Conheça os diferentes tipos de consultoria disponíveis e saiba como escolher a opção ideal para o seu empreendimento.

Quem presta uma consultoria tem uma relação de parceria de trabalho com acesso total à estrutura da empresa, mas mantém o olhar externo sobre como o negócio está se posicionando para o mercado. Parte de suas funções é ajudar a buscar soluções eficientes e estratégias bem-sucedidas para as companhias. 

Essa é uma atividade que desempenha um papel crucial, com conhecimento especializado, insights valiosos e orientação personalizada para ajudar as organizações a alcançarem seus objetivos

Neste artigo, vamos explicar o que é consultoria, o que deve ser considerado ao contratá-la e qual é o papel de quem presta esse serviço. Confira a seguir! 

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    O que é o serviço de consultoria e o que consultores fazem? 

    Essa é uma área profissional que busca identificar e resolver problemas em empresas, seu objetivo é entender as necessidades e diagnosticar os principais desafios que a companhia enfrenta. A partir disso, são planejadas algumas propostas de ações para melhorar o desempenho, aumentar a produtividade e então obter resultados efetivos. 

    Ou seja, a consultoria é um tipo de apoio para empresários, gestores e líderes, agindo como conselheira na formulação de estratégias e tomada de decisões que sejam benéficas e lucrativas para as empresas. 

    Por isso, o papel de quem presta esse serviço varia dependendo do tipo contratado e das necessidades de cada cliente, mas esses profissionais agem sempre como parceiros estratégicos, trabalhando para identificar problemas, desenvolver planos de ação e implantar mudanças positivas. Algumas das atividades desenvolvidas por consultores são: 

    • Análise detalhada da situação atual e identificação de áreas de melhoria;
    • Desenvolvimento de soluções personalizadas
    • Implementação de mudanças e acompanhamento do progresso; 
    • Fornecimento de treinamento e orientação para colaboradores; 
    • Avaliação e monitoramento dos resultados alcançados; 
    • Aconselhamento estratégico para ajudar na tomada de decisões. 
    O papel da consultoria varia conforme as necessidades de quem contrata
    O papel da consultoria varia conforme as necessidades de quem contrata, mas a atividade deve ser vista como uma parceria estratégica. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Os seis principais tipos de consultoria 

    Existem diversos tipos de consultoria, cada um focado em uma área específica do conhecimento e que atendem necessidades particulares da empresa.  

    Consultoria em gestão  

    É a forma mais comum de consultoria, e envolve a análise e melhoria dos processos internos de uma organização.

    A consultoria em gestão auxilia a identificar áreas problemáticas, aprimorar a eficiência operacional, otimizar a cadeia de suprimentos, assim como desenvolve estratégias de crescimento e implanta mudanças organizacionais. 

    Consultoria financeira 

    Este tipo auxilia as empresas na gestão de suas finanças, incluindo o planejamento orçamentário, análise de investimentos, gestão de riscos, reestruturação financeira e otimização do desempenho financeiro.

    Ajuda também a fornecer insights sobre as melhores práticas financeiras, para então melhorar a saúde financeira da organização. 

    Consultoria em recursos humanos 

    A consultoria em recursos humanos (RH) se concentra no desenvolvimento e gerenciamento dessa área da empresa.

    Consultores em RH auxiliam na contratação, no treinamento, na avaliação de desempenho, no planejamento de sucessão, bem como na gestão de talentos e na implantação de políticas de recursos humanos eficazes. 

    Consultoria em tecnologia da informação (TI) 

    Com o rápido avanço da tecnologia, a consultoria em TI se tornou essencial.

    Profissionais da área ajudam a desenvolver estratégias de tecnologia, gerenciar projetos de TI, melhorar a segurança da informação, adotar soluções de nuvem e otimizar a infraestrutura de TI. 

    Consultoria em marketing 

    Atua no auxílio a empreendedores no desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes, assim como na identificação do público-alvo e na criação de campanhas publicitárias, além de melhorar a presença online, realizar pesquisas de mercado e maximizar o retorno sobre os investimentos em marketing. 

    Consultoria jurídica 

    A consultoria jurídica visa auxiliar as empresas em questões legais e regulatórias, fornecendo orientações sobre conformidade legal, proteção de propriedade intelectual, contratos, fusões e aquisições, assim como na resolução de disputas e outros aspectos legais relacionados aos negócios. 

    Quais são as vantagens de contratar uma consultoria para sua empresa? 

    A contratação de uma consultoria pode gerar vantagens significativas, independentemente do tipo de serviço escolhido. Algumas das principais vantagens incluem: 

    • Expertise especializada — consultores são especialistas em suas áreas, têm experiência em lidar com desafios e trazem ideias inovadoras e soluções práticas, apresentando conhecimentos e habilidades que podem não estar disponíveis na empresa contratante.  

    • Objetividade e perspectiva externa — contando com uma visão objetiva e imparcial, pode-se identificar problemas ocultos, oferecer uma análise isenta e ajudar a ver as coisas de uma perspectiva diferente. 

    • Eficiência e produtividade aprimoradas — a empresa pode melhorar seus processos internos, otimizar sua eficiência operacional e aumentar a produtividade, o que resulta por fim em uma economia de tempo, de recursos e de custos operacionais. 

    • Acesso a melhores práticas e tendências de mercado — consultores estão atualizados sobre as melhores práticas e as últimas tendências do setor, portanto eles podem ajudar a empresa a se manter atualizada e a adotar novas tecnologias e estratégias inovadoras para se destacar da concorrência.

    • Foco no core business — ao delegar certas tarefas e responsabilidades para a consultoria, a empresa pode se concentrar em seu core business, ou seja, em suas principais competências e atividades essenciais. 

    O que fazer antes de contratar uma consultoria? 

    Agora que já está claro o papel de uma consultoria, é hora de sabermos o que é preciso fazer antes de contratá-la. Veja a seguir alguns aspectos que precisam estar claros para que a parceria seja bem-sucedida: 

    Tenha objetivos bem definidos 

    Identifique claramente quais são seus objetivos e o que você espera alcançar com a consultoria. Isso ajudará a encontrar profissionais com a especialização correta e a desenvolver um plano de ação adequado. 

    Consulte a experiência e o histórico do profissional 

    Pesquise sobre a experiência e confira o histórico de serviços de quem prestará esse serviço de consultoria. Verifique seu portfólio, os casos de sucesso anteriores, as recomendações de clientes e as certificações relevantes. 

    Desenvolva uma boa comunicação entre o time e a consultoria 

    A consultoria envolve uma parceria de trabalho de longo prazo, por isso, certifique-se de que haja uma boa comunicação e que a pessoa possa trabalhar em colaboração com o seu time. 

    Verifique quais são os custos e os retornos do investimento 

    Considere o custo dos serviços de consultoria e avalie o retorno do potencial investimento, analisando como os resultados e benefícios esperados superam os custos envolvidos. 

    Procure saber se há flexibilidade 

    O ambiente de negócios é dinâmico e as necessidades da empresa podem mudar ao longo do tempo. É importante saber se quem fará a consultoria será flexível e capaz de se adaptar às mudanças e às demandas em evolução. 

    O trabalho de consultoria é baseado em experiência, boas práticas de produtividade e foco na área de atuação do seu negócio
    O trabalho de consultoria é baseado em experiência, boas práticas de produtividade e foco na área de atuação do seu negócio. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Ferramentas de produtividade para consultoria 

    Para impulsionar os serviços de consultoria, o uso de ferramentas como o Google Workspace pode gerar maior produtividade e eficiência.

    A suíte de aplicativos e serviços baseados em nuvem do Google oferece ferramentas como o Google Docs, para criar e compartilhar documentos colaborativos, o Google Sheets, que permite a análise de dados relevantes, e o Google Slides, que possibilita a criação de apresentações profissionais.  

    Além disso, o Google Calendar pode auxiliar no agendamento de reuniões, enquanto o Google Meet permite a realização de videoconferências. Essas ferramentas facilitam a comunicação, a colaboração e aumentam a eficiência dos serviços de consultoria, e a Locaweb oferece planos imperdíveis para essa ferramenta. 

    Conheça os planos Google Workspace para o seu negócio ou home office

    Veja como as funcionalidades do Google Workspace da Locaweb podem ser utilizadas na consultoria de sua empresa!

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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