A metodologia OKR é uma técnica popular no Vale do Silício que usa a definição de metas estratégicas para alcançar resultados extraordinários.

A definição de metas e o monitoramento delas por meio do sistema Objectives and Key Results (OKR), ou Objetivos e Resultados-Chave em português, pode gerar resultados poderosos para a gestão do seu negócio.

Essa abordagem ágil é amplamente utilizada por empresas inovadoras do Vale do Silício, e foi criada por Andrew Grove, presidente da Intel na década de 1970. 

OKR é um sistema de definição de objetivos e resultados-chave muito utilizado por empresas de todos os portes e setores. Os objetivos, nesse caso, são as metas que uma organização deseja alcançar em um período determinado, enquanto os resultados-chave são os indicadores quantitativos que medem o progresso em direção a esses objetivos

a metodologia okr ajuda a conquistar resultados superiores
Ter um objetivo claro e alinhado com toda a equipe ajuda a conquistar resultados superiores (Fonte: Getty Images/Reprodução) 
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    Como funciona a metodologia de OKR? 

    Para definir e mapear os OKRs de forma eficiente, é preciso compreender melhor os conceitos envolvidos na metodologia: os objetivos e os resultados-chave

    A definição desses fatores deve ser feita de forma periódica, em intervalos de tempo que garantam um período realista para que as metas sejam alcançadas.

    O engajamento da equipe para alcançar uma meta e a compreensão dos resultados que aquele trabalho rendeu também são pontos importantes para que os OKRs funcionem. 

    Objetivos 

    Geralmente, os OKRs são definidos em ciclos trimestrais. É recomendado iniciar o planejamento pelos objetivos principais, que correspondem aos marcos que a empresa pretende alcançar no período. Lembre-se que eles devem ser desafiadores e devem estar alinhados com a estratégia da companhia

    Ao mapear os objetivos deve-se considerar o engajamento da equipe, por isso, determine metas que sejam claras e defina qual deve ser o foco do time para mantê-los envolvidos no processo. 

    Resultados-chave 

    Os resultados-chave serão os indicadores de seus OKRs, por isso eles devem ser mensuráveis, específicos e desafiadores, já que serão os direcionais do progresso da equipe em direção aos objetivos.

    Os times devem atuar para definir e priorizar os resultados-chave e, em seguida, trabalhar para alcançá-los durante o ciclo de duração definido anteriormente. 

    Vale a pena estabelecer uma revisão das OKR em intervalos menores de tempo — a cada semana ou mês, por exemplo — para monitorar o progresso, fazer ajustes ou identificar oportunidades de melhoria

    Benefícios da metodologia OKR 

    Os OKRs têm vários benefícios em relação a outras metodologias de definição de metas. Veja em seguida as suas principais vantagens: 

    • Foco e alinhamento — o OKR promove um alinhamento claro dos objetivos na organização, garantindo que todos trabalhem em direção às mesmas metas.

    • Agilidade e adaptabilidade — a estrutura dos OKRs permite ajustar as metas rapidamente à medida que as circunstâncias mudam, mantendo a empresa ágil e capaz de enfrentar desafios em constante evolução.

    • Engajamento e motivação OKRs inspiradores e desafiadores incentivam a equipe a ir além de sua zona de conforto, estimulando o engajamento e a motivação.

    • Aprendizado e melhoria contínua — os OKRs proporcionam oportunidades de aprendizado e aprimoramento a cada ciclo, impulsionando a inovação e o crescimento. 

    Como aplicar a metodologia OKR em sua empresa 

    É essencial compreender a visão e a estratégia organizacional antes de implementar os OKRs em sua empresa. Eles devem estar alinhados com os objetivos de longo prazo da companhia, e você precisa traçar um caminho bem definido para alcançá-los. 

    A comunicação e a transparência são elementos-chave para uma implementação bem-sucedida de OKRs. Promova um ambiente colaborativo, no qual todos compreendam as metas e contribuam ativamente para sua realização, e atribua responsabilidades claras, designando um “proprietário” que será responsável por liderar os esforços para aquela meta. 

    Definir objetivos ambiciosos que inspirem a equipe a superar desafios e buscar resultados excepcionais também são etapas importantes, além de considerar estabelecer resultados-chave mensuráveis e específicos. Isso é fundamental para monitorar o progresso em direção aos objetivos. 

    A mensuração dos resultados é um aspecto crítico das OKR, portanto, estabeleça métricas claras e mensuráveis para cada resultado-chave, assim você pode acompanhar o progresso e avaliar o desempenho de todas as etapas.

    Você pode, inclusive, utilizar ferramentas de monitoramento adequadas para visualizar os resultados e fazer ajustes quando necessário. 

    Não se esqueça: valorize o aprendizado contínuo e celebre os sucessos alcançados. Dessa forma, você mantém o time engajado e disposto para o novo ciclo de OKRs.

    Aproveite os desafios enfrentados como oportunidades de aprendizado, identificando áreas de melhoria e ajustando as estratégias para impulsionar o crescimento. 

    Como medir os resultados dos OKRs 

    Já vimos que a tônica da metodologia OKR é estabelecer objetivos e resultados-chave. Mas como medir a aplicação desse método na forma de gerenciamento do seu negócio? Se essa é a sua dúvida, veja algumas dicas: 

    • Utilize indicadores de desempenho estabeleça métricas claras e mensuráveis para cada resultado-chave, permitindo o acompanhamento do progresso.  

    • Analise e ajuste regularmente faça revisões periódicas dos OKRs para avaliar o desempenho, identificar oportunidades de melhoria e aplicar ajustes quando necessário. 

    • Celebre os sucessos e aprenda com os desafios — reconheça e comemore as conquistas alcançadas. Utilize os desafios enfrentados como oportunidades de aprendizado para impulsionar o crescimento. 

    A ferramenta perfeita para o gerenciamento de metas 

    Agora que você já sabe que OKR é um sistema de gerenciamento de metas, usado para definir e acompanhar os objetivos e resultados importantes, você vai precisar de ferramentas que ajudem na gestão dessas informações. Que tal apostar no Google Workspace da Locaweb

    As ferramentas do Google Workspace, como o Google Docs e o Google Sheets, servem para criar e compartilhar os objetivos e resultados-chave. Os documentos e planilhas podem ser colaborativos, permitindo que várias pessoas trabalhem em conjunto para definir, monitorar e atualizar os OKRs.

    Já o Google Calendar serve para agendar reuniões e eventos relacionados às metas, facilitando a comunicação e o alinhamento da equipe. 

    Conheça mais sobre o Google Workspace e sobre as ferramentas disponíveis para ajudar no gerenciamento do seu negócio!

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    O autor

    Marcio Hanashiro

    Marcio Hanashiro, também conhecido como Japa, é o Gerente de Marketing na Locaweb, onde está há 12 anos. Com uma jornada de 20 anos no mercado digital, ele tem uma paixão profunda por liderar e analisar iniciativas em ambientes digitais, com um foco especial em marketing. Durante seu tempo na Locaweb, Marcio aprimorou sua habilidade de transformar ideias criativas em resultados concretos. Além disso, ele é casado, tem cinco gatos incríveis e mais dois cachorros. Marcio adora carros antigos, motos e coisas de nerd em geral. Ele também é um gamer que só apanha online.

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