sua área, pares profissionais, palestras importantes, ficando o registro para possíveis visitantes. Para o Reels, gravar um vídeo com sobre o que considerou mais relevante no evento pode ser uma ótima fonte de engajamento.

    Isso só para citar duas redes. Estude bem onde estão as pessoas que você deseja chamar a atenção e esteja lá. Puxe papo com gente importante para seu crescimento.

    Leia também: Bio do Instagram e stories: por que são importantes?

    3) “Não existe fazer networking”

    Quem sempre está em contato com as pessoas não precisa “fazer networking”. Lembre-se das pessoas sem “precisar” delas. Coloque o aniversário delas na agenda e envie uma mensagem original, lembrando algum detalhe da sua personalidade. Chame-as para tomar um café ou bater um papo. Mande um link de uma matéria ou evento que possa ser boa para ela.

    Saber qual o problema você resolve para as pessoas muda o jogo. Ofereça soluções. Quem ajuda de verdade será a primeira pessoa a ser lembrada no momento de uma boa oportunidade. Ninguém gosta de gente interesseira.

    4) Vista-se para o cargo que deseja

    Esse é um assunto delicado para muitas pessoas. “Vou precisar mudar meu guarda-roupas inteiro?” Não necessariamente. O primeiro ponto a ser considerado é se sua forma de vestir conta para o mundo quem você é e onde deseja chegar. Se não for, é preciso revisar as peças. Mas, de cara, observe seu acervo de roupas e faça uma seleção.

    Quais roupas trazem conforto, transmitem a imagem que você deseja e, principalmente, te trazem segurança para assumir um compromisso importante que veio do nada? No marketing pessoal, a pessoa precisa estar preparada como se a melhor oportunidade fosse acontecer agora mesmo. E ela pode acontecer.

    A partir dessa premissa, pense em comprar mais do que parece com essas peças-chaves, lembrando das cores que já combinam com o que você tem. Isso criará um guarda-roupa mais funcional e coordenado.

    Há muito material sobre estilo em sites especializados. Estilo é mais ligado à autoexpressão do que às tendências. Portanto, ao polir seu estilo, suas peças podem te acompanhar por muito tempo. Cuide para que elas transmitam a mensagem certa sobre o que você deseja.

    Lembre-se: marketing pessoal é intencionalidade. É um trabalho diário e que não acaba.

    Esse artigo não pretende esgotar o assunto e não traz tudo a respeito dele. Pesquise mais profundamente sobre Personal Branding, construção de discurso, narrativa para redes sociais, imagem e estilo. Todos os dias aplique um pouco do que descobriu e assim as pessoas passarão a te notar de uma forma diferente.

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    O autor

    Liliane Oliveira

    Liliane Oliveira é Coordenadora de Marketing de Conteúdo e SEO na Locaweb, com especialização em Marketing pela ESPM. Com mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia, ela se destaca como especialista em SEO, criação de conteúdo, gestão de blogs, sites e canais do YouTube. Seu trabalho é voltado para o aumento do tráfego orgânico e geração de resultados. Além disso, ela encontra equilíbrio praticando yoga, conhecendo novos lugares e se dedicando a novas aprendizagens, sempre como uma eterna padawan.

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