Para escolher bem uma hospedagem grátis é preciso conhecer as opções do mercado, as vantagens e os cuidados a tomar – até ser possível contratar um espaço virtual para chamar de seu.

Você deve estar pensando: “O quê? Uma empresa que vende hospedagem falando sobre hospedagem grátis?” Este artigo realmente vai ajudar você a enxergar um cenário mais amplo sobre hospedagem – gratuita ou não.

Afinal, nosso desejo é que seu negócio cresça tanto que uma hospedagem gratuita não dê conta de tanto sucesso – mas a Locaweb dá conta e, por isso, você pode contar com a gente quando for seu momento.

Antes de começar a falar sobre hospedagem grátis, vamos alinhar o conceito de hospedagem e para que ela serve:

Navegue pelo índice

    O que é hospedagem de sites?

    A Hospedagem de sites é um espaço reservado dentro de um servidor para armazenar o site e todo seu conteúdo: vídeos, fotos, textos – descrições de produto ou das páginas, código de programação, informações de pagamento, dados de quem consome e tudo mais. A hospedagem é indispensável para garantir o funcionamento, dia e noite, de sites, lojas virtuais e blogs, marcando a presença online de uma marca.

    Mas e quando a grana está curta para investir e o negócio precisa ir para o ar? A alternativa pode ser buscar, nesse primeiro instante, hospedagem e domínio gratuitos. Aliás, a categoria de produtos digitais gratuitos recebe o nome de Freemium – geralmente, a versão gratuita é formatada com as funções essenciais e limitações de uso.

    No caso do domínio gratuito fornecido dentro do serviço de hospedagem grátis, o principal inconveniente é levar o nome da marca fornecedora na URL. Por exemplo, os domínios gratuitos fornecidos pela plataforma WordPress levarão o nome dela na extensão (nomedomeunegocio.wordpress.com).

    Isso pode prejudicar a credibilidade do site e levantar desconfianças em seus clientes, mas é aquilo: comece de onde você está com os recursos que você tem. É importante dizer, porém, que no serviço de hospedagem da Locaweb o domínio pode ser altamente personalizado e é gratuito no primeiro ano de contrato.

    Qual é o nome ideal para o seu site? Verifique a disponibilidade do domínio!

    CLIQUE AQUI

    Fale mais sobre hospedagem grátis

    A hospedagem grátis é um serviço prestado de maneira restrita – afinal, são milhares de contas gratuitas criadas todos os dias para utilizar seus recursos. Por conta disso, há um particionamento do espaço no servidor para atender essa demanda e um limite de transferência de dados, definido já no início da assinatura. Isso traz mais controle e previsibilidade para o fornecedor, evitando criar problemas para si e seus usuários.

    Por isso, é preciso prestar muita atenção em qual é o tamanho do espaço de armazenamento e na taxa de transferência de dados do plano gratuito. Por essa razão, o espaço reservado para a hospedagem gratuita é, invariavelmente, compartilhado entre diversos sites.

    E como não existe almoço grátis, essas empresas viabilizam os produtos gratuitos incluindo propagandas nos sites hospedados. Tudo isso está descrito nos termos e condições de uso, mas certamente aparece resumidamente em algum outro lugar para as pessoas que não leem contrato – nem imaginamos quem faria uma coisa dessas…

    Os anúncios podem vir do próprio fornecedor ou de terceiros e, nesse caso, não é possível nem mesmo escolher quais propagandas rodarão no site. Pode acontecer de vir uma propaganda de concorrente? Pode. De algo que seja contrário à filosofia do negócio? Pode também.

    Os recursos para os planos de hospedagem gratuita também são limitados. É o que se chama de funcionalidades necessárias, ou seja, apenas o suficiente para manter o site online.

    O problema é que, em nome de manter o site online e ter algum espaço para manobrar imprevistos, será preciso abrir mão de elaboração: imagens com menor resolução, em menor quantidade, menos páginas e assim vai. E, com essas restrições, o resultado também se limita.

    E aí é necessário contratar um serviço adicional aqui e ali, que mesmo assim poderá não suprir a necessidade do negócio.

    +Tipos de Hospedagem de Sites: qual a melhor para o seu projeto?

    Confira nesse vídeo as principais diferenças entre os tipos de hospedagem de sites

    Checklist da hospedagem grátis

    Para fazer a o gerenciamento do site de forma minimamente satisfatória, o provedor de hospedagem grátis deve fornecer:

    • Certificado SSL:  do inglês Secure Socket Layer, o SSL é um protocolo/certificado que garante a criptografia (ou codificação) das informações trafegadas em um site para garantir a segurança de todos os dados. Isso é inegociável. Precisa ter.
    • Backup de sites automático e programado: outra camada de segurança muito importante. Se houver qualquer problema sério com o site e as informações forem perdidas, o provedor deve fornecer o último backup feito. Isso permite que o site volte ao ar rapidamente, enquanto se tomam as medidas necessárias. Lembre de checar qual o prazo o fornecedor tem para disponibilizar o backup.
    • Suporte: É necessário ter algum suporte técnico para quem utiliza o serviço, mesmo na categoria freemium. A maioria dos prestadores de serviço gratuito dá suporte por e-mail, oferece uma base de conhecimento para consulta e até sugere visitar o fórum da comunidade – onde as pessoas se ajudam com a sugestão de soluções para o problema. Aqui fica um pouco na coisa de “erros e acertos” em cada tentativa. Verifique se há conteúdo de suporte no idioma em que você tem familiaridade.

    Veja as melhores ofertas para comprar o domínio próprio do seu site!

    Poderíamos listar outros pontos, mas esses são os essenciais.

    hospedagem gratuita

    Outras questões a serem pensadas sobre hospedagem grátis

    Um caso bastante conhecido na Web é do GeoCities. Lançado em 1994 por David Bohnett e John Rezner, o serviço gratuito de hospedagem permitia a criação de sites pessoais dos mais diversos assuntos – estávamos ainda muito distantes do mundo que hoje é o e-commerce. Era tão popular que, em 1996, foi comprado pelo Yahoo!. Por uma série de razões, inclusive a falta de rentabilidade, em 2009 o serviço foi encerrado e todo o conteúdo do servidor do produto foi eliminado, simples assim.

    Qualquer provedor de hospedagem gratuita pode tomar uma decisão como essa, prejudicando seus usuários. Portanto, ao escolher qualquer serviço gratuito, busque como está a sua situação no mercado.

    Outra questão a ser levada em consideração na hospedagem grátis é que existe um limite mensal de visitantes. Se esse limite for ultrapassado, sua página pode ficar fora do ar o resto do período. Se for uma página voltada para negócios, qualquer tipo de promoção precisa ser bem pensado para evitar problemas.

    Em uma hospedagem paga, ao contrário, há a garantia de estabilidade em caso de picos de acesso. Há tecnologia e estrutura desenhada para atender quem é cliente. A relação entre um provedor do serviço pago e seu cliente é de compromisso, estabilidade e atualização com o que há de mais eficiente no mercado.

    O serviço gratuito está no limite do razoável, mas porque ele foi projetado para ser assim. A maior parte dessas empresas tem planos particulares e usa os serviços freemium como uma ponte para converter esses usuários em clientes. Mas, nesse trajeto, pode haver alguns inconvenientes que não valem o esforço.

    Se o site tiver poucas páginas, for montado para uso pessoal ou mesmo algo para “preencher tabela”, o serviço gratuito pode atender. Ficando de olho nas boas práticas de SEO, nas atualizações propostas no site e criando conteúdo com frequência, ele pode atender o objetivo.

    Mas se a página tiver uma loja virtual embarcada, com catálogo de produtos, opções de pagamento e um número considerável de visitas, recomendamos seriamente considerar contratar uma empresa sólida, com conhecimento e expertise no negócio de hospedagem.

    E-commerce: como começar? Confira 12 dicas!

    Hospedagem Locaweb

    A Locaweb tem as soluções de hospedagem mais completas do mercado. Com a gente, você pode desenvolver seu projeto com segurança, eficiência, produtividade e personalização. Com as soluções de hospedagem Locaweb, você tem acesso aos recursos mais importantes para seu crescimento, de acordo com sua capacidade de investimento.

    Tudo o que você precisa para criar sites profissionais, com benefícios como gerenciador de arquivos WebFTP, criador de sites e publicação via GitHub, com caixas de e-mail adicionais e suporte 24 horas por dia sem custo adicional. A Locaweb é pioneira em hospedagem de sites no País, com uma infraestrutura montada no Brasil para garantir o melhor atendimento. Conte com a gente para impulsionar seu crescimento!

    Hospede o seu site na Locaweb. Comece agora o seu projeto na internet!

    QUERO SABER MAIS
    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

    Veja outros conteúdos desse autor