Todo e-mail profissional é um registro para a empresa e ajuda a formar sua imagem corporativa. Portanto, faça bonito adotando boas práticas!

O uso de redes sociais e aplicativos de conversa acaba criando a falsa impressão (ou o vício) de que a comunicação escrita pode ser menos formal em todos os canais.

Não é o caso do e-mail profissional – e dos aplicativos de comunicação corporativos, mas isso é um assunto para outro dia.

Um e-mail profissional tem potencial para se alastrar igual queimada no verão. Vamos dar um exemplo. Sabe quando um assunto gera dúvida e pode rodar muito entre os profissionais da empresa até ter uma resposta definitiva? Sua forma de se posicionar vai junto.

É importante entender que a sua imagem profissional se compõe de muitos detalhes e a comunicação por e-mail profissional faz parte dessa lista.

Hoje, vamos falar sobre as boas práticas de comunicação no envio de e-mails profissionais. Esse conteúdo serve para ajudar quem ainda não domina o assunto e refrescar a memória de quem tem deixado a etiqueta do e-mail profissional de lado. Vamos começar! Neste artigo você verá:

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      1- Modelos de e-mail

      A maioria das empresas padroniza a identidade visual dentro de uma linha mestra (ou guideline), incluindo o formato dos e-mails profissionais. Essa orientação mostra qual o tipo de fonte, cor e como deve ser a assinatura de e-mail.

      Algumas assinaturas de e-mail, além das informações de contato, levam alguns avisos legais que podem ser indispensáveis na comunicação escrita. Tudo isso existe por um motivo e deve ser usado.

      Mas, com o tempo, algumas pessoas podem relaxar e deixar de utilizar as indicações… Não seja essa pessoa. Siga todas as recomendações de layout.

      Se o e-mail profissional da sua empresa for Locaweb, saiba que há um campo para gravar a sua assinatura, definir a família de fontes do corpo do e-mail e outros detalhes da identidade visual. Assim que abrir um novo e-mail, ele já carrega o formato.

      Leia também: 7 formas de garantir a presença digital de sua empresa

      Se sua empresa não recomenda nenhum formato, considere, assim mesmo, criar uma assinatura de e-mail. Isso atribuirá mais profissionalismo à comunicação.

      Utilize uma família de fontes sem firulas ou cores fortes, inclua o logotipo da empresa e indique seus canais de comunicação.

      2- O que colocar no remetente?

      A função autocompletar foi criada para trazer mais agilidade à comunicação escrita, mas já causou muito riso e meme na história da internet. Quantos endereços de e-mails profissionais se auto completaram e foram para a pessoa errada? Aí já não é tão engraçado.

      Sobrenomes estrangeiros, nomes incomuns e domínios “diferentões” também são armadilhas para quem está com pressa ou sem atenção.

      A dica é: confira todos os endereços de e-mail antes de enviar. Lembre-se de utilizar o “responder a todos” com muito bom senso – isso vale também para a definição de alta prioridade no e-mail.

      3- Como facilitar a comunicação

      No universo corporativo, muita coisa acontece ao mesmo tempo. A disputa por atenção é intensa e ganha quem sabe se posicionar.

      Adote um método para escrever seus e-mails profissionais e tornar a sua comunicação mais eficiente. Outra coisa: verifique se esse e-mail poderia ser uma ligação ou é necessário uma reunião.

      Algumas dúvidas e urgências podem ser resolvidas com colegas ou por meio de registros existentes na empresa. Crie em torno de si a reputação de “só incomodar quando realmente é importante”.

      Vamos conferir alguns pontos importantes:

      Assunto

      Embora precise ser curto, encare o assunto como parte do texto do e-mail. Vamos supor que seja um pedido de férias. O assunto poderia ser: Solicitação de Férias: de XX/XX a XX/XX. Isso não deixa dúvida do que se trata.

      Corpo do e-mail profissional

      A mensagem precisa ser cortês e objetiva. Sempre abra com um cumprimento, escreva o que é mais importante primeiro e se despeça de modo profissional. Adote frases curtas e não utilize o e-mail para contar “historinha”.

      Nunca utilize caixa alta, mesmo para enfatizar palavras ou frases: prefira o recurso sublinhado ou negrito. Não precisaria dizer, mas vale lembrar que “por favor” e “eu agradeço” nunca são demais.

      Anexos

      Cada empresa utiliza um limite para o tamanho dos arquivos anexados ao e-mail profissional, tanto no envio quanto no recebimento.

      Se o arquivo for muito grande, há sempre a opção de subi-lo nuvem e enviar o link no corpo do e-mail profissional.

      Avise no texto que está enviando um anexo ou link e qual seu teor. Lembre-se de passar um antivírus nos anexos só para garantir a total segurança do e-mail. A Locaweb garante antivírus para todos os seus clientes do e-mail profissional.

      Revisão

      Utilize a ferramenta de revisão de texto para pegar algum erro de grafia e ortografia. Depois, releia o conteúdo para ter certeza de que a mensagem está coerente e objetiva.

      Se houver arquivos a serem enviados, confirme se estão realmente anexados e se subiram corretamente. Se for um link de arquivo, abra antes para garantir que está funcionando.

      Feedback

      Confirme o recebimento dos e-mails e informe um prazo para responder a pessoa, caso não tenha uma posição imediata. Isso fortalece a confiança entre colegas de trabalho.

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      4- Regras corporativas de uso do e-mail profissional

      O e-mail profissional está sob o domínio da empresa – ou seja, é propriedade dela. A pessoa que faz uso desse canal corporativo, geralmente, assina um termo no qual diz estar ciente das condições de uso e se compromete a segui-las.

      Com o tempo, as pessoas podem até se esquecer exatamente o que diz o termo, mas não precisa ter uma memória infalível para saber que:

      • Assuntos íntimos e pessoais não devem ser tratados pelo e-mail profissional – nem mesmo o happy hour entre colegas do trabalho.
      • Você não deve utilizar seu e-mail profissional para se cadastrar em e-commerce, redes sociais, agência bancária ou rifa digital.
      • Não existe privacidade no e-mail profissional. A empresa poderá acessá-lo a qualquer momento.
      • Se um assunto for confidencial e da alçada exclusiva de um departamento, verifique se o e-mail é o canal mais adequado para tratar possíveis dúvidas.
      • Se um e-mail chegar a você indevidamente, avise quem o enviou e o apague definitivamente da sua máquina.

      Seguindo essas boas práticas, seu e-mail profissional se tornará uma ferramenta eficiente e capaz de melhorar sua rotina de trabalho.

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      O autor

      Juliana Fernandes

      Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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