Quando o assunto é segurança de dados, o certificado SSL é indispensável. Mas se o dinheiro está curto para investir, o que fazer? Vale a pena um SSL grátis? Descubra!

A história desse certificado de segurança primordial, o Secure Sockets Lock, conhecido mundialmente pela sigla SSL, começou lá em 1995, desenvolvido pela Netscape. A essência era a mesma dos dias de hoje: garantir, por meio da criptografia, a privacidade, a integridade e a autenticidade das comunicações e dos dados. 

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de mais reforço na segurança, em 1999 foi criado o protocolo Transport Layer Security (TLS) pela Internet Engineering Task Force (IETF), uma organização internacional de normas. Para encurtar esse assunto, com o intuito de simplificar e evitar confusões de nomenclaturas, hoje se usa comercialmente apenas o termo Certificado SSL.

Isso é só o comecinho. Vamos agora aos detalhes.

Navegue pelo índice
    Navegue pelo índice

      Entenda mais sobre o certificado SSL

      Que o certificado SSL é para atribuir mais segurança nas comunicações estabelecidas na internet, ninguém duvida. Mas como isso é feito?

      Nossos hábitos são baseados nas facilidades promovidas por portais, aplicativos, banco online, e-commerces, redes sociais. Muitas vezes, nem nos damos conta do quanto o certificado SSL nos protege para além do mundo virtual.

      Tudo começa com a autenticação feita no contato inicial entre o dispositivo do usuário (por meio de seu navegador ou app) e o servidor. Quando essa comunicação começa, o certificado SSL adiciona uma chave criptográfica no servidor. Isso impede ações maliciosas de criminosos cibernéticos, que sempre tentam capturar e adulterar os dados. Na prática, a criptografia transforma todas as informações em um grande código, formado por caracteres diversificados e misturados sem um padrão específico.

      O que pode acontecer em uma comunicação sem o certificado SSL?

      Imagine utilizar um aplicativo de transporte sem as garantias de segurança dadas por um certificado SSL. Todas as rotas e hábitos de deslocamento estariam expostas, inclusive com horário de partida e chegada, e as indicações dos endereços de casa, trabalho ou escola. Nas mãos de criminosos, esses dados poderiam resultar em danos irreparáveis na vida de alguém – de pessoas comuns a autoridades.

      Outro exemplo: um e-commerce sem um certificado SSL deixaria vulneráveis todas as informações de qualquer navegação feita nele: páginas acessadas, produtos clicados, conversa no chat, nome, endereço completo, todos os dados digitados do cartão de crédito, IP da máquina, código de programação, fotos…

      Conheça a melhor hospedagem de sites e as suas ofertas!

      Hoje em dia, não há como conceber um site ou aplicativo sem as garantidas de um certificado de segurança, principalmente em um momento de pleno uso de internet globalmente.

      Sabemos que obter um certificado SSL custa dinheiro, mas há alternativas para obtê-lo a custo zero. Vamos ver, agora, como isso é possível ter o seu SSL grátis.

      Como obter um certificado SSL grátis

      Só para reforçar, aqui estamos tratando de um certificado SSL privado que é concedido gratuitamente dentro de um produto contratado. A empresa fornecedora, os três pilares de segurança exigidos: criptografia, integridade e autenticação.

      Mas há também certificados SSL gratuitos oferecidos por organizações e empresas menores e menos conhecidas pelo mundo. Nesse caso, é preciso ter muita atenção aos Termos e Condições de uso, pois esses certificados digitais podem ter limitações em suas garantias. E aí a coisa pode ficar muito séria em termos de segurança.

      Alguns desses certificados SSL gratuitos podem deixar de verificar os dados proprietários do site, abrindo uma grande brecha para a ação de cibercriminosos. Outro ponto preocupante é que muitos certificados SSL grátis não atestam a legitimidade de um site, mas apenas validam se ele existe. Seria o caso de um portal clonado por cibercriminosos, por exemplo: ele existe, mas não é legítimo.

      O prazo de validade do certificado SSL gratuito também é mais curto, muitas vezes de apenas 90 dias, exigindo uma reemissão manual no final da validade. Isso deve ser feito em cada domínio e subdomínio do site.

      E aqui uma questão para analisar seriamente: os certificados SSL grátis não possuem garantias caso falhem. Fica por conta e risco de quem adquire.

      + Certificado SSL: a segurança do seu site em suas mãos

      Benefícios do certificado SSL privado

      Se não bastasse tudo o que já foi falado, ainda há mais benefícios oferecidos pelo certificado SSL privado:

      • Motores de busca: os buscadores ranqueiam e indexam melhor sites com bons certificados SSL;
      • Validação: certificados SSL privados passam pela avaliação e validação de certificadoras de boa reputação e autoridade dentro do mercado de tecnologia;
      • Suporte: empresas de tecnologia que fornecem o certificado SSL privado oferecem suporte a quem contrata. No caso da Locaweb, suporte em português, 24h por dia, 7 dias por semana.
      • Compatibilidade universal com os navegadores dos diversos formatos de dispositivos – laptop, smartphone, tablet e outros.
      • Ferramenta de simples configuração, com painel próprio, fornecida pela Global Sign, uma das maiores entidades de certificação para domínios em todo o mundo.
      O autor

      Leandro Riolino

      Leandro Riolino é Analista de SEO na Locaweb, com mais de 14 anos de experiência no setor de tecnologia e marketing digital. Sou um apaixonado por SEO e otimização de sites, sempre buscando as melhores estratégias para impulsionar resultados online. Nos meus momentos de lazer, adoro me dedicar aos esportes, seja praticando atividades físicas ou acompanhando meus times favoritos. Acredito que a combinação de uma mente estratégica e um corpo ativo é fundamental para uma vida equilibrada.

      Veja outros conteúdos desse autor