Presença digital se tornou uma das ferramentas essenciais na estratégia de marketing de empresas de todos os tamanhos
Com o aumento de acesso à internet e o tempo que as pessoas passam no ambiente online, a presença digital se tornou um dos itens mais importantes da estratégia de marketing de empresas de todos os tamanhos. Nos últimos 20 anos, o número de usuários globais da web saltou de 700 milhões para 5 bilhões, segundo o estudo da plataforma We Are Social.
No Brasil, a internet chega a 90% dos lares, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A proporção da população brasileira que usa a tecnologia é superior à média mundial, e esse índice deve crescer com a ampliação da conexão móvel, proporcionada pela introdução da conectividade 5G.
Brasileiros gastam em média mais de 10 horas por dia na internet em todos os dispositivos. As pessoas acessam as redes sociais, realizam compras online, consomem notícias e buscam informações úteis, como promoções, horários de funcionamento e localização de negócios.
Confira tudo que você precisa saber para garantir uma presença digital eficiente para a sua empresa.
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O que é presença digital?
A presença digital é a reputação de uma empresa, marca ou pessoa percebida pelo público na internet. O conceito envolve todas as atividades e estratégias realizadas na internet para construir e manter uma identidade digital forte e consistente com o objetivo de alcançar e se comunicar com o público-alvo.
A aparência online de uma empresa ou marca inclui todo o conteúdo que é controlado, como o site e os perfis em redes sociais, bem como o conteúdo que não é controlado, como os resultados de busca e as avaliações online. Por isso, é importante considerar todas as ações realizadas na internet em nome do negócio.
Uma estratégia de presença digital eficaz busca manter a visibilidade positiva da companhia na web, utilizando, de forma estratégica, ferramentas como o desenvolvimento e a manutenção de um site, perfis em redes sociais, além de produção de conteúdo relevante e da utilização de tecnologias de marketing digital para impulsionar os resultados.
Qual é a importância da presença digital para o negócio?
A presença digital é importante para os negócios porque a grande maioria das pessoas está presente no ambiente online, buscando informações e realizando compras. A estratégia permite que empresas se conectem com o público-alvo de forma efetiva, estabeleçam autoridade no nicho de mercado e aumentem os resultados.
Conheça os principais motivos para estabelecer uma presença digital para o negócio.
- Aumento de visibilidade: ao ter uma presença digital forte e consistente, as empresas permitem que mais pessoas encontrem os produtos ou serviços.
- Relação de confiança: ter uma presença digital profissional e coerente com a identidade da empresa ajuda a estabelecer confiança com os clientes, que se sentem mais seguros em realizar negócios com a empresa.
- Geração de autoridade: ao produzir conteúdo relevante e de qualidade, as empresas podem se estabelecer como autoridades no nicho de mercado, o que pode ajudar a atrair mais clientes.
- Interação com o público: redes sociais e outras plataformas digitais permitem que as empresas interajam diretamente com o público, fortalecendo a relação com os clientes e melhorando a reputação da companhia.
- Análise de resultados: ao utilizar ferramentas de análise de dados, as empresas podem obter informações valiosas sobre o desempenho das estratégias de marketing digital e ajustá-las de acordo com as necessidades dos clientes.
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Como construir a presença digital da empresa?
Para construir uma presença digital eficaz, a empresa deve utilizar uma identidade de marca forte, além de criar conteúdo relevante para o público-alvo. A partir desses elementos, o negócio pode aumentar a visibilidade online, estabelecer-se como uma autoridade no setor e aumentar o engajamento do público com a marca.
A identidade da marca é a representação visual e emocional da empresa, que engloba logotipo, cores, tipografia, tom de voz e valores. Esses elementos precisam ser consistentes em todos os canais online, para construir confiança e estabelecer uma conexão emocional com os clientes, diferenciando a empresa da concorrência.
O marketing de conteúdo envolve entender as necessidades do público-alvo e fornecer soluções para as dúvidas dele. Os temas devem estar alinhados com a identidade visual, os valores e a estratégia de marketing do negócio. O conteúdo deve seguir as regras de otimização de mecanismos de busca (SEO) para aumentar o alcance online.
Além disso, o negócio deve considerar as diferentes plataformas e formatos para aumentar a visibilidade da empresa na internet e gerar mais tráfego para a marca. Confira as principais ferramentas.
Blog
O site ou blog da empresa oferece uma oportunidade única de mostrar a clientes em potencial o que o negócio tem a oferecer, além de permitir a interação com os visitantes e oferecer conteúdo relevante. Por isso, é importante dedicar tempo e recursos para construir e manter uma plataforma online forte e eficaz.
Uma plataforma bem projetada e organizada ajuda a fortalecer a identidade da marca, aumentar a visibilidade da empresa e crescer o engajamento do público. Ao fornecer informações úteis e relevantes para o público-alvo, o site contribui para estabelecer a empresa como autoridade no setor.
Um site ou blog impulsiona o tráfego orgânico para a empresa. Isso ocorre porque os mecanismos de busca, como o Google, priorizam as páginas da web com conteúdo atualizado e relevante. Ao publicar regularmente, a empresa pode melhorar a posição nos resultados de pesquisa, o que pode levar a um aumento no tráfego do site.
Redes sociais
Ao usar as redes sociais, as empresas podem se conectar com o público-alvo de maneira mais pessoal e informal. Elas também permitem receber um feedback instantâneo dos clientes, responder a perguntas e comentários. Além disso, possibilita monitorar a reputação online e a percepção do público sobre os produtos ou serviços.
Essa ferramenta de marketing digital permite alcançar um público mais amplo e diversificado do que os meios tradicionais. Isso ocorre porque as redes sociais possibilitam que as empresas segmentem o público-alvo com base em interesses, demografia, comportamento e localização geográfica.
Por meio das redes sociais, é possível construir uma comunidade em torno da marca. Ao compartilhar conteúdo engajador, as empresas podem incentivar a participação do público-alvo, criar conversas em torno da marca e aumentar a fidelidade dos clientes.
A escolha das redes sociais para uma empresa deve levar em consideração se o perfil da marca se encaixa na plataforma, a audiência dos concorrentes, as ferramentas de pesquisa, o volume da audiência e a participação em comunidades e grupos.
As principais redes sociais usadas pelos brasileiros são:
- WhatsApp — o aplicativo de bate-papo é usado por 165 milhões de brasileiros, cerca de 75% da população. A plataforma tem uma versão específica para as empresas, o WhatsApp Business, com ferramentas elaboradas para impulsionar os negócios.
- YouTube — com 138 milhões de usuários mensais no Brasil, a plataforma de vídeos pode ser utilizada para promover a marca por meio de conteúdo relevante, colaboração com canais e anúncios, além de oferecer métricas de resultados.
- Instagram — o app de imagem e vídeos oferece um perfil profissional para empresas e diferentes formatos de conteúdo. A rede social tem 122 milhões de usuários brasileiros e também oferece opção de anúncios.
- Facebook — embora tenha perdido a liderança das redes sociais, o app ainda conta com 116 milhões de usuários ativos no Brasil. Por meio da plataforma, é possível construir um marketplace e ainda integrar a estratégia de marketing de anúncio pago com o Instagram.
- TikTok — a plataforma começou com vídeos curtos de dança, mas cresceu e tem mais de 73 milhões de usuários no país. O app também é útil para aumentar a autoridade do negócio por meio de produção de conteúdo e começou a oferecer soluções voltadas para empresas.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para ajudar as empresas a gerenciarem a presença digital. Por meio dela, o negócio pode fornecer as informações de forma completa e precisa, incluindo horário de funcionamento, endereço, telefone, fotos e website.
A empresa pode publicar regularmente atualizações, como eventos, promoções e novos produtos. Isso pode manter os clientes engajados e informados sobre as novidades do negócio. Os clientes podem deixar avaliações sobre a marca, o que ajuda a aumentar a visibilidade e a credibilidade online.
A plataforma é integrada com o Google Maps, o que permite que as pessoas recebam orientações de como chegar ao negócio. Isso é particularmente útil porque clientes podem procurar produtos e serviços nas redondezas e ser direcionados para a loja física.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das técnicas mais antigas da web e continua eficaz para construir a presença digital da empresa, mesmo com o surgimento de novas tecnologias. Cerca de 90% dos usuários da internet ainda utilizam o correio eletrônico de forma regular, o que mostra a força desse recurso na estratégia de marketing digital.
A ferramenta consiste em enviar mensagens comerciais e promocionais por e-mail para um grupo de destinatários específicos, geralmente clientes ou potenciais clientes da empresa. O objetivo é construir relacionamentos duradouros com clientes, gerar vendas, aumentar a fidelidade e aprimorar a marca da empresa.
O recurso de marketing digital tem a capacidade de segmentar o público-alvo de acordo com as preferências e as características demográficas, personalizar as mensagens com base nas necessidades específicas, medir o retorno do investimento e obter resultados rápidos e eficazes.
No entanto, para obter os melhores resultados com o e-mail marketing, é importante evitar o envio de spam. Isso significa que as empresas devem respeitar as leis de privacidade e proteção de dados, enviar mensagens apenas para pessoas que se inscreveram na lista de e-mails e personalizar as mensagens para cada destinatário.
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