A curva ABC trata-se de uma metodologia que auxilia na identificação do grau de importância dos produtos da sua empresa, o que influencia diretamente na tomada de decisões mais assertivas e na definição de prioridades do negócio.

Ela é uma metodologia usada há muitos séculos, estando presente no dia a dia das pessoas e empresas, mesmo sem ser percebida! 

Veja só: você monta a lista de compras do supermercado, mas não encontra alguns dos produtos de suas marcas preferidas.

Isso ocorreu muito provavelmente por problemas na gestão do estoque (do supermercado, da linha de produção do fabricante ou seu produto não é comercializado neste estabelecimento. 

Conseguiu entender a relação entre a curva ABC e o exemplo?

Então fica fácil perceber também o quanto ela é extremamente relevante para um negócio, sendo peça fundamental no planejamento de vendas e na gestão de estoque.

Se você quer saber mais sobre a curva ABC, como ela pode auxiliar na gestão da sua empresa e aumentar seu faturamento leia esse artigo até o final, pois está recheado de informações.

Curva ABC: o que é
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    O que é a curva ABC?

    A curva ABC é usada para classificar as informações e ordená-las de acordo com o seu grau de importância, sendo uma forma de identificar o que é mais ou menos importante e o que tem maior ou menor valor.

    A classificação é feita em três categorias: A, B e C, de modo que a curva é uma ferramenta gerencial que auxilia na organização e controle de estoque, pois realiza um ranqueamento dos produtos.

    Quais são os conceitos ABC?

    De forma sucinta, o ABC do nome significa três curvas de valor e importância dos produtos.

    Cada uma delas é responsável por um determinado grau de relevância, sendo o A maior, o B intermediário e o C menor.

    Para entender melhor, vamos aprender as características de cada conceito.

    Curva A

    Inclui os produtos de maior importância para seu negócio e que portanto, devem receber maior atenção.

    Para fazer essa seleção, usa-se a regra 80/20 – do Princípio de Pareto – que diz que 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços em várias situações.

    Inclusive nos negócios, de forma que na curva A, selecionam-se 20% do total de produtos que correspondem a 80% do total de vendas da sua empresa.

    Pega esse exemplo: uma loja que conta com 1000 produtos ativos cadastrados, vendeu R$50 mil em um mês, desse total, 20% das vendas (200 itens) correspondem a 80% da venda total, resultando no valor de R$ 40 mil.

    Isso mostra que poucas mercadorias são as que geram grande parte da receita e são exatamente elas que devem receber maior atenção no controle do estoque, pois se referem à porcentagem mais elevada.

    Pensando assim, se não forem atingidos resultados positivos, isso pode acabar por prejudicar a sobrevivência do negócio no mercado.

    Como há necessidade de conter tais produtos em estoque com frequência, recomendamos que seja feita uma boa análise de fornecedores para auxiliar nessa tarefa.

    E para encontrar o mais adequado, o gestor deve responder a essas perguntas:

    • Qual fornecedor realiza a entrega no menor prazo?
    • Qual fornecedor oferece o melhor custo para a empresa?

    Aqui faz-se necessário que todas as respostas estejam alinhadas, pois nem sempre o que oferece o menor preço terá o tempo de entrega ideal – que se for longo demais pode afetar a experiência de compra do seu cliente e a imagem da sua empresa, o que pode ser visto como sinal de ineficiência.

    Curva B

    Engloba os produtos de média importância, sendo a curva B preenchida com 30% do total de produtos que equivalem a 15% da somatória do estoque e seguindo o exemplo do tópico acima, os itens da curva B de uma loja de 1000 produtos – totalizam 300, representando uma venda mensal de R$ 7.500.

    Comparando esses números com a curva A, vê-se que está abaixo do valor, o que de modo geral, interpretamos como itens que não demandam controle rígido como os elencados no grupo anterior, mas ainda necessitam de acompanhamento regular.

    Podem corresponder a essa categoria os produtos complementares e, portanto, nesse contexto a recomendação é manter um estoque de segurança a fim de evitar faltas.

    Isso porque seu cliente saberá que vai encontrar esse item na sua loja – afinal se trata de uma combinação com os itens principais – mas não é o foco central das vendas e nem sempre são procurados pela clientela.

    Dessa forma, uma possível promoção desses produtos pode ser feita utilizando técnicas de vendas como o cross selling (venda cruzada) ou up selling (desconto) para trocar o item mais barato por um superior – de valor maior, já que essa ação ajuda a aumentar o ticket médio dos clientes.

    Curva C

    Aqui estão os produtos de menor importância – então são selecionados 50% do total dos itens que equivalem a 5% do estoque. 

    Ainda seguindo nosso exemplo elencado na curva A – 500 produtos fazem parte desse nível, totalizando o valor de R$ 2.500 das vendas mensais.

    Justamente por serem produtos de baixa demanda e que trazem retorno financeiro menor, eles não precisam ser priorizados ou passar por um controle rigoroso como as categorias anteriores (A e B).

    Pensando assim, o ideal é ter somente o mínimo desses itens em estoque, pois essa ação auxilia na redução de custos com operações de armazenamento e até mesmo se notar-se a necessidade, também podem ser retirados de estoque.

    Os produtos integrantes da curva C podem ser adquiridos em caráter de teste em períodos de sazonalidade e analisados se obtiveram resultados positivos ou não.

    O objetivo é não manter esses produtos encalhados no estoque, pois isso significa dinheiro parado.

    Para movimentar a venda destes, monte kits com itens favoritos do seu portfólio, ou mesmo ofereça-os como brindes quando o cliente gasta um determinado valor de pedido na sua loja.

    Além de movimentar esses produtos, essa ação é muito benéfica para ajudar na fidelização dos clientes.

    Por que a curva ABC é  importante para a gestão de um negócio?

    Por que a curva ABC é importante para a gestão de um negócio?

    Pois utilizando essa classificação e ordenação de informações sua empresa consegue analisar e processar as informações de forma mais acertada, minimizando erros e facilitando as tomadas de decisão.

    Sendo a curva ABC uma metodologia que auxilia os processos de tomadas de decisão, ela permite que os gestores adquiram uma visão ampla sobre o negócio – tanto com relação aos produtos quanto aos clientes.

    No controle de estoque, por exemplo, essa metodologia torna possível categorizar uma série de informações sobre os seus produtos, evitando que eles faltem e também para avaliar os clientes maiores e mais valiosos para sua empresa, que obviamente merecem mais atenção.

    Utilizar a curva ABC possibilita aos gestores do negócio um cuidado redobrado com o controle de produtos, pois um volume excessivo em estoque também acaba por tornar-se um problema, mas que pode ser evitado com esse método.

    Além de todos esses benefícios e funcionalidades, a curva ABC torna possível para a empresa a realização de balanços periódicos, de caráter complementar para aqueles mais complexos realizados em intervalo trimestral ou semestral.

    Benefícios de utilizar a curva ABC

    Como o estoque é um dos elementos mais importantes de uma operação de vendas, tanto o excesso quanto a falta de mercadorias podem incorrer em prejuízos para a saúde financeira do seu negócio.

    Enquanto um estoque parado acaba por gerar maiores custos com armazenamento e menor capital de giro, a falta de produtos, por sua vez, impacta na experiência do consumidor, ocasionando insatisfação deste e possíveis perdas de vendas, além da migração do cliente para a concorrência.

    A curva ABC é uma ferramenta que consegue otimizar grandemente seu controle de estoque, para evitar os dois cenários citados acima, pois a partir da classificação dos produtos, seu negócio realiza um planejamento de compras mais assertivo, trazendo os seguintes benefícios:

    • Disponibilidade da quantidade correta de itens para a demanda do público;
    • Otimização da disposição dos produtos em estoque;
    • Redução de custos com armazenamento;
    • Melhoria do fluxo de caixa e do capital de giro do negócio;
    • Geração de insights para estratégias de vendas e marketing;
    • Possibilidade de negociações mais vantajosas com os fornecedores.

    Exemplo de cálculo da curva ABC

    Para tal é necessário que o gestor calcule a porcentagem de contribuição de cada produto no faturamento total, fazendo uma regra de três.

    Ou seja, se o faturamento mensal é de 200 mil reais e que determinado produto corresponda a 64 mil do total de faturamento, a conta ficaria dessa forma:

    • (64 x 100) / 200 = 32%

    Com o cálculo de contribuição de cada produto será possível organizar os itens em caráter de  importância: A, B ou C. 

    A seguir, serão necessárias duas ações:

    1. Ordenar os produtos conforme os valores totais das vendas;
    2. Comparar esses valores com faturamento total da empresa.

    Com esses passos simples, você consegue visualizar a curva ABC da sua empresa e identificar os produtos mais importantes e valiosos.

    Melhor maneira de elaborar a curva ABC no seu negócio 

    No caso da elaboração da curva ABC, a melhor maneira de realizá-la é utilizando um software ERP que pode elaborá-la automaticamente a partir do envio dos dados.

    Grande parte das empresas já se utilizam de sistemas de informação integrados, cujas funcionalidades além de auxiliar a curva ABC, facilitam e muito o dia a dia da empresa, ao facilitar a organização das informações coletadas e oferecendo assertividade nos dados. 

    Os sistemas ERP fazem o ranqueamento de todos os produtos da empresa de acordo com seu volume de vendas e fornecem dados concretos para que o gestor compreenda quais são os produtos mais importantes e que têm maior valor.

    Por isso, ao escolher um sistema ERP, busque algum que ofereça relatórios de curva ABC, como é o caso do Bling, pois com um sistema automatizado, seu negócio consegue centralizar todos dados de forma descomplicada e fácil.

    Como o ERP acompanha todos os passos do produto, desde sua expedição até o financeiro, isso permite que todos os departamentos sejam levados em consideração e acessados em tempo real de maneira 100% online.

    Cuidados ao utilizar a curva ABC

    Alguns aspectos devem ser considerados ao utilizar essa metodologia, confira quais são eles abaixo.

    Considere sazonalidade, validade e novidades

    Considere todas as informações no momento da compra e analise as saídas para determinar corretamente a quantia a ser comprada e não esqueça de contabilizar o prazo de validade nessa margem.

    Lançamentos também precisam ser considerados, bem como a sazonalidade das compras para datas específicas.

    Antecipe oportunidades de compra

    O seu sistema ERP pode indicar a necessidade de repor um item dali a cinco meses, por exemplo, então busque saber se o fornecedor aumentará o preço durante esse período, pois se ele pretende fazê-lo, o ideal é antecipar o pedido para evitar gastos e melhorar o lucro.

    O mesmo deve ser feito em situações de oportunidade única, como promoções do fornecedor ou benefícios de comprar mais por menos.

    Realize revisões de forma periódica

    Para um bom aproveitamento dessa metodologia, a curva ABC precisa ser revisada periodicamente para controlar o seu estoque, pois podem haver alterações de preços, na demanda ou na produção, o que pode modificar a classificação dos produtos.

    Aqui o ideal é usar um sistema ERP para que as informações sejam inseridas em tempo real e estejam atualizadas constantemente para facilitar o trabalho na empresa.

    A curva ABC é útil e relevante para o seu negócio 

    Após a leitura, certamente você compreendeu o conceito da curva ABC e como ela pode ser útil e de grande relevância para o seu negócio.

    Quando bem aplicada, essa metodologia auxilia significativamente no controle de estoque e nas vendas.

    Inclusive, como a curva ABC permite todo o acompanhamento dos dados, ele faz com que sua empresa tome decisões mais ágeis e mais assertivas.

    Então se o seu sonho é melhorar o aproveitamento da sua empresa, usar esse método em concomitância com um sistema ERP completo e funcional como o Bling pode ser o diferencial para você empreendedor.

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    O autor

    Bling

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