As redes sociais têm um importante papel para a presença digital de um negócio. Uma ferramenta que conquistou destaque nessa jornada é o recurso de enquetes para Instagram, que é capaz de impulsionar a interatividade e fornecer insights que melhorem as estratégias de marketing digital.

As enquetes para Instagram passaram por diversas mudanças ao longo do tempo, mas continuam sendo essenciais para estimular o público a se relacionar com os perfis. As perguntas, que inicialmente estavam disponíveis no story, também podem ser enviadas por mensagem direta no inbox (DM), aumentando as possibilidades de interação com o público.

Veja em seguida tudo que você precisa saber sobre essa função para alavancar o engajamento de seu público-alvo! 

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    O que são as enquetes para Instagram? 

    As enquetes para Instagram são uma ferramenta importante para ganhar mais espaço na rede social. 

    As enquetes são exibidas nos stories por um período de 24 horas ou podem ser enviadas em grupos com três ou mais perfis. Ao criar uma enquete, o usuário define a pergunta que deseja fazer e fornece duas ou mais opções para os seguidores escolherem uma resposta. As opções podem ser personalizadas conforme o contexto da enquete e o objetivo pretendido.

    Como os resultados são apresentados em tempo real para o usuário que a criou, as enquetes do Instagram podem ser usadas para atender a uma série de objetivos, como coletar opiniões dos seguidores até aumentar o engajamento e a interação com a audiência.

    Dessa maneira, essa ferramenta é muito útil para marcas, empresas e influenciadores que desejam envolver seu público de forma mais direta e obter feedback sobre produtos, serviços, preferências e outras questões relevantes.

    Como as enquetes para Instagram podem ajudar os negócios?

    As enquetes para Instagram podem ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o crescimento e a visibilidade do negócio. Ao incorporar o recurso em sua estratégia de marketing, a empresa pode aumentar o engajamento, bem como construir relacionamentos mais fortes com os clientes e tomar decisões baseadas em dados para o crescimento da marca.

    Além do aumento da participação de potenciais clientes e da visibilidade da marca, existem outras razões para um negócio utilizar a ferramenta:

    • Feedback: a empresa pode fazer perguntas sobre produtos, serviços e preferências do público, para moldar suas estratégias.
    • Relacionamento: enquetes ajudam a construir um relacionamento mais próximo entre sua marca e seu público. 
    • Coleta de dados: a ferramenta oferece insights sobre tendências de mercado, preferências do público e até lacunas em seu segmento.
    • Personalização: o negócio pode criar conteúdo mais relevante e direcionado, para que suas postagens sejam mais vistas e compartilhadas.
    • Teste de conceito: enquetes podem ser usadas para testar novas ideias ou estratégias antes de implementá-las totalmente.
    • Promoções e lançamentos: enquetes contribuem para gerar um sentimento de expectativa sobre novos produtos. 
    • Insights sobre concorrentes: a empresa pode fazer perguntas que também revelem a opinião do público sobre a concorrência.
    • Humanização: o negócio humaniza sua marca, estabelecendo uma conexão emocional com os seguidores.

    Em quais áreas posso usar enquetes para Instagram?

    As enquetes para Instagram podem ser usadas em praticamente qualquer setor ou área de atuação, pois a interação e o engajamento oferecidos por esse recurso são versáteis e adaptáveis. O segredo está em adaptar as enquetes às necessidades e aos interesses específicos da sua marca e público-alvo. 
    Veja como diversos setores podem adotar a ferramenta em sua estratégia de marketing digital:

    Moda e beleza

    As marcas de moda podem perguntar aos seguidores sobre suas preferências de estilo, escolher entre opções de cores ou padrões e até mesmo solicitar feedback sobre novas coleções. Exemplo: empresas de cosméticos podem criar enquetes para descobrir quais produtos os clientes desejam ver mais ou quais tendências de maquiagem são mais populares.

    Alimentação e gastronomia

    Os restaurantes, cafés e empresas de alimentos podem usar enquetes para descobrir os pratos favoritos dos clientes, solicitar sugestões para o menu ou perguntar sobre dietas e restrições alimentares específicas.

    Tecnologia e eletrônicos

    Para marcas de tecnologia, as enquetes podem ser utilizadas para perguntar aos seguidores sobre suas preferências de produtos, como modelos de smartphones, laptops ou acessórios. Também é possível obter feedback sobre recursos desejados em produtos futuros.

    Viagens e turismo

    Com enquetes, empresas de turismo podem descobrir os destinos de viagem mais populares entre os seguidores, atividades preferidas durante as viagens e até mesmo solicitar dicas de locais a serem explorados.

    Fitness

    Profissionais de fitness usam enquetes para perguntar aos seguidores sobre suas preferências de treinamento, horários de aula ideais e tipos de exercícios favoritos. Também podem fornecer dicas e informações relevantes sobre saúde.

    Educação e aprendizado

    Para instituições de ensino, enquetes são uma forma de interagir com estudantes em potencial, perguntando sobre seus interesses acadêmicos, eventos desejados e preferências de programas de estudo.

    Artes e entretenimento

    Os criadores de conteúdo, artistas e músicos podem usar enquetes para interagir com fãs e seguidores. É possível perguntar sobre os tipos de conteúdo que os seguidores desejam ver ou fazer enquetes sobre novos projetos criativos.

    Varejo

    Empresas de varejo aplicam enquetes para avaliar preferências de promoções, métodos de pagamento preferidos e horários de funcionamento ideais.

    Saúde e bem-estar

    Os profissionais de saúde contam com as enquetes como um recurso para interagir com o público-alvo e, ao mesmo tempo, transmitir informações importantes de forma descontraída, atraindo mais seguidores e possíveis pacientes.

    Como engajar seu público com enquetes para Instagram?

    Imagem com quatro modelos de interface de questionário em diferentes esquemas de cores e layouts sobre um fundo degradê
    Use as enquetes do Instagram para engajar seu público de forma prática e divertida! É só abrir os Stories, escolher o adesivo ‘Enquete’, formular sua pergunta com opções de resposta e publicar. Interação garantida em segundos!

    As enquetes para Instagram são fáceis de criar e compartilhar. Basta clicar no botão de criar um novo conteúdo nos Stories, navegar pelos adesivos até achar a opção “Enquete”, formular a pergunta e as respostas e publicar.
    No entanto, é preciso estar organizado para garantir que as enquetes sejam relevantes, autênticas e alinhadas à identidade da sua marca. Confira os principais passos:

    1. Defina seus objetivos

    O que a marca quer obter com uma enquete específica? Os principais objetivos de uma enquete são:

    • Aumentar o engajamento com a marca;
    • Obter feedback dos clientes;
    • Refinar a persona do cliente para futuras ações de marketing;
    • Testar produtos ou ideias;
    • Criar conteúdo personalizado;
    • Promover lançamento, promoções e eventos;
    • Identificar tendências.

    Uma pergunta para coletar feedback do usuário sobre o produto é bem diferente de outra que busca gerar antecipação sobre uma futura promoção. Sem conhecer os objetivos da enquete, será difícil criar algo que seja útil para a empresa.

    Uma vez entendido qual será o objetivo da enquete, selecione um tema que seja relevante para o seu público e para o seu negócio. A partir daí, estabeleça o diálogo, com base nos tópicos a seguir.

    2. Crie perguntas atraentes

    Formule perguntas interessantes e envolventes. Use uma linguagem clara e concisa para que seus seguidores entendam facilmente a pergunta e as opções de resposta.

    As perguntas devem ser formuladas usando o tom da marca, como uma conversa com o público. Informalidade ajuda a criar proximidade, desde que a marca tenha uma abordagem mais solta nas redes sociais.

    As perguntas também devem ser relevantes, criando no público o desejo de interagir. Conhecer seus clientes é essencial para saber como, quando e de que forma fazer as perguntas corretas.

    Alguns exemplos de perguntas atraentes:

    • Que tipo de roupa não pode faltar no seu armário?
    • Na pausa para o café, você é do Time Brigadeiro ou do Time Beijinho?
    • Que tipo de comida você prefere? Italiana ou mexicana?
    • Nesse frio, o que combina mais com o cobertor? Um chocolate quente ou uma sopa bem gostosa?

    3. Ofereça opções de resposta variadas

    Ter boas respostas é um dos segredos para que as enquetes tragam insights importantes sobre os clientes. Por isso, apresente opções de resposta que sejam bem diferentes umas das outras e que reflitam diferentes perspectivas.

    Se as respostas forem muito parecidas, a enquete ficará sem graça (há exceções, como vamos mostrar daqui a pouco). Busque ampliar o leque das respostas para fazer com que o público tenha uma resposta que seja a sua cara.

    Algumas ideias de respostas variadas:

    • Qual é seu herói Marvel favorito? Homem-Aranha, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem-Formiga?
    • Qual é sua definição de “viagem perfeita”? Um passeio romântico de barco, uma aventura nas montanhas, visitar um museu cheio de História, ir a um restaurante com uma vista incrível e um cardápio maravilhoso?
    • Uma exceção a essa regra: Você quer ter acesso antecipado às nossas promoções de Black Friday? Sim ou Com certeza?

    4. Use mídias visualmente atraentes

    Aproveite o poder das imagens e dos vídeos. Utilize mídias visualmente atraentes que estejam relacionadas à pergunta da enquete para chamar a atenção dos seguidores. 

    Também vale experimentar diferentes recursos interativos, como emojis deslizantes, perguntas abertas ou enquetes com contagem regressiva, pois esses recursos podem adicionar um toque criativo e exclusivo às suas enquetes. 

    5. Inclua um Call-to-action (CTA)

    Adicione um Call-to-action que estimule os clientes a participar da enquete. Frases como “Vote agora” ou “deixe sua opinião” impulsionam o público a tomar uma iniciativa e participar. 

    Você pode ir além de publicar a enquete no Stories. Incentive a participação por meio de legendas envolventes, posts no feed e por meio de mensagens diretas aos seus seguidores mais engajados.

    6. Acompanhe os resultados

    Acompanhe as respostas ao vivo enquanto sua enquete está ativa, pois isso permite que você veja as opiniões em tempo real e interaja com os seguidores que participaram.

    7. Use os insights

    Após terminar a enquete, analise os resultados e use os insights obtidos para tomar melhores decisões sobre produtos, estratégias de marketing, conteúdo e melhorias em seu negócio.

    INSTAGRAM STORIES: como criar conteúdos estratégicos? | Locaweb

    Ideias criativas para engajar o público com enquetes para Instagram

    As enquetes podem ser uma ferramenta importante para engajar o público, tornar a marca mais simpática e até mesmo entender comportamentos e expectativas dos consumidores.

    Por isso, ao realizar enquetes no Instagram, é possível atuar de diversas formas:

    • Feedback: peça opiniões sobre novos produtos, recursos ou aspectos de design. Essa é uma forma rápida de ter uma medida da aceitação das novidades que você colocou em seu negócio.
      • Exemplo: O que você achou dos calçados da nossa coleção primavera/verão? Opção A: Amei | Opção B: Gostei | Opção C: Nada demais | Opção D: Não gostei
    • Decisões de planejamento: as opiniões dos clientes podem embasar decisões de lançamento de produtos ou campanhas.
      • Exemplo: Vamos fazer uma nova camiseta com estampas de animais. Qual animal você gostaria de ver? Opção A: Cachorro | Opção B: Gato.
    • Dicas e tutoriais: ofereça dicas relacionadas aos seus produtos ou área de atuação.
      • Exemplo: Você sabia que nosso óleo de coco pode ser usado para hidratar pele e cabelo? Você já experimentou? Sim? Não? 
    • Teste de conhecimento: faça perguntas relacionadas ao seu segmento de atuação.
      • Exemplo: Você sabia que o chocolate branco não contém cacau? Responda com um emoji de chocolate se você já conhecia essa curiosidade, ou com uma cara de espanto se não sabia!
    • Campanhas e lançamentos: crie antecipação para seus próximos lançamentos.
      • Exemplo: Estamos preparando uma novidade incrível. Você está ansioso para o nosso novo produto? Sim | Muito | Não vejo a hora
    • Personalização de produtos: deixe seus seguidores escolherem entre diferentes possibilidades de personalização.
      • Exemplo: Você quer ser o primeiro a personalizar a sua própria capa de celular? Escolha uma cor: Rosa | Azul | Verde
    • Eventos e promoções: anuncie promoções especiais por meio de enquetes no Instagram.
      • Exemplo: Estamos planejando um evento de lançamento exclusivo para nossos seguidores. Você quer participar? Sim | Não

    Esses conceitos podem ser aplicados em diversas enquetes para Instagram. Para cada tipo de público ou negócio, as possibilidades podem ser bastante diversas. Por isso, vamos dar alguns exemplos práticos para inspirar suas criações de enquetes.

    As dicas de enquetes para Instagram a seguir podem ajudar você a conhecer melhor as preferências do seu público e a gerar discussões mais interessantes sobre moda e beleza. A partir das respostas a estas perguntas aparentemente simples, é possível trabalhar ações de marketing, promoção e lançamentos de produtos.

    Enquete de Moda e Beleza

    1. Qual estilo mais combina com você? Casual ou Elegante?
    2. Quando você mais usa maquiagem? Dia, noite ou o tempo todo?
    3. Qual acessório não pode faltar no seu look? Brincos ou Colares?
    4. Qual tendência você está mais animada para experimentar? Estampas florais, bolinhas (poá) ou xadrez?
    5. Qual é o seu produto de beleza indispensável? Hidratante, Protetor Solar, Base?
    6. Você prefere fazer compras online ou em lojas físicas? Respostas: Comprar pela internet | ir até a loja
    7. Qual é a sua peça de roupa favorita? Vestido, saia, camisa ou calça?
    8. Você já experimentou comprar roupas de segunda mão? Sim ou Não?
    9. Você costuma seguir tendências de moda? Sim | Prefiro meu próprio estilo?
    10. Você prefere cuidar da sua pele pela manhã ou à noite? Respostas: Pela manhã | Antes de dormir

    Enquete de Alimentação e Gastronomia

    1. Você prefere sobremesa quente ou fria? Respostas: Quente, sempre! | Quanto mais gelada melhor
    2. O que não pode faltar no seu lanche? Queijo, bacon, salada?
    3. O que sempre acompanha sua refeição? Refrigerante, suco natural, água ou nada?
    4. O que você prefere na hora de fazer uma pausa de descanso? Bolo ou Cookies?
    5. Você já experimentou nosso prato do dia? Sim ou Não?
    6. Você gosta mais de pratos tradicionais ou de novidades gastronômicas? Respostas: Sou tradicional | Quero sempre algo novo
    7. Você prefere pedir comida para delivery ou comer no restaurante? Respostas: prefiro receber em casa | prefiro sair para jantar fora
    8. Qual é o seu tipo de massa favorito? Espaguete, penne, talharim?
    9. Você já participou de algum evento especial em nosso restaurante? Sim ou Não?
    10. O que você gostaria de ver mais no nosso cardápio? Opções vegetarianas, pratos com carne, sobremesas variadas?

     Enquete de Tecnologia e Eletrônicos

    1. Você é time Android ou time iOS?
    2. Que acessório é indispensável para você? Fones de ouvido, mouse, teclado gamer?
    3. Você costuma jogar no PC ou em consoles?
    4. Qual é seu estilo gamer? Casual? Hardcore?
    5. Qual é sua prioridade ao comprar um novo dispositivo? Preço ou Performance?
    6. Como você prefere assistir vídeos? No celular? Na televisão? Tudo ao mesmo tempo agora?
    7. Você costuma acompanhar lançamentos de tecnologia? Sim, não, às vezes?
    8. Qual é a sua maior preocupação ao comprar eletrônicos? Garantia ou Suporte Técnico?
    9. Qual seu estilo de design de produtos? Design minimalista? Cheios de recursos e funcionalidades?
    10. Você tem equipamentos de casa inteligente? Sim e sou fã, sim mas não uso muito, não tenho?

     Enquete de Viagens e Turismo

    1. Qual é seu programa favorito de fim de ano? Ir para um lugar sossegado, estar com um monte de amigos, ficar quieto em casa?
    2. Como você gosta de viajar? Sozinho? Somente com a cara-metade? Quanto mais gente melhor?
    3. Você prefere hospedagem em hotel ou em Airbnb?
    4. Você já fez uma viagem internacional? Sim ou Não?
    5. Você costuma planejar o roteiro de suas viagens? Em todos os detalhes, só o básico, vou na inspiração do momento?
    6. Qual é o seu destino dos sonhos? Paris, Nova York, Egito, Dubai, China?
    7. O que você mais gosta de fazer quando viaja? Conhecer pessoas, conhecer a arquitetura local, visitar museus, fazer atividades esportivas?
    8. Você já viajou para algum lugar por causa de uma série ou filme? Sim ou Não?
    9. Você já fez um mochilão? Sim ou Não?
    10. Qual é a sua prioridade ao escolher um destino? Cultura ou Natureza?

    Enquete de Vida Fitness e Treino

    1. Qual é o seu horário favorito para treinar? Manhã, tarde, noite?
    2. Qual tipo de exercício você mais gosta? Cardio, cross fit, musculação?
    3. Você já experimentou aulas de dança na academia? Sim ou Não?
    4. Você costuma usar suplementos? Sim ou Não?
    5. Você curte academia? Meu lugar preferido, prefiro treinos ao ar livre?
    6. Você já participou de desafios fitness na academia? Sim ou Não?
    7. Qual é o seu estilo de música preferido para treinar? Rock, pop, sertanejo, axé?
    8. Você costuma se alongar antes do treino? Sim ou Não?
    9. Qual seu tipo de treino preferido? Curto e intenso? Longo e moderado?
    10. Qual é a sua maior dificuldade na rotina de exercícios? Ter motivação ou organizar o tempo?

    Enquete de Educação e Aprendizado

    1. Qual matéria você mais gosta? Matemática, Português, Geografia, História, Ciências?
    2. Qual é seu horário favorito para estudar? De manhã? À tarde?
    3. Você já participou de algum projeto social? Sim ou Não?
    4. Qual é seu tipo de prova favorito? Múltipla escolha ou Dissertativa?
    5. Você gosta de aulas online? Amo, prefiro a sala de aula, tanto faz?
    6. Você gostaria de ter mais passeios escolares? Sim ou Não?
    7. Qual é a sua refeição preferida na cantina da escola? Sanduíche ou Salada?
    8. Onde você prefere estudar? Em casa, na biblioteca da escola?
    9. Qual é o seu gênero musical favorito para ouvir enquanto estuda? Pop, sertanejo, funk, rock?
    10. Você gostaria de aprender uma nova língua na escola? Sim ou Não?

    Enquete de Artes e Entretenimento

    1. Qual estilo de arte você prefere? Impressionismo, Surrealismo, Barroco?
    2. Qual técnica artística você gostaria de aprender? Aquarela ou Acrílico?
    3. Você gosta de visitar museus? Sim, não, só quando a exposição é instagramável?
    4. Quem te inspira? Artistas clássicos, artistas contemporâneos?
    5. Você já participou de uma oficina de arte? Sim ou Não?
    6. Qual é o seu artista favorito? Van Gogh, Monet, Frida Kahlo?
    7. Você gostaria de realizar visitas guiadas a museus ou exposições? Sim ou não?
    8. Qual é o seu tipo de arte urbana favorito? Grafite ou Murais?
    9. Você já comprou uma obra de arte original? Sim ou Não?
    10. Você gostaria de ver mais tutoriais de arte no nosso perfil? Sim ou Não?

    Enquete de Varejo

    1. Você faz compras de supermercado com que frequência? Diária, semanal, quinzenal, mensal?
    2. Você gosta de alimentos congelados? Respostas: Sim, acho muito prático | Não, prefiro alimentos frescos?
    3. Você costuma levar uma lista de compras quando vai à loja? Sim e sigo sempre, sim mas é só uma referência, não?
    4. Qual é seu dia preferido para fazer compras? Sexta, sábado, domingo, outro?
    5. Você prefere comprar online ou na loja física? Online porque é mais prático, online porque é mais barato, loja física porque tem mais promoções, loja física para ver o produto?
    6. Onde você prefere fazer compras? No shopping center, em uma loja de rua, na internet?
    7. Você gostaria se nós fizéssemos uma live para apresentar as ofertas para a Black Friday? Sim ou não?
    8. Você já é membro do nosso programa de fidelidade? Sim, não, nem sabia que existia?
    9. Você quer receber promoções da loja no seu WhatsApp? É pra já, claro que sim, só se for agora?
    10. Você quer participar dos eventos que fazemos nas nossas lojas? Sim, depende, não?

    Enquete de Saúde e Bem-estar

    1. Qual é seu exercício favorito? Yoga, musculação, corrida?
    2. Você segue algum tipo de dieta? Vegetariana, vegana, come de tudo?
    3. Você costuma meditar? Sempre, de vez em quando, não?
    4. Você prefere fazer exercícios ao ar livre ou dentro da academia? Ar livre, academia?
    5. Você já fez um check-up nos últimos 12 meses para saber como está sua saúde? Sim ou não?
    6. Você já experimentou alguma terapia alternativa? Sim ou não?
    7. Qual é a maior dificuldade em manter hábitos saudáveis? Falta de tempo, organização, falta de motivação?
    8. Você costuma monitorar o quanto de água bebe diariamente? Sim ou não?
    9. Você gostaria de ver mais dicas de saúde e bem-estar no nosso perfil? Sim ou não?
    10. Você gosta de aulas em grupo? Sim, prefiro estudar sozinho?

    Potencialize sua estratégia direcionando o tráfego para seu site

    O Instagram é uma rede social que permite a inserção de links nos Stories e na bio do perfil. Você pode explorar esses recursos para direcionar os usuários ao seu site, aumentando seu tráfego e conquistando ainda mais atenção para o seu conteúdo.

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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