Com tanta opção por aí, quais as diferenças entre o e-mail pago e o e-mail grátis? Existem muitas vantagens, principalmente para quem tem um negócio! 

As primeiras contas de e-mail grátis na internet eram bem básicas, seja pela falta de referência ou puramente pelas limitações tecnológicas. 

Até houve algumas evoluções de um ano para o outro, mas nada comparado ao que estava por vir na década de 2000: o Gmail. Criada pelo engenheiro da computação e desenvolvedor Paul Buchheit, o Gmail foi criado inicialmente para uso interno dos funcionários da Alphabet – empresa dona do Google. 

O projeto era tão bom que colocaram o Gmail no mercado em 2004 e foi um sucesso. E é até hoje, com suas 1,8 bilhão de contas ativas globalmente.

Percebendo o potencial de mercado, a Alphabet resolveu partir para o nicho corporativo e oferecer um Gmail profissional e pago como parte de uma suíte de ferramentas tecnológicas. 

Para isso, o Google firmou parceria com as suas Premier Partners – claro que a Locaweb é uma delas -, possibilitando a criação de e-mails com domínio próprio dentro do Google Workspace. Dessa forma, a comprovada tecnologia Gmail passa a contar com recursos específicos para o meio corporativo.

Ela oferece alto nível de segurança, fica hospedada dentro do servidor do Google e, de quebra, permite o uso do domínio do cliente – comercializado por empresas escolhidas a dedo, como a Locaweb. É bom demais e é verdade.

Vamos falar um pouco sobre as características do e-mail pago e comparar com o e-mail grátis, para você avaliar, para a sua realidade, qual é o modelo mais adequado. Acompanhe:

Navegue pelo índice
    Navegue pelo índice

      Vantagens do e-mail pago

      Quando pensamos em um e-mail grátis de uso pessoal e um e-mail pago de uso profissional, a primeira diferença é a utilização. Um e-mail para uso pessoal tem uma complexidade muito menor para a administração da conta. Para visualizar melhor, vamos apresentar as vantagens do e-mail pago:

      Ausência de anúncios

      Qualquer ferramenta gratuita precisa se manter. Existe uma equipe por trás do funcionamento, servidores físicos, cloud e tudo mais o que se possa imaginar. Os anunciantes são parte essencial do jogo, senão nada é “de graça”. 

      Já em um e-mail corporativo e privado, a história é outra. Quem paga pela ferramenta não precisa e nem deve receber anúncios, afinal essa carteira de clientes está pagando a conta.

      Leia também: 7 formas de garantir a presença digital de sua empresa

      Rastreabilidade e Segurança

      Por se tratar de um e-mail pago, existe um critério mais apurado na rastreabilidade e segurança do que é trafegado. 

      A análise dos dados dentro do servidor é mais precisa e redundante, impedindo ameaças antes mesmo que elas cheguem à caixa do e-mail pago.  Além disso, no e-mail pago é possível contar com Antivírus e Antispam em cada conta do plano.

      Privacidade e Legalidade

      As contas do e-mail pago estão protegidas sob cláusulas contratuais que oferecem garantias jurídicas e constitucionais. Além disso, o termo de privacidade das informações contém tópicos personalizados para contas corporativas, diferentemente das contas gratuitas.

      Qualidade de suporte técnico

      O contrato da conta do e-mail pago oferece um nível de serviço superior a uma conta gratuita. Isso significa que o Google precisa garantir uma alta disponibilidade dos recursos e tem um tempo máximo para resolver problemas técnicos. 

      Além disso, o suporte técnico pode ser acessado por telefone ou chat 24h por dia e 7 dias por semana. Esse atendimento é prestado por uma equipe de especialistas.

      Faz mesmo diferença usar um e-mail com domínio próprio?

      Em tempos de golpes na internet e cibercriminosos com métodos cada vez mais sofisticados, o ideal é contar com a segurança oferecida por empresas sólidas no mercado. Isso sob o ponto de vista de uma empresa que se preocupa com a integridade das informações.

      O e-mail pago oferece toda a robustez de seu sistema, mas com o domínio escolhido pelo cliente. Indo mais além, empresas que utilizam um domínio próprio aumentam sua percepção de valor diante de quem faz negócio com ela. Mostram profissionalismo, fortalecem a própria marca e se organizam melhor.

      Sob o ponto de vista de identidade corporativa, o nome é algo extremamente importante para firmar a presença no mercado, sobretudo no digital. Empresas que utilizam domínios gratuitos, seja no site ou no e-mail, podem gerar muitos ruídos de comunicação.

      Companhias que agem dessa forma podem ser percebidas como uma empresa que “deveria cobrar mais barato” ou não é tão profissional assim. Quem quer evoluir e crescer precisa ter atenção a todos os detalhes, principalmente algo tão importante como um domínio próprio.

      Confira nossos planos de Email Profissional

      Funcionalidades que facilitam a vida

      Proteja sua conta de e-mail! Confira o tutorial e saiba como configurar e gerenciar a Autenticação de Dois Fatores no Webmail para Domínios na Locaweb.

      O e-mail pago foi pensado e testado para oferecer as melhores ferramentas para quem precisa do e-mail para gerenciar sua comunicação. Por isso, conta com funcionalidades práticas para o dia a dia:

      Filtros e Pastas

      Os filtros possibilitam o direcionamento de e-mails específicos para pastas criadas dentro do e-mail. Com isso, é possível analisar a comunicação de maneira mais focada e estratégica, não perdendo nenhum detalhe. 

      Você pode filtrar, por exemplo, mensagens com orçamentos e direcioná-las para a pasta “Orçamentos”. Ter informações reunidas por interesse ajuda a dedicar um olhar mais estratégico e fazer melhores escolhas. 

      Avisos de recebimento e leitura

      Essa funcionalidade ajuda a organizar o fluxo de informações enviadas e recebidas, ajudando a racionalizar o tempo dos follow ups.

      Lista de contatos

      No e-mail pago, os contatos podem ser enriquecidos com informações importantes, como em uma lista cadastral. Isso ajuda a desenvolver ações específicas de negócios e relacionamento.

      Respostas automáticas

      Cadastre respostas automáticas personalizadas, como aviso de ausência em férias, finais de semana e horário de atendimento. Essa funcionalidade é uma aliada no contato com as pessoas, mostrando que a empresa se preocupa em mantê-las informadas.

      Painel administrativo 

      No e-mail pago, a empresa pode administrar as funcionalidades em um painel de controle fácil de configurar, com informações visíveis e diretas. Tudo para tirar qualquer atrito da experiência com a ferramenta. Mas se precisar de ajuda, o suporte técnico está à disposição.

      Locaweb e Google Workspace

      A Locaweb faz parte do seleto grupo de Premier Partners do Google. Por isso, oferece o pacote completo de aplicativos do Google Workspace. 

      Trabalhamos juntos há mais de três anos e fomos anunciados recentemente como o maior parceiro online Google na América Latina. Além dos profissionais de atendimento e suporte certificados, temos também consultores e executivos de vendas certificados nos produtos Google. 

      E mais: a Locaweb permite realizar o pagamento dos planos do Google Workspace em boleto bancário, com cobrança em reais, para facilitar seu controle financeiro. Saiba mais e consulte os planos do Google Workspace.

      O autor

      Juliana Fernandes

      Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

      Veja outros conteúdos desse autor